..

2021/03/15

Motorizada Macal m 70 de competição - Exposição Bicicleta Motorizada


O mundo das provas de competição serve para promover as marcas e para afirmar a capacidade tecnológica, mas também é um importante meio de testar soluções que por vezes passam para os circuitos do dia-a-dia.

Nas imagens vemos uma motorizada Macal M70 de competição, sendo um protótipo desenvolvido por Alexandre Ulisses.

O depósito de combustível desta motorizada é um dos elementos que mais rapidamente associamos às motorizadas de série, modelo M70, fabricadas pela Macal para serem vendidas aos comuns motociclistas, pelo que foi usado neste protótipo.

Depois há uma série de pormenores que são diferenciadores, sendo especiais pelo cuidado com que foram pensados. O guiador com de pequenas dimensões, colocado em posição rebaixada é um deles...

... Tal como o escape, que tem a curva a contornar o motor, seguindo para uma panela em formato de fuso e com terminação num tubo de diâmetro reduzido, depois do cubo da roda traseira.

E como neste tipo de veículo o peso é sempre um factor importante, componentes como o guarda-lamas da roda da frente ou o selim têm uma dimensão reduzida. Deste modo se atinge o princípio de "menos peso, mais velocidade"!

Este exemplar esteve na Exposição Bicicleta Motorizada, no Centro de Artes de Águeda.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário