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2019/03/03

Camião Leopardo ao pormenor - B. V. de Sousel (6/7)


Leopardo - Fabricação Portuguesa. A chapa não podia ser mais clara e explicativa, quase que lembrando um letreiro colocado junto de uma obra de arte num museu.

A Bravia e a VM - Veículos Motorizados esforçavam-se por incorporar o máximo de componentes nacionais nos produtos que fabricavam, pelo que faziam questão de mostrar que o seu produto era de fabricação portuguesa.

Como seria de esperar, os vidros planos "rochedo" eram fabricados pela Covina, como confirmamos pelo emblema gravado num dos vidros deste camião produzido em Portugal.

No que respeita aos componentes do camião fabricado pela Bravia / VM, abunda a chapa a direito, por ser uma solução técnica que não exige muito investimento em termos de maquinaria, ou de moldes.

Para além de que a simplicidade é sinónimo de fiabilidade. E para quê complicar o que pode ser simples?
A título de exemplo, o para-choques frontal estava forrado por cima com chapa anti derrapante, permitindo que quem ai se colocasse, por exemplo enquanto trabalha no compartimento do motor, não corresse o risco de escorregar (nem de ter de colocar andaimes ou plataformas para trabalhar!).

Cumprindo os nossos princípios de divulgar em pormenor os veículos fabricados em Portugal, apresentamos uma série de fotografias da parte inferior deste camião Leopardo.

E estas fotografias são dos componentes de transmissão do movimento do motor às rodas, relembrando que este camião Leopardo é um 6x6, isto é, tem tracção às 6 rodas!.

Este pormenor técnico resulta da concepção como camião militar, que foi aproveitada para a criação de versões todo-o-terreno destinadas aos bombeiros, como acontece neste exemplar pertencente aos Bombeiros Voluntários de Sousel.

E sendo um veículo pesado, não admira que os componentes usados sejam de dimensões generosas, de modo a conseguirem suportar o peso a utilização para a qual foi concebido.

Terminamos focando a nossa atenção na traseira deste Leopardo da Bravia, onde mais uma vez houve o cuidado de manter a concepção simples e funcional.

Aceder à zona da moto-bomba de água era fácil, bastava colocar um pé num dos degraus existentes em cada lado, uma mão no corrimão e elevar-se para a plataforma traseira!

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