..

2021/12/11

Livro "A Arte de Fabricar Brinquedos em Portugal - O Contributo de Alfena e Ermesinde"


As novidades editoriais relacionadas com o que tem rodas e foi fabricado em Portugal, vão surgindo e é com gosto que aqui as divulgamos no Rodas de Viriato.
Hoje mostramos o livro "A Arte de Fabricar Brinquedos em Portugal - O contributo de Alfena e Ermesinde" que foi editado recentemente pela Junta de Freguesia de Alfena, sendo da autoria de António Jorge Nunes Ribeiro; Américo Jacinto de Sousa Marques e de Carlos Aníbal Marques de Magalhães. Tem mais de 300 páginas e capa rígida.

É um livro que prima pela qualidade, visível no rigor com que os textos estão escritos; nas imagens de catálogos, folhetos, facturas... que acompanham o que é referido e nas muitas fotos a cores, que mostram a riqueza do património produzido nas localidades referidas ao longo de mais de um século.

O livro está organizado em 6 capítulos diferentes, como se pode ver na 2.ª fotografia que acompanha este texto. Os quatro primeiros são dedicados à contextualização do que é o brinquedo e a brincadeira; bem como a evolução temporal e social do brinquedo, focando-se a abordagem em Portugal e posteriormente em Alfena e Ermesinde.

Já no capítulo 5 são apresentadas as várias famílias e empresas que tiveram/ têm actividade nas localidades já referidas, seguindo-se de forma geral uma linha cronológica. Aqui as relações de parentesco entre alguns fabricantes assumem uma importância significativa, ajudando a perceber a evolução da gama de produtos fabricados ao longo dos anos (abordando-se o tipo de material usado, os meios tecnológicos envolvidos e o tipo de brinquedo produzido), a partir da investigação desenvolvida, que permitiu a elaboração deste livro.

Esta obra permite que quem goste da temática dos brinquedos antigos em Portugal fique elucidado do muito que por cá se fez, podendo ainda saber pormenores que mostram a importância deste património, não só em termos nacionais, como internacionais. Isto sem esquecer que são divulgadas informações transmitidas por diferentes intervenientes (fabricantes, familiares, trabalhadores, coleccionadores...) mostrando o lado humano e empresarial, que deste modo ficam perpetuadas para o futuro.

No último capítulo fala-se do futuro, especialmente da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, que dará visibilidade à herança cultural de que falamos.
Pelo exposto, o livro "A Arte de Fabricar Brinquedos em Portugal - O Contributo de Alfena e Ermesinde" é indispensável para quem gosta desta temática, permitindo um conhecimento aprofundado do assunto e ajudando na identificação e catalogação de brinquedos antigos, sendo uma mais valia na biblioteca de quem o possuir.

Para mais informações podem contactar a Junta de Freguesia de Alfena:
Rua de S. Vicente s/n ,
4445-210 Alfena
Telefone: 229 672 650
E-mail: geral@freguesiadealfena.pt

Agradecemos a Jorge Ribeiro pela gentileza da oferta do exemplar que aqui divulgamos.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário