2014/04/17

Vídeo Steam in Portugal: Sernada do Vouga - 75th Anniversary train 1986


Ser-se atrasado ou tecnologicamente ultrapassado pode ter um lado positivo e até vantajoso. Só temos é de saber tirar partido do que parece ser um problema.
Não podemos dizer que seja o que se passa neste vídeo, mas ele mostra que há quem queira, o que ninguém quer. O que pode ser aproveitado.
Durante a década de 70 e de 80, muitos ingleses vinham em grupo para Portugal para fotografar e filmar as locomotivas a vapor que ainda eram usadas nos nossos caminhos-de-ferro, ficando deliciados com o que viam. Parte dos diapositivos que temos mostrado neste blogue com as automotoras nacionais da série ME devem-se a esta situação.
Mas melhor do que uma imagem parada, são imagens em movimento = filmes!
Filmagens com as automotoras azuis da linha do Vale do Vouga não são frequentes... Já aqui mostrámos imagens a preto e branco que aparecem no filme sobre os 100 anos da linha do Vale do Vouga, mas neste filme relativo aos 75 anos da linha em questão, podemos ver muitas imagens a cores das Automotoras ME.
Por volta do minuto 1:42 podemos ver uma automotora junto das gares de Sernada do Vouga, quando os entusiastas ingleses limpavam uma locomotiva para a filmarem! Se fosse hoje em dia, teriam de fazer um pedido por escrito, aguardar alguns dias e receber muito provavelmente um "Não"! Na altura era tudo mais fácil...
Cerca do minuto 5:40 podemos ver uma automotora ME a atravessar a ponte de Sernada do Vouga, para chegar à estação. Depois seguem-se uma série de pormenores interessantes. Vê-se a automotora a parar junto da plataforma da estação e abrem-se duas portas, que provavelmente pertencem a diferentes classes dentro da automotora. Depois vê-se um jovem a passar pela linha com uma bicicleta tipo Vilar Catita (minuto 6:30). No minuto 7:02 pode-se ver a automotora a entrar na plataforma rotativa existente na estação. Dentro dela vê-se o condutor a rodar um volante.
Depois seguem-se vários minutos onde a locomotiva a vapor que assinalava os 75 anos da linha é a personagem principal. Filmada ao longo do percurso da linha, o que mostra que a filmagem foi planeada e pensada.
Pensada é que não era a maneira de se viajar nesta efeméride. Muitas pessoas penduradas na parte de fora do comboio...

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário