..

2018/08/20

Negativos em vidro (1/2) - Autocarro "Transportes Rápidos"


Na época em que a região do Minho fervilha de festas populares, aproveitamos para divulgar mais uma série de material que está relacionado com património fotográfico, automobilístico, cultural e etnográfico do nosso país (ou de Espanha?...).

Numa série de negativos em vidro, a preto e branco, encontrámos uma chapa que tem um autocarro antigo, muito provavelmente dos anos 20 do século passado.

Na lateral do autocarro pode ler-se "Transportes Rápidos". Não conseguimos descobrir de que empresa é que seria, mas pelo conjunto de fotografias, será de alguma empresa do Norte de Portugal.

O autocarro é aberto lateralmente, na zona dos passageiros, parecendo ter 2 ou 3 filas de bancos. A parte do condutor está separada por uma coluna colocada lateralmente.

Numa outra chapa vê-se outra viatura, de frente, onde estão sentadas duas pessoas, mas não parece ser do mesmo autocarro de que falamos anteriormente.

Como não faz sentido ter os negativos fechados numa caixa, para ninguém ver, aqui ficam mais fotografias de outras chapas que podem ajudar a localizar o sítio, bem como servir para algum estudo sobre folclore ou etnografia portuguesa.

Numa das imagens há uma procissão, que está a subir uma serra, vendo-se um andor, seguido por músicos e pessoas. De que santa / santo se tratará?

O autocarro está num largo onde se vê uma igreja e um coreto. na imagem anterior pode-se ver melhor o coreto em questão, com um cruzeiro logo ao lado. Onde será?

Os motivos religiosos estão ainda patentes numa fotografia de interior, onde se vê uma criança vestida de branco, ao lado de um crucifixo antigo. Por trás está uma senhora com uma manta preta aberta, de modo a dar contraste / destaque ao conjunto.

Há ainda 3 chapas antigas com mulheres / jovens vestidas à minhota. Serão da zona de Viana do Castelo?

Uma das senhoras segura uma bilha de barro com uma das mãos. Na cabeça tem um lenço.

Quem puder deixar pistas sobre este conjunto de fotografias tiradas Norte de Portugal (ou de Espanha?...), por favor deixe comentário.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário