..

2011/03/02

Folheto Portaro Pampas 4x4 Cross-Country... (inglês)


E continuamos com a apresentação de folhetos editados no Reino Unido, relativos a jipes Portaro.
Este não é datado mas aparenta ser do inicio da produção dos Portaro.
O jipe nacional é apresentado como um todo-o-terreno versátil, pronto para trabalhos duros.

Ao abrirmos o folheto, podemos ver duas imagens. Numa o exemplar fotografado tem capota de lona, enquanto que o outro (um Portaro 240) tem uma capota rígida. Mais uma vez os textos falam das capacidades dos jipes.

O interior é curioso pois mostra fotos de um chassis com o motor Daihatsu DG 80, com 2530 c.c. e esquemas das versões disponíveis na gama do Portado 250 (modelo 250 DL, 250 DP, 250 DPU e 250 D). Tem ainda as características técnicas do jipe.

No verso podemos ver a traseira do Portaro 240 com capota rígida e farolins redondos. O concessionário era a Land Car Concessionaires Ltd., 9 Hanover Street, London.

4 Comentários

Unknown disse...

Mais um inestimável contributo para a divulgação desta máquina nacional. O portaro "Pampas" exportado pela "SEMAL" para o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales)era especificamente adaptado a este tipo de mercado com volante à direita. Além do modelo 250 com motor daihatsu nas suas diversas motorizações, semelhante ao 240, também o modelo posterior, o "Pampas" 260, alcançou assinalável êxito.
O modelo 250 de capota rígida, tipo comercial, era em Portugal designado "Furgão", destinado ao transporte de mercadorias.
A julgar pelo formato circular dos farois traseiros, este modelo terá sido um dos primeiros produzidos a partir de 1976, pois, posteriormente, o formato dos farois rectangulares, produzidos em Elba, na Roménia, acabou por equipar definitivamente o Portaro.
Além da firma referida, em Silverton Devon houve outro representante comercial da Portaro, a empresa "CVS Ltd. Contry Vehicle Services", que também importava o Aro 10 e o dacia Romenos.

Viriato disse...

Bom dia!

Obrigado pelas informações.

Cumprimentos!

JB

Miguel Martins disse...

Obrigado pelo texto Ramiro, sempre actualizado em relação ao historial da PORTARO ;)

Um abraço,

Marco Santos disse...

Há uma coisa que muitos portugueses desconhecem é que os PORTARO gabam-se de serem os primeiros modelos portugueses que mais exito tiveram e os que mais se venderam logo em Setembro de 1975 com o primeiro de uma série deles o famoso PORTARO 240D 4X4. Mas só em Fevereiro de 1977 apareceram os jipes UMM Cournil 490/494 outro segundo campeão de vendas tambem ele portugues. Claro que estes 2 veiculos NÃO ERAM mesmo totalmente nacionais um era romeno e outro françes de origem.
Marco Santos

Enviar um comentário