..

2019/09/27

Folheto com blindados Chaimite dos Comandos / Cavalaria


É vista por muitos como a viatura da Revolução dos Cravos, o 25 de Abril de 1974, que trouxe mudanças muito significativas a Portugal. Para outros, é uma cópia de um blindado americano… Infelizmente no leque de mudanças que o blindado Chaimite trouxe, com a sua participação no 25 de Abril de 1974, não veio o pacote de mudança de mentalidades, em que se erradicava com o pensamento de que tudo o que se produz em Portugal não presta, é uma cópia ou é um concentrado de defeitos. Quando se tem a autoestima em baixo e a desvalorização pessoal é grande, nada como dizer mal de uma coisa, se algo correr mal, ficamos sempre bem vistos. É mais ou menos a inversão da teoria da máxima que diz que "O não é certo!".

Mas o que não presta para uns, é o melhor que há para outros. Nós estamos nestes últimos, e divulgamos o que por cá se fez. Goste-se ou não, seja bom ou não, fizemos!
Sendo o blindado Chaimite um produto destinado a ser vendido, foram feitas publicidades, folhetos e panfletos onde se divulgavam as suas características e potencialidades.

Ao contrário do que se possa pensar, as vendas não se limitaram a Portugal e em termos internacionais foram feitas muitas diligências e contactos, para que o blindado fosse exportado para países em diferentes continentes. Devagar vamos tomando conhecimento do que foi feito e a surpresa é grande. Este folheto é um desses exemplos. Nele é apresentado o APC ("armored personnel carrier") Chaimite V-200, em uso pelos Comandos / Cavalaria de Portugal.

Numa das imagens vemos o Chaimite (com matrícula MX-57-54???) em uso, aparentemente num posto de controlo, com um soldado a comunicar via rádio. Noutra imagem vemos um blindado Chaimite com matrícula MX-57-23 num desfile comemorativo do 25 de Abril. Numa última imagem vemos as instalações da Bravia, no Porto Alto.
Assim se mostrava que a viatura podia muito bem servir os propósitos para os quais tinha sido concebida.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário