..

2016/03/13

Manual Reboques Allan - Iluminação, Ventilação e Aquecimento - Funcionamento e avarias


Ainda não temos um manual das automotoras ME dos Caminhos de Ferro do Vale do Vouga, mas para lá caminhamos...
Depois do manual das automotoras Allan - Descrição dos circuitos eléctricos - Funcionamento e avarias, apresentamos hoje outro manual relacionado com estas automotoras intitulado Reboques Allan - Iluminação, Ventilação e Aquecimento (circuitos eléctricos) - Funcionamento e avarias, datado de Novembro de 1956.

Foi editado pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses - Divisão do Material e Tracção - Serviços Técnicos e Oficinas, sendo a Instrução n.º At A-1.

É uma edição simples, afinal não se tratava de uma publicação para o comum interessado em literatura.
Por este motivo o miolo de papel foi agrafado e colocado dentro de uma capa de cartolina impressa a uma cor.

O manual tem duas partes, uma com 16 páginas impressas em papel do tamanho do livro e outra com vários anexos com esquemas e diagramas variados, que estão dobrados de forma a caberem dentro da publicação.

Mostramos alguns desses anexos, onde podemos ver o esquema da instalação eléctrica de carga da bateria, bem como o esquema da iluminação eléctrica dos reboques Allan.

Segue-se o quadro de distribuição da iluminação e aquecimento dos reboques Allan e um desenho com o corte esquemático do aparelho de aquecimento "Webasto", modelo 80 W II.

As folhas dos anexos têm diferentes formatos, resultado do tamanho / formato do que representam.
Por este motivo o esquema do relé de controle do aparelho de aquecimento "Webasto" tem dobras na vertical e na horizontal.

Se não estamos em erro a última parte dos anexos é em papel heliográfico (para quem não sabe era um papel usado para duplicar desenhos técnicos, recorrendo-se a exposição à luz, que depois era revelado com amoníaco), tendo a matriz sido realizada em papel vegetal. Numa das folhas podemos ver que a matriz sofreu dois rasgos, tendo uma delas sido reparada com fita cola (que é transparente  e deixa passar a luz).

E quando tivermos uma automotora Allan com um reboque, já saberemos como fazer na parte que aqui mostramos!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário