..

2008/05/16

Berliet Tramagal GBH - Interior (pormenores)


Aqui fica o último conjunto de fotografias que faltavam publicar relacionadas com o camião Berliet Tramagal GBH, desta vez relacionadas com o interior da cabine do condutor.

Duas entradas de ar no tejadilho da cabine...

Na imagem anterior pode-se observar a disposição dos vários instrumentos e comandos do tablier. É grande e variado o conjunto de interruptores, conta-quilómetros e luzes no painel. Estas estão legendadas com os seguintes dizeres:
Pisca-pisca reboque, pisca-pisca camião, faróis, direcção, água do motor, óleo do motor, travão traseiro, travão da frente e reboque, travão de soc. (socorro ?...) do camião e travão de soc. do reboque

Ao centro, no tablier existem duas placas, uma diz "Cabine «relaxe»" e a outra diz "Metalúrgica Duarte Ferreira, S. A. R. L. - Divisão Berliet - Tramagal
Arranque do motor
Em tempo frio: Antes de primir o botão do motor de arranque ligar a resistência de aquecimento da admissão durante 30 segundos. Manter a resistência ligada e primir o botão do motor de arranque no máximo de 15 segundos. No caso do motor não pegar, deixar repousar as baterias durante alguns instantes antes de fazer nova tentaiva.
Travão de ar comprimido
Atenção: Nunca iniciar a marcha com as lâmpadas piloto dos travões acesas, o manometro deve indicar 5 kgs. de pressão mínima. A pressão máxima em serviço é de 8 kgs."

Placa das mudanças, situada à esquerda das placas referidas anteriormente.

O banco do condutor do veículo...

E para terminar, uma placa do chassis do camião, situada na parte direita da cabine (junto da zona onde ficam as pernas do passageiro). Nela é referido que o camião é do tipo GBH 12 6x4 e o respectivo número. E que o peso bruto autorizado "do veículo: 22 000 kg", "do conjunto: 38 000 kg".

Mais informação neste blogue sobre este camião:
Berliet Tramagal GBH - Exterior (depósito)
Berliet Tramagal GBH - Exterior (pormenores)
Berliet Tramagal GBH - Exterior (geral)
Berliet Tramagal GBH - Interiores

1 comentário

D´Atalaia disse...

Amigo Rodas de Viriato
Admiro o seu blog, porque tem divulgado com atitude nobre o nome da terra onde nasci.Aproveito para lhe dirigir uma pergunta:- Sabia que além do tão conhecido camião BERLIET comercial,militar e operacionail contra incêndios,foi também construído um protótipo de mercadorias até 3.500 KG totalmente construído pela MDF,a que lhe foi dado o nome de CALI? Éra um lindo protótipo do qual gostaria ainda de ver uma fotografia para recordar.Se possível desde já agradecido.

Enviar um comentário