..

2023/08/19

Fábrica da União Ciclista de Águeda, Lda - Bicicletas UCAL


A chamada arqueologia industrial é algo de desconhecido para muitas pessoas, que normalmente só associam a palavra arqueologia a algo de muito antigo, relacionado com egípcios, gregos ou com os romanos. À conta desta situação vão sendo destruídas muitas fábricas e espaços que tiveram influência no seu tempo, pois são vistos por essas pessoas, como algo de feio, velho e incómodo.

Sim, referimos incómodo, pois é o sentimento que se sente quando debatemos o que fazer com estes locais. Manter os espaços sem lhes dar uso é muito complicado e quando se pensa em criar algo neles, quase sempre se vislumbra um sorvedor de dinheiro. Por isso o destino mais provável e serem arrasados, para darem lugar a algo novo, mas incaracterístico. 

E muitos dos espaços referidos quando chegam aos nossos dias, é quase sempre por mero acaso e raramente por terem sido protegidos ou classificados como de interesse público.
Nas imagens vemos a fachada da fábrica da União Ciclista de Águeda, Lda, que fabricou as bicicletas UCAL.

O edifício ainda se encontra sem ter sido transformado, havendo partes do telhado que já caíram.
Na parte da frente, de linhas modernistas, ainda é possível vislumbrar partes das letras do nome da empresa, pintadas a preto.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário