..

2009/07/07

VI Encontro Nacional de Bicicletas Antigas - Burinhosa


Divulgamos aqui o e-mail que nos chegou sobre o VI Encontro Nacional de Bicicletas Antigas - Burinhosa - Leiria, a decorrer no dia 26 Julho 2009.

"O grupo "men in bike" surge em 2000 na localidade da Burinhosa, freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria. Começa com a criação de um espaço para o grupo, com o decorrer dos anos vão-se organizando eventos ligados às duas rodas e também ao mundo motorizado em geral. Após ligação, nos últimos anos ao "mundo" dos veículos clássicos em Portugal, o grupo deparou que um dos primeiros e mais importantes meios de transporte do ser humano estava a entrar em esquecimento.

Com a análise desta falta de valorização, a nível nacional deste "primeiro" meio de transporte do ser humano, o grupo decidiu organizar um encontro de bicicletas antigas.

O primeiro encontro surge a 25 de Julho de 2004, partindo de uma iniciativa própria, onde se apostou na publicidade exclusivamente local. Com a qual se conseguiu contar com um desfile de 27 bicicletas, pelas ruas da aldeia da Burinhosa. O almoço foi à beira rio, na zona da praia de São Pedro de Moel, percorrendo à tarde a ciclovia junto à costa marítima, onde as pessoas paravam para ver e aplaudir a caravana.

O segundo encontro surge a 24 de Julho de 2005, onde com uma maior aposta na publicidade o encontro merece também um maior interesse por parte do público e os participantes por sua vez surgem em maior número, 64 bicicletas e um maior número de actividades.

A 23 de Julho de 2006 realiza-se o terceiro encontro, com um total de 94 participantes, oriundos de todos os pontos do país. Surgem exemplares de 1910, restauros muito bem conseguidos, exemplares únicos e os mais variados modelos.

Desta forma, o quarto encontro, que decorre a 22 de Julho de 2007 ultrapassa os 100 participantes, tendo 214 rodas a rolar pelas estradas. Os exemplares aumentam de qualidade e os participantes surgem de todo o país. A caravana continua a percorrer as mesmas estradas e os participantes a desfrutarem de uma magnífica paisagem, o que tornou este encontro ainda mais atractivo.

A quinta edição do encontro torna-se a confirmação de todo o trabalho elaborado até ao momento, tendo 209 participantes, que surgem não só de Portugal, mas também de Espanha. De uma forma geral foi um encontro onde surgiram autênticas peças de museu a exemplares com bastante ferrugem, nacionais a estrangeiras, umas a pedalar para a frente, outras a pedalar para trás, a participantes com rigorosos trajes dos nossos antepassados, recriando o ambiente e incentivando os participantes a restaurarem as suas bicicletas.

O encontro que decorre todos os anos nesta mesma altura, onde agora é implementado o estatuto de “Encontro Nacional de Bicicletas Antigas” devido a ter sido o pioneiro no ramo em Portugal e devido ainda ao grande impacto que tem tido por todo Portugal. A comunicação social (televisão e imprensa) tem feito um trabalho notório o que tem ajudado em muito todo o impacto do encontro. Hoje em dia, nas mais variadas feiras, este encontro é reconhecido no ramo e apontado como um dos principais factores de valorização da bicicleta antiga em Portugal.

No nosso site/blog ( www.meninbike.blogspot.com ) (fotografias e vídeos) pode-se ver todo esse envolvimento e como decorre todo o encontro.

Este sexto encontro, realiza-se a 26 de Julho de 2009 e está convidado a participar nesta grande festa das duas rodas."

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário