..

2015/10/28

Folheto com jipes UMM Alter Army / militares


9.º aniversário Rodas de Viriato...
Há uns dias falava da utilização de fotografias publicadas neste blogue, usadas noutros sites sem que fosse respeitada / indicada a origem ou fonte das mesmas. As fotos que hoje divulgamos são fortes candidatas a despoletar o pior que alguns chicos espertos têm dentro de si - copiar as fotos e esconderem a referência ao "Rodas de Viriato".

É com este folheto dos jipes UMM Alter, neste caso militares - ou como diz no folheto "UMM Alter Army", que terminamos uma semana de comemoração do nosso 9.º aniversário.
É um folheto impresso pela própria UMM - União Metalo-Mecânica, Lda (Rua das Flores, 71, 2.º - Lisboa) mas é em língua francesa. Por este motivo adivinha-se que tenha servido para divulgar a marca em França e eventualmente em países francófonos (na Europa e também em África).

No folheto de 4 páginas em formato A4 é variada a gama de versões que a UMM disponibilizava para efeitos militares, pelo que aproveitámos para fotografar cada uma delas de forma mais pormenorizada.
Na imagem anterior temos um UMM Alter com canhão sem recuo no momento em que foi disparado.

Há outra fotografia deste jipe UMM Alter com canhão sem recuo, visto lateralmente. O canhão parece ser o mesmo que também foi usado na versão UMM Cournil.

Segue-se uma fotografia do jipe UMM Alter equipado com sistema de lançamento de míssil TOW M 220 A1. Nesta fotografia é possível ver que estes jipes nacionais tinham faróis redondos e uma grelha diferente no radiador, quando comparados com as versões civis.

Quem lida com armas de fogo é natural que volta e não volta precise de cuidados médicos, pelo que também havia um modelo transformado em ambulância militar destinado a socorrer quem fosse preciso. É um modelo parecido com o UMM Alter ambulância do Exército, do Entroncamento, mas onde a zona por cima do condutor foi aproveitada.

Uma fotografia panorâmica mostra um avião C 130 Hercules em vôo rasante lançando dois jipes UMM 4x4 de pára-quedas, no sistema LAPES. Deste modo os UMM podiam estar rapidamente em qualquer lado.

Por baixo há uma fotografia de outro UMM Alter com capota de lona que transporta um reboque militar com morteiro de 107 mm.

Para patrulhamento a UMM tinha um modelo equipado com metralhadora pesada montada na parte de trás do jipe, sendo manobrada por um militar colocado nessa zona.

A terminar a gama de jipes militares, a UMM tinha ainda dois modelos equipados com lança mísseis, mais concretamente o míssil Milan (se não estamos em erro, à direita) e com o míssil SS 11-B1 (à esquerda).

Na capa foi usada uma imagem de um jipe UMM Alter militar sem qualquer adaptação ou modificação, fotografado numa zona com pedras de grande dimensão.

No verso do folheto aparecem as especificações do jipe UMM Alter, bem como o contacto da marca.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário