..

2009/10/27

Datsun Sado 1200 - percorreu 12000 km em 45 dias


Depois de apresentarmos o artigo sobre a ambulância Datsun Sado, apresentamos hoje uma publicidade relativa a um feito pouco conhecido envolvendo uma carrinha Datsun Sado 1200.
Na revista Automundo n.º 137 de 1980, foi publicado o anúncio que acompanha este texto. Com a preciosa ajuda de Manuel Romão de Sousa , foi possível conhecer melhor o feito de percorrer 12000 km em 45 dias pela Europa e por África.
Um furgão Datsun Sado foi transformado numa "motor-home", com o objectivo de fazer a volta assinalada no mapa - em férias - e com outro objectivo mais comercial - tentar a exportação da carrinha.
Esta Datsun Sado foi usada pelo Sr. José Maria Dias da Cunha (neto do fundador do Entreposto) e mais dois amigos que passando por paises onde a Datsun era contingentada, mostravam a versão nacional com o objectivo de tentar a exportação para esses mesmos paises. Como era um veículo japones, mas que tinha incorporação europeia, podia facilitar as vendas. Este plano visava sobretudo a Itália e os países do Norte de África.
O importador italiano mostrou interesse na viatura, o que originou a deslocação de Manuel Romão de Sousa a Itália com o objectivo de resolver problemas relacionados com a homologação da viatura. Mas como as leis eram mais avançadas do que em Portugal e a Nissan não queria que fossem feitas melhorias mudando muitos dos componentes da viatura (o projecto AX era para países do terceiro mundo), acabou por não se concretizar o negócio.
A terminar, a referência ao facto de a viagem dos 12000 km (mais ou menos 270 km por dia) ter sido feita sem problemas - e as paragens foram só para descanso dos condutores.

1 comentário

Jose Moreira disse...

Bom dia. Alguém sabe onde é que posso arranjar um citroen FAF ou DAtsun Sado barato para restaurar? Agradeço mm contacto. josecarlosmoreira@hotmail.com

Enviar um comentário