..

2018/05/30

Pneu antigo Alifort 26 x 1 3/8 Sport tipo Cord


No Rodas de Viriato temos batalhado pela mudança de mentalidades de quem faz restauros de veículos antigos, procurando que se valorize o que tivemos no passado.

Um desses aspectos está relacionado com a divulgação dos pneus fabricados em Portugal, por marcas como a Zandi, a CNP - Companhia Nacional de Pneus ou a Mabor General e que eram usados para equipar bicicletas, motorizadas, scooters, atrelados, motos, automóveis e camiões.

Para muitos um pneu francês ou inglês é a opção lógica quando é preciso colocar uns pneus novos numa bicicleta antiga. Mas será essa uma opção inteligente?

Acreditamos que esta escolha seja por um lado, resultado do preconceito de que "o que é estrangeiro é que é bom" ou, por outro lado, resultado da oferta de pneus antigos existentes no mercado.

Mas é nos pormenores que se distingue a qualidade de um trabalho e o empenho com que o mesmo foi realizado...

Vejamos por exemplo este pneu antigo Alifort (da Garagem Aliança, de Barcelos), para bicicleta com roda 26 x 1 3/8, modelo Sport, tipo Cord.

Que sentido faz colocar um pneu estrangeiro numa bicicleta antiga de marca Alifort - que chegaram a ter selins com a marca Alifort gravada no couro; quando podemos usar um pneu da marca da bicicleta?

Como se vê pelas fotografias que acompanham este texto, o pneu tem a referência ao ano de 1969 e a borracha está como nova! Quantos pneus franceses ou ingleses conhecem com esta idade neste estado?

Agradecemos à Garagem Aliança / Paulino da Silva Gonçalves e a João Faria pela possibilidade de fotografar este pneu.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário