..

2011/06/13

Jipe Cournil (francês) vendido pela TAG Vehicles Group


No lote de material relativo à TAG Vehicles (que vendia no mercado inglês os jipes Cournil e UMM, como já aqui mostrámos) vinha este panfleto dos jipes Cournil (de fabrico francês). Como a TAG Vehicles vendia as duas marcas, e para que se possam estabelecer algumas comparações entre os dois veículos, de marcas diferentes, mas com o mesmo ponto de partida, aproveitamos para aqui mostrar este panfleto.
O jipe Cournil foi criado em França para usos agrícolas, pelo que a imagem anterior não podia ser melhor... Na parte de trás, do lado direito, podemos ver um autocolante com a forma da França e com as cores da bandeira francesa, por seu lado o jipe Cournil puxa um escarificador (?...). No centro do panfleto, um jipe é usado para lavrar a terra. Em Portugal, este tipo de utilizações terá sido muito residual, ainda que algumas delas constassem nas opções de equipamento.
Mas se os homens não se mede aos palmos, os jipes também não... Na imagem anterior o mesmo jipe puxa um reboque que poderia transportar o jipe na parte de dentro.
Mas as adaptações não se limitavam a usos agrícolas, na imagem anterior podemos ver uma versão para os bombeiros. Note-se que a UMM também tinha versões transformadas para este fim.
Já o Cournil da imagem anterior tinha uma pá escavadora na parte de trás. O jipe que era usado para este fim, era mais longo do que os outros que constam nas fotos. Por seu lado a UMM fabricou um número muito limitado de jipes mais curtos do que o normal (na UMM esta seria a versão normal).
A terminar, uma foto de um Cournil a puxar um espalhador de estrume em funcionamento. Não deixa de ser curioso e ao mesmo tempo estranho, que a TAG Vehicles vendesse simultâneamente duas marcas que tinham (quase) o mesmo produto para oferecer...

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário