..

2020/10/27

Carta da A. S. de Carvalho para João Garrido de 1901


Mais uma publicação relativa ao 14.º aniversário do Rodas de Viriato e que nos leva para o início do século passado, ajudando a compreender a história da bicicleta em Portugal, que ainda está por escrever.

É uma carta da empresa A. S. Carvalho, de Coimbra, que foi fundada em 1891, dirigida a João Garrido, do Porto.

Esta empresa dedicava-se à venda de velocípedes e acessórios para eles, pianos, máquinas de costura, artigos elécticos, óculos e lunetas, situando-se na Rua do Visconde da Luz, n.º 25 e 27 (havendo sobreposição de informação feita posteriormente, referindo a Rua da Sophia, n.º 15, 1.º andar, continuando com o título de Casino Velocipédico).

Em relação a bicicletas, a A. S. Carvalho vendia as marcas Clément; Raleigh; Phebus; Metropole e Cravford, tendo oficina ligada ao estabelecimento. Era possível alugar bicicletas, bem como ter aulas para aprender a andar de bicicleta.

Esta folha funcionava como publicidade, mas também como carta da empresa, dando para perceber que nela se fala da venda de uma bicicleta (do que se percebe, foi a um "cliente muito digno"!).

Como o espaço para a escrita não foi suficiente, foi usado o espaço da margem lateral, bem como algum espaço por cima do texto publicitário impresso.

A carta é datada de 23 de Junho (?) de 1901, tendo um carimbo de 24 de Julho de 1901, colocado por João Garrido.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário