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2009/07/29

A ambulância Datsun Sado do catálogo Datsun Sado


Quem conhece este catálogo da Datsun Sado, certamente reparou que o tecto da versão ambulância, da versão misto e da microbus, têm o tecto direito, quando normalmente as carrinhas deste tipo que vemos na rua têm a parte de trás mais elevada.
Graças aos e-mail trocados com Manuel Romão - ligado não só a este, mas a muitos outros veículos nacionais, e a quem agradecemos a cedência das informações, podemos esclarecer muitos pontos desconhecidos da maioria dos amantes de veículos nacionais.

Antes de continuarmos o texto, tenho a dizer que me comprometi a referir que as informações aqui apresentadas não podem ser usadas para fins comerciais, tais como publicações, filmes, etc. e que qualquer utilização da informação por terceiros, deverá indicar a fonte e ser feita com o consentimento do seu autor.

Comecemos então pela versão ambulância. Foi apresentada ao mesmo tempo que as outras versões na apresentação no Hotel Ritz, cerimónia documentada na RTP e inicialmente só foi construído este exemplar. Mais tarde terá sido oferecida à Cruz Vermelha Portuguesa.
Segundo Manuel Romão não terá sido feita mais nenhuma ambulância, porque as dimensões eram pequenas e só se prestava para transporte de doentes - pois não tinha espaço (altura) suficiente.

Esta situação resulta em parte do facto do projecto inicial da Nissan ser apenas para uma PickUp de caixa aberta e as variações que foram feitas (contentor, furgão, etc) foram desenhos da Tecnisado. Esta empresa do Grupo Entreposto estava sediada em Setúbal e foi a metalomecânica que fabricou e montou a carroçaria, pois tinha experiência neste tipo de carroçamentos, uma vez que fazia os contentores e os fourgons da Caball. Inicialmente a Tecnisado fez o tecto a direito, pelo que a primeira ambulância era assim. Por questões de pequena altura interior, sobretudo quando tinha bancos (versões mistas) o espaço útil era pequeno, factor que originou alterações nos modelos, surgindo assim uma evolução com tecto sobre-elevado. As unidades produzidas foram todas com tecto sobre-elevado, embora no catálogo inicial aparecesse o desenho com tecto direito.
Fica assim esclarecida parte da história deste veículo. Brevemente haverá novos desenvolvimentos.

2 Comentários

Anónimo disse...

confirmo as informações referentes a este carro, que na CVP teve a numeração 14, esendo afecta á ubnidade de socorro de Lisboa.

Fiz serviço nele como voluntário muitas vezes e posso dizer sem qualquer dúvida que já naquele tempo (fim dos anos 70 e anos 80)era um carro absolutamente impróprio para a quela finalidade

J.B. disse...

Bom dia.

Obrigado pelo seu testemunho. Se possível, contacte-me via e-mail, pois penso que poderá ter informações úteis sobre este veículo que gostava de conhecer.
Obrigado e cumprimentos.
JB

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