..

2011/09/25

Auto-maca militar UMM Cournil - Foto da época


Mais um documento histórico que publicamos e que ajuda a acrescentar mais algumas informações à história dos jipes UMM.
Na fotografia podemos ver uma auto-maca militar UMM Cournil. A fotografia data de 1996 e segundo Carlos Peças foi tirada na Serra da Amêndoa, em Mação, onde eram realizados exercícios pelos pára-quedistas, desde o tempo da Guerra em África.
Já aqui mostrámos uma ambulância UMM Cournil e também uma auto-maca UMM Cournil do GOAS / BRIPARAS igual à que mostrámos hoje, mas o exemplar na imagem aparece na sua totalidade, pelo que se podem ver melhor algumas das caraterísticas.
A capota de lona é mais comprida do que o chassis da viatura, de modo a permitir acondicionar o tamanho da maca que transporta. A lona tem impresso lateralmente a matrícula do UMM e os faróis estão protegidos com uma grelha com rede. O pára-choques tem dois pequenos apoios salientes de cada lado da matrícula (para que é que serviam?).
Como o espaço no interior do veículo tinha de estar desimpedido, a roda suplente está colocada no capot.
Pelo puxador da porta e pela dobradiça do pára-brisas, podemos aferir que é um UMM dos primeiros anos de produção.
Termino agradecendo a Miguel Silva Machado do site Operacional por nos ter feito chegar esta fotografia, bem como algumas informações que a permitem contextualizar (obrigado!).

2 Comentários

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Os 2 ganchos ao lado da placa servem para rebocar o veículo. Geralmente em veículos militares se tem 2 ganchos de reboque ao invés de um único, tanto na dianteira quanto na traseira.

João Ferreira disse...

Muitos quilómetros fiz em máquinas dessas

Enviar um comentário