..

2025/04/19

Motorizada SIS Sachs Lebre - XIX Automobilia Ibérica da Moita / 2025


Quem procura uma motorizada SIS Sachs Lebre restaurada e pronta a usar, teve a oportunidade de conseguir resolver esse problema na XIX Automobilia Ibérica da Moita / 2025.

A motorizada das imagens esteve à venda no evento referido, estando pintada de azul, com pormenores em branco.

O velocímetro de marca SIS / Huret tinha forma de escudo, com 3 lados e estava embutido no coco do farol. 

A seu lado estava outra motorizada restaurada, uma Yamaha DT, mas quem gosta de motorizadas nacionais, sabe bem o que escolher!

Continue lendo...

2025/04/17

Catálogo EFS 1978 - EFS Fórmula 1 - Sport Especial "Kreidler" (preta)


Depois de termos divulgado a folha de apresentação da motorizada EFS Fórmula 1 - Sport Especial Kreidler, que consta no catálogo EFS (de 1978?...), hoje mostramos outra motorizada EFS, do mesmo modelo e com a mesma motorização. 

Á primeira vista as diferenças estão nas cores da pintura e dos autocolantes usados, e também no revestimento do selim.
Que outras diferenças (substanciais) havia entre estas duas motorizadas?

Continue lendo...

2025/04/15

Cilindro Alberto Marinho - 30.ª Automobilia de Aveiro / 2024


Perante as necessidades, é preciso ter respostas... E estas podem ser uma oportunidade, que depois podem desenvolver-se, ou não...

Nos anos 30 do século passado a Tramagal fabricou cilindros compactadores para serem usados na construção de estradas, ajudando duplamente ao desenvolvimento do país. Eram cilindros que compactavam o asfalto e que pesavam várias toneladas.

Na 30.ª Automobilia de Aveiro / 2024 pudemos ver a máquina que aparece nas fotografias que acompanham este texto e que se destinava a fazer trabalhos mais pequenos, em bermas e para remendos no pavimento.

É da marca Alberto Marinho - Oficinas Metalúrgicas, em Amarante.

De acordo com as informações existentes na Internet, pesa uma tonelada e conseguia deslocar-se a uma velocidade de 2 quilómetros por hora.

Estava equipado com um motor Marinho, série A, HP 2 e que podia atingir 1000 rotações por minuto. Este foi colocado por cima do cilindro da frente, de modo a poder-se rentabilizar o seu peso na compactação do asfalto.

O arranque era feito com recurso a gasolina, passando depois para petróleo, consumindo 1 litro por hora.

Para virar este compactador usava-se a roda (cilindro) traseira, de pequenas dimensões, feita em ferro. 

Continue lendo...

2025/04/13

Bicicleta UCAL modelo Unisex - Catálogo UCAL modelos POP


Antes das quezílias de género e do desabrochar de hordas de retrógrados convencidos de sapiência que deve ser transformada em lei, já a indústria nacional era pragmática e defendia a igualdade entre sexos, apresentando produtos que tanto davam para menino, como para menina.
Dizemos isto a propósito da bicicleta "Unisex", fabricada pela UCAL e apresentada no catálogo de bicicletas UCAL modelos POP.
Esta bicicleta tinha rodas 16 x 1 3/8 e um só um travão, colocado na roda traseira. O quadro era do tipo aberto, para poder ser mais facilmente usado.

Continue lendo...

2025/04/11

Carrinha MINI Van - XIX Automobilia Ibérica da Moita / 2025


As carrinhas MINI IMA são conhecidas por serem resultado da melhoria feita na linha de montagem em Portugal, onde a porta traseira única é o elemento que as torna mais facilmente reconhecíveis.

Esta MINI Van terá sido também montada em Portugal e tem duas portas na parte de trás, permitindo o acesso à zona de carga.

Os vidros com a marca Covina gravada, são testemunho da montagem na linha de fabrico perto de Setúbal.

Este exemplar foi avistado perto do pavilhão onde se realizou a XIX Automobilia Ibérica da Moita / 2025

Continue lendo...

2025/04/09

Autocolante da Socerto Cycles - Portugal


Na imagem vemos um autocolante da Socerto Cycles, da empresa Socerto - Artigos De Ciclismo Do Certoma, Lda.
Na parte central vemos uma coroa de rei estilizada, com três pontas, sobre papel autocolante espelhado. De acordo com informação disponível na Internet, a Socerto já existia em 1966.

Continue lendo...

2025/04/07

Bicicleta Milita / Sangal - XIX Automobilia Ibérica da Moita / 2025


As bicicletas pasteleiras não faltaram na XIX Automobilia Ibérica da Moita / 2025 e esta Milita foi uma das que podia ser comprada no evento que se realizou recentemente.

Na testa do quadro tinha a chapa em metal, com relevo, onde se lia Milita - Portugal. A chapa estava cravada no metal com rebites que foram batidos.

No guiador estava gravada a marca Sangal, pelo que esta bicicleta deverá ter sido fabricada por esta marca de Sangalhos.

O selim em couro era da marca Tabor.

Continue lendo...

2025/04/05

Folheto SIS Sachs V5 Lotus Special


Há pouco tempo falávamos do termo "Especial" que é recorrentemente usado para designações de modelos de produtos, a propósito de uma EFS Fórmula 1 - Sport Especial Kreidler. Todos queremos ser especiais e, quando estamos baralhados das ideias, queremos ter algo especial para sentirmos que somos especiais...

Voltamos a esta conversa porque também a SIS Sachs teve modelos "Special", como é o caso desta motorizada SIS Sachs V5 Lotus Special, da qual aqui divulgamos o folheto publicitário, com as respectivas características técnicas.

Estas estão no verso, onde mais uma vez é apresentado o motor Sachs 50, com 5 velocidades e a parte do quadro "Lotus 50".
Neste folheto também é possível ver dois desenhos técnicos da motorizada, com indicação das medidas. Quem quiser fazer uma miniatura da SIS SachsV5 Lotus Special, tem deste modo a vida muito facilitada.

Continue lendo...

2025/04/03

Autocolante bicicletas Felix Cicles


Continuando a divulgação de marcas portuguesas de bicicletas, mostramos a marca Felix Cicles, de Sangalhos, vendida por Paulino Urbano Félix.
O elemento central do emblema da marca era uma estrela com 5 pontas, colocado sobre um círculo.
O autocolante é impresso com duas cores.

Continue lendo...

2025/04/01

XIX Automobilia Ibérica da Moita / 2025 - Reportagem


No hiato entre o Salão Motorclássico 2025 e a Automobilia de Aveiro 2025, temos a Automobilia Ibérica da Moita 2025 e aqui fica a reportagem do evento feita pelo Rodas de Viriato.

E como somos um meio de comunicação tendencioso, para além da visão geral sobre o evento, incidimos nos veículos fabricados em Portugal, especialmente nos que têm 2 rodas, que são o prato forte da Automobilia Ibérica da Moita.

Ao percorrer os diferentes espaços continuamos a ver vendedores conhecidos, que vão mantendo o mesmo espaço físico ao longo dos anos; ao mesmo tempo que vemos alguns novos vendedores - tanto no pavilhão principal, como no pavilhão anexo.

Em termos de veículos de duas rodas com motor, a oferta continua grande e variada, havendo muito material novo e usado de marcas nacionais. Um ciclomotor Vilar com motor Cucciolo seria dos mais antigos e uma Famel XF 25 seria dos mais recentes que se podiam ver no espaço.

Em termos de artigos de colecção e de automobilia, a oferta também era grande; sendo possível comprar chapas antigas, miniaturas, comboios, catálogos, vestuário e objectos de outros tempos.

Em termos de veículos com quatro rodas e com motor, as limitações de espaço fazem com que sejam poucos, ainda assim era possível comprar uma antiga carrinha Austin que pertenceu à Santa Casa da Misericórdia de Alpedrinha, em estado original, como se pode ver na imagem seguinte.

O número de bicicletas antigas disponíveis também era considerável, sendo possível comprar modelos tipo pasteleira; dobráveis; choppers; BMX; de corrida e de passeio - tanto para adultos, como para jovens e para crianças.

Como vem sendo norma, a Automobilia Ibérica da Moita continua a ser um local de encontro de entusiastas, de coleccionadores, de compradores e também de curiosos, o que faz com que se possa conversar e trocar ideias sobre tudo o que está relacionado com veículos antigos.

Na parte de fora dos pavilhões é sempre possível ver veículos antigos estacionados, muitos dos quais serviram para a deslocação do seu proprietário, ao mesmo tempo que rodam, evitando avarias por falta de funcionamento.

Entretanto começou a contagem decrescente para a Automobilia Ibérica da Moita 2026!

Continue lendo...

2025/03/31

Camas (com rodas) 361 e 360 + banheiras 201 e 202 - Catálogo Sóbrinca - Capa com estrelas

s
Uma ampla gama de produtos pode ser uma forma de garantir a saúde financeira de uma empresa, e a Sóbrinca parecia seguir essa filosofia nos primeiros tempos de existência.

No Catálogo Sóbrinca - Capa com estrelas temos uma prova do que é dito, pois por entre carrinhos de bebé; triciclos e bicicletas, surgem algumas camas (com rodinhas). Nas imagens vemos dois dos modelos, o 201 e o 202.

Estas são em metal (cromado e/ou anodizado), com laterais móveis e desmontáveis.

Na mesma publicação aparecem também fotos de banheiras (que estão fora do âmbito temático deste blogue, mas que são uma informação que temos de partilhar, de modo a que se perceba a publicação onde estão inseridos). Estavam disponíveis em azul claro e em rosa...

Continue lendo...

2025/03/29

Folheto motor Casal M 152


Complementamos a informação técnica sobre o motor Casal M 152 com a divulgação deste folheto a cores (de impressão mais recente), depois de termos divulgado o Manual de Instruções para Desmontagem e Montagem dos Motores Casal M-148, M-149, M-151, M-152 e M-153 e do Catálogo de Peças Sobressalentes dos Motores Casal M151, M152 e M154.

Neste motor vemos as tampas pintadas de preto e a marca Casal, bem como 2 elementos horizontais em cinzento (do metal). O motor Casal M152 tinha 4 velocidades, estava equipado com carburador Bing 1:17 e era arrefecido por turbina de ar.

Continue lendo...

2025/03/27

Autocolante bicicletas The Colossal


Ao ver um autocolante de testa de bicicleta com as indicações The Colossal RV Supreme England podemos ficar com a ideia de que se trata de uma marca estrangeira, mas não!
As bicicletas The Colossal eram vendidas por Manuel Rodrigues da Silva, dos Armazéns Omega, de Sangalhos. Por isso podemos ver as letras RS (de Rodrigues da Silva, por baixo do cão, ou raposa, que se vê a dar um salto.

No caso deste emblema é um autocolante antigo e é impresso sobre plástico transparente.

Continue lendo...

2025/03/25

Folheto da motorizada SIS Sachs Fuego


Neste folheto antigo podemos ver que as motorizadas SIS Sachs Fuego tinham dois esquemas decorativos que eram diferentes, situação que nem sempre se observava noutros modelos / marcas, pois a tendência era para só se mudarem as cores da pintura e dos autocolantes.

Na parte de trás, de um lado, viam-se as características do motor Sachs 50 S, com 49 cc e de 5 velocidades. Do outro lado, viam-se as características da motorizada que podia ser vendida com rodas com raios simples ou com jantes especiais.

Havia ainda espaço para 3 desenhos técnicos da vista lateral, da vista de frente e da vista de trás, com as respectivas medidas. No desenho da motorizada SIS Sachs Fuego vista de lado há legendas que indicam os materiais usados em diferentes componentes, como a carenagem - feita em  fibra de vidro e em fibra de poliéster.

Continue lendo...

2025/03/23

Jipe UMM no Salão Motorclássico 2025


Uma grande marca estava representada no meio de outras marcas de automóveis, em pleno Salão Motorclássico 2025... Falamos da UMM.

Neste evento era possível ver as duas marcas de jipes nacionais expostas e, neste caso, à venda.

Era um jipe UMM 4x4 com capota de lona e com alguns pormenores acrescentados, como é o caso das chapas com textura de folha de oliveira, colocadas na carroçaria, entre a zona do capôt.

A chapa referida estava pintada de preto, bem como as jantes de ferro.

Continue lendo...