..

2008/04/11

AC Sport Car


Aqui fica mais um automóvel nacional que ainda não consta neste blogue - o AC Sport Car!
A construção do automóvel AC Sport Car, é um projecto que data da década de 80 e foi criado na Figueira da Foz pela empresa A. Cação - Automóveis Lda, na Rua 10 de Agosto, n.º 103-109.
A empresa que o fabricava, utilizava carros (carochas - VW) próprios, mas também aceitava montar o AC Sport Car num carocha que o cliente levasse. A carroçaria era feita em fibra de vidro, com estrutura em tubo de aço. No fundo este projecto tem muitas semelhanças com o ZF 98, de José Oliveira do Soito.
As motorizações Volkswagen iam de 1.2 a 1.6, com 34 e 50 cv respectivamente.

Como se pode ver no folheto distribuído pela empresa (e que nos foi gentilmente cedido por Teófilo Santos - muito obrigado!), as portas de acesso ao interior do veículo eram do tipo "gaivota" - pois abriam para cima. Esta opção era considerada moderna na época. A capota de lona era considerada um equipamento extra.

Quem tiver mais infomações ou imagens sobre este automóvel, faço o favor de as enviar para o nosso e-mail!

4 Comentários

Anónimo disse...

O AC SPORTCAR era construido numas oficinas especializadas em peças e artigos Volkwagen na Figueira da Foz.Esta firma nacional foi a PRIMEIRA a construir carros desportivos e cabriolets originais com mecãnicas e chassis Volkswagen Beetle/Golf/Polo das suas gamas anos 80. O nosso AC SPORTCAR apareceu por volta de 1983 e desapareceu em 1993 e todos os AC eram feitos á mão montadas nos chassis completos de qualquer carro curto da gama Volkswagen.
Enganam-se muito todos aqueles que acham que o original super VINCI GT é que é o primeiro desportivo nacional porque não é mesmo.

Miguel disse...

Gostava de saber qual o vidro pára-brisas q equipava no ac sport?

Anónimo disse...

Gostaria de saber quais as peças do carro

Anónimo disse...

Estou a reconstruir o número 1
Ac sport car.
Preciso informação sobre o carro se alguém puder ajudar
Nogueira 916537085

Enviar um comentário