..

2009/11/24

Motosserra Casal


Recebemos este conjunto de fotografias de uma motosserra da Casal que nos foram enviadas pelo nosso leitor Carlos Oliveira de Ílhavo (muito obrigado!).

A motosserra era pertença do avô, que a comprou no final dos anos 70 na Metalúrgica Casal em Aveiro, através de um familiar que lá trabalhava.

Não sendo um tipo de produto pela qual a Casal era conhecida, era natural que deixasse algumas pessoas desconfiadas relativamente à robustez da máquina.

A robustez da motosserra foi logo comprovada pois, assim que foi comprada, começou a ser usada na zona, uma vez que não havia muitas. Motivo que levava a que o avô do nosso leitor fosse muitas vezes solicitado para ir cortar pinheiros, ou para emprestar a máquina.

Ao longo destes anos a única avaria que teve, foi o cabo eléctrico que vem da bobine para a vela que derreteu com os anos e com a temperatura. O motor nunca foi mexido.

Em relação a trabalho, ainda há 1 ano esteve a cortar 3 pinheiros.

13 Comentários

Ranger Bob disse...

Parece ser o modelo 615:
http://www.flickr.com/photos/hugojcardoso/2239122151/in/set-72157603845996771/

olhorobot disse...

isso é que dava jeito aqui no gabinete para ir buscar o dinheiro perdido aos nossos clientes ;)

carlos disse...

Boas Ranger Bob

Exacatamente parece ser mesmo o modelo 615.
Aqui está ela a trabalhar: http://www.youtube.com/watch?v=CbGU2Q1gq5k

A seguinte motosserra que se vê neste video estava na Metalurgia Casal para servir de demonstração a madeireiros. Sei que sairam poucas. Pelo que me disseram tem 125cm3. Está neste video: http://www.youtube.com/watch?v=MIcM3G3beNk

Cumprimentos

Anónimo disse...

Não quero dizer nenhuma barbaridade, mas penso que as moto-serras da Casal, não eram de fabrico próprio mas importadas da Alemanha, onde eram fabricadas pela Solo e comercializadas em Portugal com a marca nacional!
São mais conhecidas as parcerias da Casal com a HuVo e com a marca de Francesco e Walter Villa, mas tambem houve importação de material Solo , assim como exportação de produtos Solo, fabricados pela Metalurgia Casal!
Ainda há muito por conhecer na história do maior construtor nacional de duas rodas a motor!

Carlos Martins/Old Moped

Anónimo disse...

Essa motosserra é boa pra serrar homens!!

nightrider disse...

aqui no Brasil esta máquina foi produzida pela Haupt com o nome de Tropicon!tenho uma,mas está com avarias no sistema de ignição e não é mais possível encontrar peças para ela!

Unknown disse...

tanbem tenho esse tipo de motosserra a parte de ignição ta estragada
mas ha em outras marcas de motosseras o sistema de ignição paracidas tirando o platinado que não se usa e tambem esta danificada o sistema do carburador onde sai do carburador ate o pistão esta parte se desmanchou de velho queria saber se tem algo parecido pra substituir este cano que liga o carburador ate o motor se alguem souber me fale .Abraços ..

ivan disse...

eu tenho uma tropicom com uma pequena avaria na bomba de óleo mais o motor funciona tudo não sei que modelo e com o tanque cheio pesa 16kg e das grande ainda uso ela para cortar lenha pelo que pesquisei na internet acho que a fabricação e de 1970 meu email ivanmarinitempero@gmail.com

Anónimo disse...

tenho uma esta funcionando bem por quanto posso vender ela e rara.

Unknown disse...

Eu tenho uma Tropicom e queria saber a potencia, HP.

Unknown disse...

Eu tenho um mais está com o carburador ruim

Unknown disse...

eu tenho uma dessa modelo 440 70cc

Anónimo disse...

Olá pessoal eu tenho uma do modelo 620 e quero vendela se tiver algum interessado estou pedindo 1500,00 está anunciada na Olx com todos os detalhes e gotos

Enviar um comentário