..

2016/07/13

Moto SMC Sport com JAP 500 cc - 12.º Motorclássico / 2016 (1/3)


Quando fizemos o balanço do 12.º Motorclássico / 2016 escolhemos para imagem de abertura do texto, um pormenor da moto SMC Sport que esteve em exposição no evento referido. O destaque é mais que merecido, seja pela qualidade de construção da moto, seja pela sua raridade.

Esta moto esteve integrada na exposição "A Moto Portuguesa Nacional / SMC - Juntas pela primeira vez desde os anos 30", juntamente com outras duas motos dos mesmos fabricantes.

Uma delas - a moto Nacional - já aqui a mostrámos (ver parte 1, a parte 2 e a parte 3), pelo que hoje divulgamos outro modelo, também pintado de prateado.

As iniciais dos nomes dos fabricantes: Manuel Seixas e Marinho Cruz deram origem à SMC, modelo Sport equipada com motor JAP de 500 cc, fabricada já depois de Augusto Morais Maia ter abandonado a sociedade que tinha com Manuel Malheiro Seixas e José Silvestre (tendo o seu lugar sido ocupado por Marinho da Cruz).

Não podemos deixar de associar a década de 30 do século passado a projectos arrojados em termos de veículos de fabrico português. As motos nacional / SMC são a prova disso, juntamente com os automóveis Edfor.

E eram arrojados em termos de desenho / concepção, mas também em termos de componentes, procurando-se o melhor.
Na imagem anterior podemos ver o carburador de marca AMAL.

Este estava colocado numa posição que obrigava o depósito no lado esquerdo a ter uma zona metida para dentro, mas que mal se nota.

O punho direito da moto também tem gravada a marca AMAL.
Note-se que a manete estava colocada no final do tubo do guiador, com a extremidade virada para dentro, dando-lhe um toque especial.

Terminamos com uma fotografia da zona inferior do quadro, onde se podem ver os apoios do motor JAP de 500 cc.
Brevemente divulgaremos mais fotografias desta moto.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário