..

2010/10/24

O União fez-lhes a forca


Não... Não pensem que me converti ao anglosaxonismo!
Bem sei que tudo seria mais fácil, que teria mais visitantes, que conseguiria fotos em qualquer parte do mundo, que teria informações mais facilmente, que tudo estaria mais documentado... Mas não é esse o meu campeonato.

O jipe que aqui mostramos é um União Land Rover, produzido pela União Comercial de Automóveis, em Angola (ver artigo neste blogue com imagem da linha de produção).
Por ter sido montado em Angola enquanto este território fazia parte de Portugal é que aqui consta.



Segundo uma entrevista a João Carvalho, a linha de produção dos Land Rover em Angola, foi montada em Agosto de 1964, para conseguir responder à procura de veículos de todo o terreno que eram usados no negócio do café.

Se a união faz a força, o União fez-lhes a forca, a eles, aos ingleses.
Ao mostrar este veículo, não posso deixar de ter pena por ser um veículo emblemático de um país colonialista, que pela força e pela propaganda controla territórios em locais estratégicos - e não só - do planeta terra, isto em pleno século XXI.
E este veículo foi, e é, um meio por excelência de manter pela força e pela propaganda o domínio que referimos anteriormente (constou-me que a Land Rover passou para mãos de indianos, o que neste caso é irónico, pois os indianos passaram de criados a senhores...).

Provavelmente o exemplar em questão foi trazido para Portugal depois do 25 de Abril de 1974, pois foi fotografado em território nacional.

2 Comentários

Nuno Miguel Carvalho disse...

Finalmente foi encontrado!
Um veículo que merece toda a atenção e carinho!

Viriato disse...

Caro Nuno:

É verdade!
E sem a Dica do Nuno ainda agora seria tido como jipe normal, igual a tantos outros.
Obrigado e cumprimentos.

JB

Enviar um comentário