..

2021/10/31

Classic Auto 2021 - 15.º Salão do Automóvel Clássico, Motos Antigas e Peças - Caldas da Rainha


Vai-se retomando o calendário de eventos relacionados com veículos antigos e já no próximo mês teremos o Classic Auto 2021 - 15.º Salão do Automóvel Clássico, Motos Antigas e Peças, em Caldas da Rainha.
Será nos dias 12, 13 e 14 de Novembro de 2021, na Expoeste.
Para mais informações visitar o site oficial do evento.

Continue lendo...

2021/10/29

Moto Geni com motor Casal 125 cc (1/2) - 15.º aniversário Rodas de Viriato


Há sempre mais para descobrir no mundo das motos fabricadas em Portugal e na comemoração do 15.º aniversário Rodas de Viriato aproveitamos para divulgar o protótipo da moto Geni, que é desconhecido dos entusiastas desta temática.

Esta moto pode ser vista na Exposição Bicicleta Motorizada, no Centro de Artes de Águeda, ao lado de outras motos e motorizadas de competição em diferentes categorias, como se pode ver na imagem seguinte.

Este protótipo Geni, modelo Cross foi construído nos anos 70 pela Geni Sports Motos, de Águeda.

É uma moto com motor Casal M 232, de 125 cc, mostrando que na zona de Aveiro havia quem apostasse em competir, recorrendo à chamada "prata da casa", o que poderia trazer benefícios para os diferentes envolvidos. 

O motor Casal de 125 cc estava equipado com um carburador da Bing, como se vê na imagem anterior.

Sendo um modelo de competição, não estava equipada com farol, tendo no seu lugar uma placa oval plástica que serviria para a colocação do número que a moto teria em cada prova. Sobre essa placa foi pintada a matrícula desta moto Geni.

Quem tiver mais informações sobre esta moto, por favor deixe comentário.

Continue lendo...

2021/10/27

Maqueta de tricarro Famel - 15.º aniversário Rodas de Viriato


É o gosto pelos veículos de fabrico nacional que nos move em busca de novidades e nos leva à divulgação do que encontramos.
Assinalando o 15.º aniversário Rodas de Viriato mostramos fotografias da maqueta de um tricarro Famel, datada dos anos 80, que está em exposição no Museu Duas Rodas.

Esta maqueta é feita num material poroso (esferovite?...), em cartão e aparenta ter umas rodas de plástico por baixo.
Na parte da cabina do condutor foram desenhadas linhas que demarcavam as portas, os vidros e sistema de iluminação. Na parte de trás da cabina podemos ver o que seriam dois vidros verticais, permitindo mais visibilidade e entrada de luz na cabina (quando comparado com os tricarros Famel comuns ou com os tricarros Famel Mamute).

A parte superior da caixa de carga está alinhada com uma linha existente na cabina, notando-se o cuidado com que esta proposta foi concebida.

Continue lendo...

2021/10/25

Publicidade à Rito com motor Rito Twin 50 CC - 15.º aniversário Rodas de Viriato


Continuando a assinalar o 15.º aniversário Rodas de Viriato, fazemos mais uma publicação que acrescenta valor à história das motorizadas fabricadas em Portugal.
Sim, nas imagens vemos um motor para motorizada que foi desenvolvido em Portugal e que não passou à fase de fabrico em série. 

Falamos do motor Rito Twin 50-CC, desenvolvido pela empresa António Ferreira Rito & Filhos, Lda., em Braga.
Este motor foi concebido em 1951 e enquanto a Pachancho e a Alma desenvolviam motores auxiliares para adaptar em bicicletas, ou para serem montados em ciclomotores, a Rito projectava e concebia este motor a 2 tempos, com 50 c.c. de cilindrada e bicilíndrico, para equipar motorizadas.

Se tivesse entrado em produção, como seria o panorama da indústria de motorizadas e de motos em Portugal?
Certamente que diferente!

Na publicidade antiga onde foi publicada a imagem do motor, também podemos ver outros componentes fabricados pela António Ferreira Rito & Filhos, Lda. - Pistões, engrenagens, bielas e cambotas. Para conhecerem melhor a empresa, podem visitar o site oficial da Rito.

A publicidade em questão foi publicada no catálogo da Bicimota 94.

Continue lendo...

2021/10/23

UMM no Paris / Dakar pela equipa Gerard Henon - 15.º aniversário Rodas de Viriato


Assinalamos o 15.º aniversário Rodas de Viriato e como vem sendo norma, os leitores é que têm um presente, com publicações ainda mais especiais.
Ao longo destes 15 anos a labuta tem sido persistente, procurando ir onde ninguém vai, sempre rumo ao esquecimento.
Nas imagens que acompanham este texto vemos um jipe UMM Alter que foi escolhido pela equipa francesa Gerard Henon, para participar no rallye Paris-Dakar de 1985.    

A Gerard Henon era a empresa líder na venda de artigos de couro para homem e com a participação neste prova de competição todo.o-terreno pretendia fazer publicidade e associar os seus produtos ao espírito aventureiro que esta prova tinha. 

Na fotografia vêem-se 4 elementos da equipa, com o equipamento para a prova, onde se destacam camisolas com o emblema da UMM e sacos (em couro???) também com o emblema da UMM.
A fotografia foi feita num local decorado para o efeito, com bidões de combustível e um cenário onde se lê "Paris Dakar Le defi d´un française, Gerard Henon" (em tradução livre: Paris Dakar, o desafio de um francês, Gerard Henon).
No verso da fotografia está um carimbo que explica o seu conteúdo e onde tem referência ao serviço de imprensa que a produziu.

Continue lendo...

2021/10/21

2021: Os 15 anos do Rodas de Viriato


Se os ânus passam por selins ou por bancos, entremeados por panos; no Rodas de Viriato os anos passam entremeados por muitas e boas fotografias e informações.
Assinala-se hoje o 15.º aniversário deste blogue que trata tudo o que é relacionado com veículos fabricados em Portugal.
Nesta data especial (21/10/21), um muito obrigado a quem nos acompanha, aos nossos colaboradores, aos nossos leitores, aos nossos patrocinadores e todos aqueles que de uma forma ou outra contribuíram para este trajecto singular e de qualidade. 
E como vem sendo norma, nos próximos dias haverá presentes para quem nos lê, com publicações ainda mais especiais!
Rumo ao desconhecimento!

Continue lendo...

2021/10/19

Motorizada Troia vermelha - Oficina Moto & Restauro


Lembram-se da motorizada Troia 504 TS por restaurar, que fotografámos na oficina Moto & Restauro em 2015?

Pois esta outra motorizada Troia que vemos nas fotografias, é uma das mais recentes entradas na oficina de restauro de motorizadas antigas, na cidade do Fundão.

Como rapidamente se descobre, foi fabricada pela Confersil, aparecendo a marca no cubo da roda da frente e na de trás.

Este modelo está equipado com motor Casal e está pintado de vermelho.

Para mais informações sobre esta motorizada, contactem a Moto & Restauro pelo Facebook ou se quiserem podem usar outros contactos da Moto & Restauro - telemóvel 962448182, telefone 275 751 241 ou pelo e-mail jadantunes@hotmail.com .

Continue lendo...

2021/10/17

Catálogo bicicletas Órbita - Bicicleta referência 01.08.0601


Continuamos a aproximarmos do final da apresentação faseada do "Catálogo de bicicletas Órbita com 3 bicicletas na capa" e desta vez divulgamos a fotografia da bicicleta Órbita com a referência 01.08.0601, que tinha autocolantes com o nome "Kitty" no quadro e no guarda-corrente.
Nesta bicicleta abundam componentes em plástico rígido de cor branca, seja nos guarda-lamas, nas jantes ou no guarda-corrente.
É uma bicicleta de criança, para iniciação, pois tem rodinhas na parte de trás, para ajudar no equilíbrio.

Continue lendo...

2021/10/15

Letreiro luminoso Motorizadas Macal - Museu Duas Rodas


Começamos a divulgação faseada do que vimos no Museu Duas Rodas, em Sangalhos / Anadia, com este letreiro luminoso das motorizadas Macal, em plástico translúcido, com elementos gráficos coloridos. Tem forma circular e está fixo pela parte lateral.

Nele podemos ver o emblema da marca Macal, que este ano completa 100 anos desde a sua criação.

O letreiro foi fabricado pela Soneres (José Sereno, empresa fundada em 1959) e estava exposto numa das paredes do museu, com a iluminação ligada.

Continue lendo...

2021/10/13

Catálogo brinquedos Grupo Bébécar (1990) Kart A257 #22


E continuamos a pedalar, em mais um kart, ou quadriciclo, da Bébécar.
Neste caso a estrutura é em metal pintado de amarelo e tem componentes em plástico rígido de cor preta, sobressaindo os pneus e o banco do condutor.
Na frente tem um deflector onde está colado um autocolante de um boneco (um rato amarelo???).
É o kart Bébécar com a referência A257, publicado no catálogo de brinquedos Grupo Bébecar do ano de 1990, que temos mostrado.

Continue lendo...

2021/10/11

Publicidade Famel - Guia da 48.ª Volta a Portugal em bicicleta - 1986


Uma simples publicidade pode dar-nos muitas informações e mostrar pormenores, para além do que seria de esperar.
Na publicidade que hoje divulgamos, da marca Famel, lê-se que a Famel Zundapp é "a motorizada do ano" e por baixo podemos ver uma fotografia aérea da fábrica da Famel.  

Deste modo podemos ver a dimensão da fábrica, bem como as diferentes zonas e edifícios.

Continue lendo...

2021/10/09

Visita ao M2R - Museu Duas Rodas


Na longa caminhada pelo reconhecimento e valor do que foi, e é, a história dos veículos fabricados em Portugal, muito pode e deve ser feito.

Quando o Rodas de Viriato iniciou a sua atividade divulgadora destes veículos no ano de 2006, muito havia por fazer na Internet e mais ainda no mundo real. De entre os variados tipos e marcas de veículos, foi no mundo das motorizadas que mais se sentiu a necessidade da criação de um museu, de modo a esclarecer muitos pormenores desconhecidos.

Se havia quem dissesse que se devia fazer um museu das motorizadas portuguesas numa das antigas fábricas, havia quem dissesse que o mesmo deveria ser numa das localidades a que elas estão associadas. E havia ainda quem dissesse que esse museu deveria estar ligado a um outro museu já existente (não por se pretender aglutinar recursos e dar expressão à dimensão deste passado, mas por se considerar que esse museu poderia ter interesse neste mundo). 

Entretanto surgiram exposições (o Rodas de Viriato organizou e montou as exposições Início da Indústria de Ciclomotores em PortugalAlguns dos 100 anos da EFS e A Pedalar) e livros relacionados com as motos antigas portuguesas, permitindo a sistematização de conhecimento sobre o tema e a criação de contactos de diferentes pessoas e entidades que podiam dar aso a outros projectos. 

Mas a criação de um museu era uma realidade que demorava a ganhar forma e a ser concretizada, até que este ano abriu o Museu Duas Rodas - M2R, no Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional de Sangalhos.

E o Rodas de Viriato lá teve uma boa desculpa para ir até ao concelho de Anadia, a uma zona cujo nome está associado a vinhos, mas também a bicicletas e a motorizadas.

Para visitar o Museu Duas Rodas - M2R é conveniente fazer uma marcação prévia, pois o mesmo está instalado no corredor exterior da pista do Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional de Sangalhos. Como há motorizadas, motos e peças expostas sem estarem protegidas por um vidro, a visita é feita por uma guia que vai falando sobre o que está exposto e ao mesmo tempo garante-se que não há furtos ou danos no que está exposto.

A planta do museu tem uma forma oval, pelo que foi criado um percurso com várias "estações" em que é explicada a evolução desta indústria local, mostrando bicicletas, motorizadas, motos, triciclos; bem como uma série de coleccionáveis, documentários e até algumas propostas tecnológicas com realidade virtual.

A visita tem a duração de aproximadamente uma hora e pela variedade do que está exposto, podemos dizer que é recomendada para todas as faixas etárias (como é conveniente num museu...).

E já que falámos do que vimos no museu M2R sem fazer referência às fotos que acompanham este texto, fiquem a saber que na fotografia seguinte vemos uma experiência de realidade virtual em que é possível montar uma SIS Sachs V5 pegando "virtualmente" nas principais peças desta motorizada com a mão.
Caso para dizer: Sangalhástico!

Para mais informações, visitar:

Continue lendo...

2021/10/07

Publicidade aos aros Vuelta - Rodi (Bicimota 94)


A Rodi produziu muitos componentes e peças para a indústria nacional de veículos de duas rodas, tanto com motor, como sem motor.
A publicidade que hoje mostramos foi publicada no catálogo da Bicimota 94 e nela podemos ver um anúncio em língua inglesa aos aros Vuelta, em alumínio, produzidos pela Rodi.
Estes aros eram fabricados para serem montados em bicicletas, tendo um nome que nos remete para a prova de ciclismo espanhola.

Continue lendo...

2021/10/05

Bicicleta Sirla Alfazema (2/2)


Esta bicicleta Sirla Alfazema é o que se chama de um pré-clássico do mundo dos veículos de duas rodas, sem motor, fabricados em Portugal

A cor preta em que está pintada combina com o preto dos pneus, onde o piso cardado - próprio para andar fora de estrada, sobressai quando olhamos para ela.

Depois temos os pormenores em cinzento, sejam eles dos aros das rodas, dos pedais ou de componentes mais pequenos, como parafusos, porcas, cabos... 

O selim é em material esponjoso, amortecendo impactos durante a viagem. 

Continue lendo...

2021/10/03

Pneu Mabor 5.00 - 16 em moto Sunbeam


Pneus antigos são um mero pormenor sem importância para muitos entusiastas de motos antigas (e especialmente de motorizadas antigas), servindo a segurança e a conservação do pneu como desculpa para se optarem por pneus mais recentes.

Mas no 20.º Encontro de Motas Antigas de Pinhal Novo pudemos ver que há quem se esforce por manter o seu veículo com pneus antigos e, neste caso, fabricados em Portugal.

Nas imagens vemos um pneu Mabor, com a medida 5.00 - 16, que estava montado na roda da frente de uma moto Sunbeam pintada de cor preta.

No mesmo encontro em 2015 esteve uma outra moto (ou seria a mesma?...) Sunbeam, também com um pneu Mabor General, mas de medida 4.50 - 16, com piso listado.

Continue lendo...