..

2014/12/05

Autocaravana UMM Alter Africar / Henrymag Mondial


Ainda somos do tempo das fotografias analógicas, do tempo em que era preciso estarmos muito ligados a uma máquina fotográfica, para a conhecermos bem e sabermos tirar partido dela.
Das que tive, a que mais me marcou foi uma máquina fotográfica para filme 110, com lente em plástico e com a qual era literalmente impossível enquadrar... Focar a fotografia, isso nem pensar, pois tal funcionalidade não existia! Para além disto tudo, a máquina era um porta-chaves.

Foi minha companhia durante muitos anos, até que acabou destruída na boca de uma cão. Seguiram-se outras para o mesmo formato, mas mais sofisticadas.
Pelo caminho mostraram-me a importante lição de que uma boa fotografia (se é que isso existe...) não é feita por uma boa máquina... Ensinaram-me também que aquilo que não presta para a maioria (refiro-me à qualidade das fotografias) podia ser uma mais valia para mim. Algo que de certa forma continua a acontecer - mais concretamente neste blogue.

Com elas procurei cores, tonalidades, as definições e indefinições, os enquadramentos, a plasticidade, o imprevisível e a sujidade que lhes davam um toque único. Tudo antes de o movimento Lomo surgir e tornar a diversão em algo enfadonho, levando ao meu desinteresse. Entretanto este formato de fotografia foi o escolhido para captar imagens da autocaravana UMM Alter Africar - Henrymag Mondial que esteve durante muito tempo estacionada junto a uma praia na chamada linha de Cascais.

Na altura estava para venda, depois de ter sido capa de revista, de ter sido usada como veículo de apoio a competições... Entretanto voltou a circular, já sem tantas cores na caixa da caravana.
Na última foto podemos ver a porta existente na traseira da autocaravana e um parapente no céu, do lado direito da foto!

1 comentário

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A caixa da caravana aparenta ser removível, como pode ser constatado pela presença de suportes para cavaletes laterais de apoio que são usados quando a caixa não se encontre atrelada à pick-up. É um equipamento muito popular nos Estados Unidos e no Canadá, onde é conhecido como "camper box", e tem como vantagem a versatilidade ao permitir que o mesmo veículo sirva tanto ao trabalho quanto ao campismo.

Enviar um comentário