..

2022/07/30

Reportagem da 28.ª Automobilia de Aveiro / 2022 (1/2)


Este ano voltámos a ter a Automobilia de Aveiro e mais uma vez o Rodas de Viriato esteve presente para ver o pulsar do mundo dos veículos antigos e clássicos, após dois anos em que o evento foi cancelado, devido à pandemia de Covid-19.

No meio de tanta coisa boa que vimos, o mais difícil foi selecionar umas 30 fotografias que mostrem uma parte significativa do que esteve à venda e das muitas exposições patentes nos diferentes espaços.

Como repararam esta publicação começou com uma fotografia que tem uma série de motos e motorizadas de marca Casal; o que pela pertinência do material exposto, merece a honra de iniciar a galeria de fotos deste texto. Nela era possível ver a moto Casal RZ125, uma Casal Arizona, uma Casal K 175, uma bicicleta Casal Chaparral e alguns motores especiais (ente muitas outras peças digas de nota...).

Como temos feito em anos anteriores, iremos repartir a reportagem da Automobilia de Aveiro em duas partes e entretanto começamos com as apresentações individuais de viaturas que merecem destaque pelas suas características ou história.

Em termos de organização dos espaços, a disposição era muito semelhante à das edições anteriores, com exposições na entrada e na parte central dos pavilhões. Na foto anterior podemos ver uma dessas exposições, com viaturas da GNR, onde se destaca uma bicicleta pasteleira com as cores desta força de segurança.

A Força Aérea Portuguesa também tem marcado presença com as suas aeronaves antigas e desta vez era possível ver um dos aviões que sobrevoou Portugal em tempo idos e um helicóptero que faz parte do imaginário de muitos, especialmente dos que estiveram na Guerra em África.

Mas a Automobilia de Aveiro não vive só de veículos com motor... As bicicletas também são parte integrante, tanto em exposições como em passeios ou à venda e nesta edição foi possível ver uma exposição sobre bicicletas clássicas, relacionadas com profissões de antigamente, organizada pela Relíquias da Bairrada.

Este ano também era possível ver muitas máquinas agrícolas antigas / tractores, que ajudaram a desenvolver o país, havendo uma exposição com exemplares diferentes marcas e épocas. Note-se que este tipo de veículos são frequentemente ignorados por não terem o "encanto"" que outros têm, sendo destruídos ou abandonados.

De forma mais informal também era possível ver bons exemplares de viaturas antigas no estacionamento para clássicos que o espaço tinha. Nestas lides de viaturas antigas, se manter os veículos é importante, mostrá-los e fazê-los circular ainda é mais.

Neste espírito enquadra-se o Clube Viação Clássica que esteve presente mais uma vez, proporcionando a oportunidade dos visitantes da Automobilia de Aveiro puderem passear de autocarro antigo pela cidade de Aveiro. Para além disso apresentaram um novo autocarro que entrou recentemente para a coleção.

Como costumamos dizer, oferta não falta, basta ter orçamento disponível e a colecção de qualquer entusiasta rapidamente fica maior ao visitar um certame deste tipo.

Brevemente apresentaremos a segunda parte da reportagem, bem como publicações que apresentam detalhadamente o que o Rodas de Viriato viu por lá!

Não podemos terminar esta reportagem sem dar os parabéns ao C.A.A.A. - Clube Aveirense de Automóveis Antigos pela realização do evento e agradecer a Miguel Serrano pelo acompanhamento e facilidades concedidas ao visitarmos o evento.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário