..

2007/06/10

10 de Junho - Rodas nacionais no "deserto"


As comemorações do 10 de Junho de 2007 foram em Setúbal, cidade que em menos de uma semana mudou de aspecto: espaços à beira da estrada foram ajardinados à pressa, noutros as plantas foram roçadas, o muro junto dos semáforos do cruzamento Jumbo-Palmela- Setúbal foi reconstruído (é só mais uma semana e algum condutor trata de o deitar ao chão...) e pintado, as letras em bucho "Setúbal saúda-vos" junto à estação dos comboios foram reconstruídas, etc, etc... Tudo à pressa (trabalhando no feriado do 7 de Junho) e ficando a sensação que quem vive nesta cidade não merece tais melhorias, mas sim quem cá vem quando sai do poleiro.

Como devem ter percebido este post tem o título 10 de Junho - Rodas nacionais no "deserto". É uma referência directa as palavras de um ministro, que não foram ditas num local privado e íntimo, que se referiu à zona de Setúbal e do Alentejo como sendo um deserto onde nada havia. Curiosamente esse ministro veio ao "deserto" e não teve coragem de dizer, aqui e neste dia, que se demitia - era o melhor que fazia pelo país.

Depois da tacada política, tomemos de novo o tema deste blog: as rodas nacionais.
O posicionamento que consegui durante a parada militar não foi a melhor, no entanto ficaram registadas várias imagens (e vídeos, mas esses vão ter de esperar!) sobre as máquinas nacionais que integraram a cerimónia.

No desfile propriamente dito participaram os jipes 4x4 UMM Alter, as viaturas blindadas Chaimite da Bravia/VM.

Nos arredores estavam vários autocarros (e alguns mini-autocarros) Alfredo Caetano, Marcopolo e Salvador Caetano - estes para transporte de tropas.

Junto da "rotunda dos golfinhos", estava em exposição material dos diferentes ramos das forças armadas e neles mais uma vez estava a UMM e a Chaimite.

Para finalizar gostava de dar uma ideia (criticamos mas também damos sugestões!):
- Porque não juntar um grupo de veículos de fabrico nacional (faltaram as Berliet Tramagal, os Jiptara; a UMM e as Chaimite não apareceram nas várias versões, bem como os autocarros antigos usados para deslocação de tropas) e organizar uma exposição dos mesmos ou então esse grupo abrir a parada militar?

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário