..

2007/09/19

Exposição "UMM - 30 Anos de Engenharia Portuguesa"

Texto e fotografias (salvo quando indicado) de:
Teófilo Santos (muito obrigado pela colaboração!)

Organizado pelo Museu do Caramulo, o Caramulo Motorfestival - Festival Internacional de Automóveis Clássicos e Desportivos é um evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, que combina a parte de competição motorizada com um conjunto de acções lúdicas.

Através de uma imensa variedade de actividades, o Caramulo Motorfestival assume-se como um evento orientado não só para os verdadeiros aficionados dos automóveis e motociclos, mas também para todo o público em geral, em especial para as famílias que, assim, podem desfrutar de um fim-de-semana inesquecível na Serra do Caramulo.

Coincidindo com a celebração dos 30 anos do mítico UMM (1977-2007), a exposição temporária e ao ar livre "UMM - 30 Anos de Engenharia Portuguesa" mostrou uma vasta gama de modelos e variações, assim como de diferentes utilizações deste multifacetado veículo de fabrico nacional - desde o UMM Cournil Entrepreneur ao Alter Turbo.

Com esta ideia em mente, foram requisitados veículos a instituições e colecções privadas de todo o país, para incorporarem a exposição, mostrando diferentes utilizações deste multifacetado veículo de fabrico nacional. Assim, foram expostos veículos de serviço público e de utilização particular, fabricados entre 1980 e 1992, quase todos eles com utilizações quotidianas.

A exposição decorreu no jardim contíguo ao Museu do Caramulo, num cenário natural, íngreme e com árvores, onde o UMM se enquadrava perfeitamente.

(fotografia de: André Pites, retirada de: Forumm)
De salientar que todos os UMM expostos estão ainda a prestar serviço diário
às entidades ou dos particulares que os cederam para exposição.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário