..

2021/01/20

Comboio amarelo da Transpraia n.º 2 (1/3)


Em tempo de nuvens e de chuva, seja ela física ou psicológica; pensar em calor, sol, férias e em passear é uma boa forma de ultrapassar o cinzento que pode pairar pelo ar.

Por esse motivo aproveitamos para falar no comboio da Transpraia, que não sendo de fabrico nacional (pelo menos o locotractor), é um comboio que podemos dizer ter "nacionalidade portuguesa", pela sua história e relevância. 

Este comboio circula entre a Costa de Caparica e a Fonte da Telha, numa linha com 60 cm de bitola, num percurso paralelo à linha de água do mar.

Neste primeiro conjunto de fotografias mostramos alguns pormenores da linha onde circula, do armazém da empresa e da máquina a gasóleo que puxa as carruagens ao longo do areal e das dunas.

O comboio que mostramos na imagem é constituído pela locomotiva e por duas carruagens, que são abertas lateralmente e com bancos móveis, sendo virados cada vez que o comboio muda de sentido de marcha, permitindo que os passageiros vejam para onde estão a ir..

A máquina que puxa as carruagens aparenta ser das que são usadas para puxar vagonetes em minas, carregadas de minério, tendo sido adaptada para este efeito.

Uma das adaptações consistiu na colocação de um tejadilho por cima da zona do condutor, resguardando este do sol que se faz sentir no verão.

Saber mais:

1 comentário

Unknown disse...

Já o deixaram morrer já não circula e antes de haver o programa polis na costa de Caparica o comboio circulava com quatro carruagens para conseguir transportar todas as pessoas o que mesmo assim tinha alturas que não conseguia dar vazão. Com a construção do programa POLIS foi deslocado sem nenhuma razão para longe do centro e num sítio aonde não se vê é não tem apoio nem de transportes nem de parque estacionamento para os seus passageiros e por isso aos poucos morreu .é triste mas é uma realidade a vista de todos .

Enviar um comentário