..

2015/01/10

Épico Passeio de Motorizadas - Campo Maior / Imilchil - Merzouga (Marrocos)


Apresentamos o evento com motorizadas nacionais que marcará o ano de 2015!
Um grupo de associados do Grupo Motard de Campo Maior que já fizeram algumas viagens por Portugal de motorizada, decidiram subir a parada e ir até Marrocos. Uma iniciativa assim é épica, pelo que esse foi o nome escolhido: Épico Passeio de Motorizadas - Campo Maior / Imilchil - Merzouga.
No dia 13 de Fevereiro de 2015 partem para Marrocos numa epopeia de 10 dias estando previsto percorrerem 3500 quilómetros em motorizadas nacionais, sendo o regresso a 22 de Fevereiro de 2015. Um passeio assim será uma prova de robustez e durabilidade das nossas 50 cc, pelo que prontamente o blogue Rodas de Viriato deu o seu apoio à iniciativa.
O ponto mais longínquo da viagem será Merzouga, cidade onde inicia o grande deserto do Sahara. O ponto mais alto será Imilchil a 2200 metros de altitude no Alto Atlas.
O grupo é constituído por 6 motorizadas, 12 pessoas e 2 carrinhas (uma Ford Transit, a "Lucrécia" de 7 lugares e caixa e a "Perpétua" de 9 lugares). As motorizadas são uma Famel 75 de 1983; uma Famel Periquito de 1977; uma Famel Phanton de 1973; uma EFS 220m Rekord de 1992; uma EFS GT Super de 1973 e uma Vanguard de 1972.

A ideia original seria apenas de fazer o percurso em motorizada, sem apoio logístico, mas as esposas dos aventureiros também quiseram fazer a viagem, tendo sido adquiridas as carrinhas para esse efeito. Com esta redefinição do projecto, decidiu-se aproveitar a capacidade de carga para se levar material escolar que será distribuído pelas zonas mais carenciadas durante o percurso, com a indicação de alguns contactos que já têm em Marrocos, pois um dos participantes desta viagem já fez outras viagens neste país.
Já há muita história para contar e a viagem ainda não começou...
A opção de se fazer a viagem de motorizada, não é apenas por acto de aventura. Também o é como prova de que estas máquinas depois de anos a fio encarregues aos árduos trabalhos que lhes foram confiados durante décadas, continuam a ser de extrema fiabilidade. Sendo merecedoras de uma homenagem como só podia ser, de irem onde muitas outras nunca foram e claro está, dar um gozo enorme aos donos de poder tirar uma foto junto ao Albergue do Sud.
Dia 31 de Janeiro é a apresentação do grupo (e recolha de material escolar) num bar de Campo Maior, evento do qual brevemente daremos notícias!
Caso para dizer que quem os tem no sítio, gosta de os passear numa motorizada nacional.

1 comentário

Nelson Nunes disse...

Nos, os Farruncas no Asfalto já fizemos esta viagem e foi à maneira, mesmo avariando a vespa, sem carro de apoio e com a casa às costas foi uma das nossas melhores aventuras. Fiquem a conhecer todas as nossas aventuras no blog e no facebook Farruncas no Asfalto. Boa viagem.

Enviar um comentário