..

2008/12/31

R-D-V: Balanço do ano de 2008

Mais uma vez, é altura de fazer o tradicional balanço do ano, no que respeita a este blogue, que vai a caminho do 3 ano de existência (ainda me lembro que foi ontem que esta brincadeira começou...). Então aqui vai:

- O número médio de visitas no blogue Rodas de Viriato voltou a duplicar (situa-se em cerca de 120 por dia) e de mês para mês o número de visitas continua, genericamente, a aumentar (podem confirmar isso aqui);
- O blogue é cada vez mais reconhecido por muitos. Prova disso são os comentários deixados, os e-mails recebidos, os primeiros lugares nas páginas de pesquisas na net, a usurpação do trabalho nele publicado (quando nos roubam o trabalho, é porque somos mesmo bons!). Refiro-me ao amigo Nelson (quando digo amigo, estou a ser sincero, mesmo não o conhecendo - pois temos os mesmos objectivos, mas meios diferentes de os conseguirmos) do Portal dos Clássicos onde o material deste blogue alimentou o tópico "automóveis de fabrico nacional" (ou algo assim...) e à revista Motor Clássico que publicou uma imagem deste blogue sem indicar a fonte, num artigo de Hugo Reis, com imagens do "arquivo". Se no primeiro caso a referência "Rodas de Viriato" era apagada com um simples borrão (provavelmente feito com recuso ao Paint), já no segundo a questão resolveu-se com mais classe, retirando-se o "Rodas de Viriato" recorrendo ao Photoshop. Não querendo estar aqui a lavar roupa suja, afinal estas querelas são para quem não tem mais nada que fazer na vida, quero que se saiba que o papalvo que faz este blogue está em cima dos acontecimentos. Quero também que se saiba que no 1.º caso não fiz qualquer diligência relacionada com o assunto (se fizesse ou fizer, será para convidar o Nelson para colaborador deste blogue, nada mais) e que no 2.º caso, como nunca tinha gasto o meu dinheiro na revista, tentei usar o fórum da mesma para obter um e-mail para reclamações mas, ou não fizesse ela parte de um grande grupo internacional onde os clientes parecem que não são coisa de valor ou a respeitar, tal tarefa tornou-se impossível.
Quem lê este texto deve estar a pensar: "espera lá... mas o objectivo do RDV não é divulgar as rodas nacionais?... Então para que é esta conversa?...". Sim, o objectivo é divulgar as rodas nacionais... Por isso a 1.ª situação está encerrada, agora em relação à 2.ª situação exijo ser tratado com o rigor que apregoam. Quantos dos que lêem estas linhas não levaram já uma penalização no fórum da revista em questão por colocarem um link que mostra algo do que estão a falar? Se é regra do fórum eu digo que tenho, e sempre tive, uma nota (que deverá ser respeitada) na parte lateral do blogue que diz: O material apresentado neste blog pode ser copiado desde que indicada a fonte original com um link. Neste caso penso que quem tratou do artigo terá elasticidade mental suficiente para perceber que em publicações em papel o "link" é substituído por "referência". Termino dizendo que este é um ponto de passagem, o outro (o tal fórum) é um ponto de chegada. São maneiras de estar na vida e de nos colocarmos perante os outros;
- O número e a qualidade das colaborações recebidas têm crescido substancialmente. Muitas delas são autênticos documentos históricos da nossa contemporaneidade. Uns relativos a veículos mais antigos outros a veículos mais modernos, todos eles são e serão importantes para os estudiosos e interessados nestes assuntos;
- Muito tem sido o que aprendi com este blogue onde vou ensinando o que sei. Devagar, muito devagar mesmo, a manta de retalhos vai-se tornando grande e os conhecimentos isolados vão-se cruzando, relacionando e agrupando. Seja com o simples juntar de informações, seja com os comentários deixados por que visita este espaço e sabe muito mais do que eu sei. Todos ficamos a ganhar;
- Várias têm sido os contactos que surgem a partir do blogue e alguns deles têm-se transformado em amizades "virtuais". Fica a faltar uma desculpa para que estas amizades se tornem "reais ou analógicas". Ideias para desculpas precisam-se!
- Ao nível do conteúdo, continuamos a procurar apresentar sempre coisas que acrescentem algo ao que já existe. Por esse motivo é que vamos onde "o diabo perdeu as botas" em busca do (quase) nunca mostrado. E quando apresentamos algo que muitos já conhecem, como no caso das imagens dos catálogos/folhetos publicados pelas empresas, temos uma mais valia: neste blogue pode-se clicar com o cursor do rato nas imagens e elas ficam maiores (factor muito importante para quem está a fazer um restauro e não sabe bem como é que é aquele pormenor, por outro lado, não é preciso prestarem-me vassalagem para que eu ceda a informação - Viva a livre circulação de informação!);
- Este blogue tem-se tornado numa espécie de revista on-line, quer pela quantidade de artigos publicados (1 por dia = 30 num mês +/- = a 30 páginas) quer pela profundidade de alguns dos artigos (sim, sei que aqui também há artigos para "encher chouriço", mas as revistas também os têm...), pelo menos aqui não têm de pagar, é gratuito!
- A falta de tempo tem sido um elemento que tem andado por aqui, facto pelo qual posso demorar um pouco a responder a comentários ou a e-mails. Mas a vida é mesmo assim: devagar se vai ao longe e é preciso saber esperar - muitos de nós tiveram de esperar 9 meses para nascer, por isso, para quê reclamar?
- É muita a vontade de referir aqui os nomes daqueles que têm colaborado com o blogue, enviando colaborações, informações, imagens, e-mails ou deixando comentários... Mas não o faço porque são muitos e corro o risco de, injustamente, me esquecer de alguém. Para além disso, faltam 3 minutos para a passagem de ano e tenho de ir fazer um monte com 12 passas de uva para as doze badaladas (estou a brincar, isto foi escrito 2 dias antes!).

A todos um muito obrigado e um 2009 cheio de projectos realizados com sucesso!

4 Comentários

Anónimo disse...

embora geralmente não costume comentar, já acompanho este blog desde os seus incios... e cada vez com mais vontade...
quanto a acontecimentos reprovaveis como os que são retratado neste post, resta dizer k estemos em portugal e que reina a lei da selva...
já o fiz no motonline, mas volto a fazelo aki, os meus maiores parabens pelo tempo, e trabalho dedicado a este cantinho de cultura nacional...
casaleiro_fml

Anónimo disse...

Faço votos que neste novo ano de 2009, as Rodas de Viriato continuem a "rodar" com a qualidade e o interesse a que já nos habituaram.
Um bom ano.

Anónimo disse...

Desejo um bom 2009 a todos os leitores do blog e ao seu criador e também faço votos para que os "piratas" tenham vergonha e quando copiem que o digam! (lá no fundo não acredito que o venham alguma vez a fazer, são piratas...)
Bom 2009!
Miguel Silva Machado

Anónimo disse...

Boas.

Mais uma vez parabéns. O "Trabalho" desenvolvido tem mérito só por si. Se os outros copiam é porque a inteligência deles para fazer melhor não existe.

A não referência da fonte é uma questão de falta de ética, visto que normalmente até é uma fonte de contributo para o conhecimento a divulgação de links.

Já em varios casos por essa internet fora (blogs, foruns, etc) copiei links de um lado para o outro (mais como "espectador" que como criador) e sempre tive o cuidado de referir os links.

Atenção que se o material for proprietário (como muitas dessas fotos neste blog (ou quase todas)) a sua divulgação não autorizada (desde que esteja em aviso) é punível criminalmente.

Acima de tudo trata-se de ética e boas relações.

Tirando isso, que se lixe. O Blog é bom e tem muito mas muito mérito.

Boas festas a todos.

Enviar um comentário