2020/06/10
Moto Anfesa R-125 da Oficina Mendes
Hoje é 10 de Junho, é dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, pelo que neste dia mostramos algo ainda mais especial, aqui no Rodas de Viriato.
Mas a escolha do que hoje mostramos, está directamente relacionada com o fado de se ser português, pelo menos, dos que vivem em Portugal!
É verdade, a moto que aqui divulgamos foi fabricada em Portugal, trata-se de uma Anfesa R-125, com motor Hodaka de 125 cc e quem olha para ela, acha que é uma moto estrangeira fabricada há poucos anos...
Esta moto Anfesa é o modelo R, como vemos na chapa que está na testa do quadro, tendo sido fabricada em 1992 e está como nova, nunca tendo sido restaurada.
A Anfesa R125 das imagens tem poucos quilómetros e uma história daquelas que quase dão para fazer um livro!
Ela foi concessionada à Oficina Mendes, pela Vimoter (Movicortes de Leiria - Azóia, que também eram agentes das marcas Benelli e Malaguti).
Ela foi mandada vir para um cliente que queria uma moto com motor de 125 cc, algo melhor que a Casal 125 que já tinha e também um pouco diferente do que começava a circular pelas estradas na época. O potencial interessado até chegou a experimentá-la, fazendo vários quilómetros com ela, mas tornou-se impossível fazer o registo de propriedade...
Isto porque entretanto a Vimoter faliu e com a insolvência foi feito o arresto dos bens da empresa, excepto o que estava pago e concessionado, como era o caso desta Anfesa.
Assim a Oficina Mendes ficou com uma moto que não podia ser registada em nome de um proprietário, pois estava indicada no processo de insolvência como activo da Vimoter. Esta situação fez com que ficasse até aos dias de hoje na empresa,
No meio disto tudo houve o bom senso de se conservar esta moto que faz parte da nossa história, colocando-a a trabalhar regularmente. Entretanto já foi mudado o óleo, bem como a vela original, que está guardada da Oficina Mendes.
A Anfesa R 125 vinha equipada com bons pneus Pirelli, jantes Grimeca, suspensão Marzzochi e até um escape feito pela Lafranconi (fabricante oficial dos escapes das motos BMW).
Fazendo a ligação ao início deste texto, sobre o 10 de Junho, podemos dizer que somos um país mesmo muito bom, pois se alguém que faz um produto com a qualidade desta moto, não tem sucesso, é porque a bitola está mesmo alta!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
seja o primeiro a comentar!