..

2017/04/25

Blindado Chaimite V 200 em Pinhal Novo


O blindado Chaimite V200, produzido pela Bravia, é uma viatura que está intimamente associada ao 25 de Abril de 1974, pois foi nela que Marcelo Caetano abandonou o Quartel do Carmo, para poder mais tarde poder exilar-se no Brasil.

Sendo uma viatura fabricada em Portugal, e ainda que tendo parecenças com a americana Cadillac Gage Commando V100, deu à Revolução dos Cravos um toque português. Afinal tratava-se de um assunto nacional e nada como usar a prata da casa (muito provavelmente não terá sido assim, mas se foi, parabéns a quem teve esta ideia).

As imagens que divulgamos juntamente com este texto, servem para assinalar o dia 25 de Abril de 1974 no blogue Rodas de Viriato e foram captadas no dia 23 de Abril de 2017, em Pinhal Novo, onde a viatura Chaimite V200 com matrícula MX-57-44 foi colocada temporariamente em exposição estática num largo desta vila.

A cerimónia oficial contou com a presença de diferentes elementos do poder civil e militar, bem como de populares que se deslocaram ao local para assinalar os 43 anos do Dia da Liberdade em Portugal.

A liberdade que passados todos estes anos permite que muitos fiquem aprisionados na visão dicotómica esquerda / direita, em que se procuram evidências para provar que o outro está errado, que o outro faz mal, que o outro não devia mandar. A liberdade que nos permite querer sempre mais, muitas vezes a partir da influência de alguém que quer o nosso dinheiro, tempo e saúde, contribuindo para o desequilíbrio do sistema pelo qual alguns lutaram.

No Rodas de Viriato usamos a liberdade para mostrar um ponto de vista, que muitas vezes pode parecer deturpado, do valor dos veículos feitos em Portugal, mas temos liberdade para isso!
E temos liberdade para que outros possam com o trabalho que aqui é divulgado, encontrar o que procuram e ter uma vida melhor!

25 de Abril sempre!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário