..

2009/12/13

Automóveis Etnerap - Emblema


Como disse há uns dias, tive a oportunidade de saber mais sobre a Etnerap a partir de quem viveu de muito perto a evolução da marca.
Agora partilho aqui parte dessa informação, neste caso o emblema (ou símbolo) dos automóveis Etnerap, já aqui apresentado no 1.º artigo sobre o Etnerap (a partir do artigo publicado na AutoClássico), mas a qualidade da imagem não era a melhor.
Agora podemos ver "ao vivo e a cores" o emblema original (algo de inédito até à data) e cuja forma era inspirado nos brasões da heráldica. Era dividido por uma faixa com as letras Etnerap e tinha um ganso em vôo na parte de baixo e uma estrela na parte de cima. No emblema houve ainda espaço para escrever a palavra "Portugal".
É curioso que o ALBA - mas também o OLDA - escolheram uma ave a voar como símbolo para decoração dos seus carros de competição.

A terminar quero informar que a imagem foi manipulada digitalmente, pois partes da tinta original não estão nas melhores condições de conservação. Esta manipulação foi uma opção pessoal, que não pretende tirar propriedades ou antiguidade à peça, mas sim divulgar o emblema como ele seria. O original está, e estará, com a tinta que vem do tempo em que os automóveis foram construídos.
Quero ainda agradecer publicamente a António Parente (filho de António Augusto Parente) pela oferta do emblema, que de outro modo dificilmente aqui poderia constar, bem como na minha colecção de emblemas, pins e alfinetes de lapela de marcas ligadas às "rodas nacionais".

2 Comentários

Carlos Caria disse...

Como eu gostaria de ter uma peça igual na minha colecção de badges de automóvel.
Elas são quase 300, mas uma como esta de uma marca de automóveis Portuguses, iria enriquecer ainda mais o meu já interessante património cultural.
Abraço de amizade, coninuação de um bom trabalho
Carlos Caria

Viriato disse...

Caro Carlos:

É verdade, este emblema é muito especial. Felizmente vamos ficando a conhecer melhor o nosso património.
Brevemente conto apresentar mais algumas surpresas.

Obrigado pela visita.
Cumprimentos

JB

Enviar um comentário