2018/05/08

Folheto antigo motocarros Casal K900 e Casal K910


Rumo (ou já chegados?...) ao maior arquivo on-line de informações sobre os veículos de fabrico nacional, divulgamos mais uma preciosidade: O folheto de apresentação dos motocarros Casal K 900 e Casal K 910 - A solução económica para o transporte das suas cargas.

Devido às suas formas, especialmente por causa do avental, o motocarro Casal K900 é erradamente chamado de motocarro Casal Carina. Mas ele tinha denominação própria:
- Casal K900 se estivesse equipado com motor M152 de 50 cc;
- Casal K910 se estivesse equipado com motor M157 de 75 cc.
É curioso que a Metalurgia Casal assumia diferentes denominações para o motocarro, de acordo com a motorização, em vez de anunciar um só nome para este modelo, e de forma não oficial dizer que podia vender o motor alterado para 75 cc.

Nas imagens os motocarros Casal K900 e K 910 aparecem com cabine em polyester reforçado, tendo na frente duas zonas com vidros. Uma que servia de para-brisas e outra, mais abaixo, que deixava sair a luz emitida pelo farol (que estava colocado no guiador, formando como que uma peça inteira). Na parte de trás tinha outro vidro, que permitia ver o que se passava na parte posterior do veículo.

No verso do folheto temos as características técnicas dos dois modelos, destacando-se que estes motocarros Casal podiam ter aquecimento como um extra. Havia saídas para o para-brisas e parte inferior do tablier, por aproveitamento do ar quente do cilindro.
Nas imagens que publicamos, podemos ver que o pneu suplente era colocado entre a cabine e o eixo das rodas traseiras.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário