..

2015/05/29

UMM + Órbita + EFS + Mini Moke da GNR - XXIII Automobilia de Aveiro


Para além da exposição com ciclomotores e motorizadas Pachancho, na XXIII Automobilia de Aveiro, houve outro espaço onde os veículos de fabrico nacional também marcaram presença, a exposição Veículos Históricos da GNR / BT.

Segundo a informação oficial, eram 34 veículos históricos, sendo 14 automóveis, 18 motociclos e 2 bicicletas. Aqui mostramos alguns deles.

Quando se pensa em GNR e em automóveis nacionais, pensa-se logo no jipe UMM Alter que foi usado um pouco por todo o país. No caso do exemplar em exposição tinha tecto duplo ou tecto tropical.
Também estava em exposição um Mini Moke pintado de verde com alguns apontamentos a branco.

Já nas duas rodas de fabrico nacional era possível ver uma bicicleta Órbita (marca que continua a ser usada pela instituição) tipo pasteleira, com travões de alavanca, suporte de mercadorias e grupo eléctrico.

Nas duas rodas com motor, o destaque vai para uma EFS modelo 301 m, com motor de turbina, com o seu tradicional selim pequeno e suporte de mercadorias de grande dimensão.

Em relação aos outros veículos históricos, havia um blindado Land Rover Shorland Mk III que pertenceu ao 2.º Esquadrão da GNR.

Nos jipes destacamos um que tinha montado na dianteira uma grade com arame farpado, simulando os usados na Crise Académica de 1969 em Coimbra e um jipe Range Rover descapotável, preparado para desfiles e cerimónias oficiais.

Havia ainda motos de grande cilindrada, todas restauradas e prontas a circular.

Agradeço a realização da reportagem fotográfica feita por Sérgio Evangelista, do Projecto Vinta5 - onde a fotografia analógica e o mundo vintage se cruzam. Quem gosta de fotografias à "la minuta" deve visitar esta página no Facebook.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário