..

2023/05/13

Bicicletas com História / As profissões de Antigamente - 28.ª Automobilia de Aveiro / 2022


Aproxima-se mais a edição da Automobilia de Aveiro 2023 e aproveitamos para relembrar uma das exposições que foi possível ver no evento do ano passado: Bicicletas com História - As profissões de Antigamente, organizada por Vítor Ferreira e Nelson Ferreira do "Relíquias da Bairrada".

Na exposição podíamos ver uma série de bicicletas antigas preparadas e equipadas para serem usadas por profissionais de diferentes áreas. 

Para além das bicicletas e dos equipamentos de época que as equipavam, a exposição era ainda complementada com diferentes peças de coleção, que ajudavam a criar ambiente e a enquadrar cada uma das diferentes bicicletas e a sua função.

Como seria de esperar havia bicicletas fabricadas no estrangeiro e bicicletas fabricadas em Portugal, sendo possível admirar vários exemplares da Vilar que foram concebidos para diferentes forças militares, sendo por isso usadas em diferentes tarefas.

A bicicleta mais antiga em exposição - uma Condor de 1908; foi usada por bombeiros da Suíça, tendo o quadro adaptado para transportar uma mangueira enrolada.

Na exposição a bicicleta tanto era meio de transporte do profissional ambulante, como podia ser o meio de transporte de mercadorias (pão, leite...).

Assim era possível ver bicicletas antigas de amolador, de sapateiro, de estafeta do exército, de patrulheiro da Guarda Nacional Republicana, de barbeiro, de carteiro, de tanoeiro, de padeiro, de leiteiro, entre outras...

E assim se mantem e divulga o nosso património histórico, de uma realidade que não está assim tão distante temporalmente.

1 comentário

Anónimo disse...

Esse bastão não é da GNR, mas sim da Guarda Fiscal, e chapa de nome nesse tempo não existia...

Enviar um comentário