..

2020/11/10

Manual de peças do blindado Chaimite 4x4 (1/2)


O desconhecimento é origem de muitos problemas e quando anda de mão dada com a ignorância, a coisa pode dar resultados desastrosos. No Rodas de Viriato tentamos desde o ano de 2006 mostrar muito do que foi feito em Portugal e do valor que isso tem. É claro que não vamos mudar a mentalidade de todo um povo, mas temos atirado umas boas pedras para a engrenagem do "Estamos sempre ultrapassados tecnologicamente, fazemos tudo mal" e, como qualquer semente que é atirada à terra, irá dar os seus frutos.

Dizemos isto a propósito do manual de peças do blindado Chaimite 4x4, produzido pela Bravia - Sociedade Luso-Brasileira de Veículos e Equipamentos, S.A.R.L., onde podemos ver a forma de trabalhar desta empresa, em busca de novos mercados e da satisfação do cliente.

O manual de peças está impresso em língua inglesa, em 116 páginas impressas em cor preta, onde a listagem das peças é acompanhada de imagens, diagramas, esquemas e também fotografias que pretendem ilustrar o conteúdo apresentado.

Este manual tem um tamanho inferior ao A4 e tem uma capa em cartolina plastificada, com impressão a uma só cor. Tem a referência 201928.

Está organizado por partes: motor / embraiagem / sistema de combustível / sistema de escape / sistema de arrefecimento / sistema eléctrico / transmissão... Entre outras, num total de 18 secções. 

Começa pela apresentação do motor e dos componentes que dele fazem parte, tendo informação do número / referência da peça no catálogo e da quantidade de peças necessárias em cada caso.

Como é de esperar, nada ficou ao acaso, nem esquecido, garantindo deste modo a quem adquirisse estas viaturas de guerra, que conseguia tratar da sua reparação ou arranjo. 

Será que este manual era igual ao que os militares portugueses usavam (com as devidas adaptações de língua e aspecto gráfico)?

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário