..

2020/09/26

Máquina AEG - Cobrança bilhetes Rodoviária Nacional

As máquinas de cobrança de bilhetes em autocarros ficaram na memória de quem andou neste meio de transporte público, por serem máquinas especiais, cheias de botões e muitas vezes com sons característicos.
Já aqui mostrámos as máquinas Almex, usadas pela Transportadora Setubalense, da empresa João Cândido Belo (bem como por muitas outras empresas de autocarros).
Nas imagens vemos outra máquina, também de cobrança de bilhetes em autocarros, desta vez de marca AEG.
Para além da sua forma que nos leva para outros tempos, em que tudo era analógico e funcionava à conta de rodas dentadas, esta máquina AEG tem uma curiosidade no seu interior.
É um ponteiro feito em metal e plástico, que provavelmente serviria para ajustar a máquina. Este tem um local próprio para ser guardado.
O topo está cheia de manípulos, repartidos por 2 zonas, estando associados a números que vão mudando, de acordo com o que é pretendido. 
Lateralmente tem outro manípulo que roda, fazendo sair o bilhete em papel (nesta máquina não está a funcionar). 
Perto da ranhura por onde sai o bilhete tem um botão cinzento em metal, que ao ser puxado permite abrir a máquina e ver o seu interior, onde se destaca o rolo onde se pode ler em letras invertidas "Rodoviária Nacional - Azeitão".
Um pedaço de história que teria muito para contar!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário