..

2020/10/30

Catálogo brinquedos Grupo Bébécar - Porsche (1990) #13


E seguindo a viagem, vamos num Porsche de plástico fabricado pelo Grupo Bébécar.
É o carrinho Baby 959, com a referência a B026 do catálogo de brinquedos Grupo Bébecar do ano de 1990 que temos divulgado.
A direção era determinada pela criança que conduzia este brinquedo, podendo usar os pés para criar movimento, ou esperar que alguém empurrasse a viatura, usando para esse efeito o elemento que tem na traseira.

Continue lendo...

2020/10/28

Camião Tramagal TT 13/160 6x6 Turbo ao pormenor - Museu Militar de Elvas (5/5)


E com esta publicação concluímos a comemoração do 14.º aniversário do Rodas de Viriato, bem como a apresentação detalhada do camião Tramagal TT 13/160 6x6 Turbo ao pormenor, que está em exposição no Museu Militar de Elvas.

Neste grupo de fotografias apresentamos pormenores da cabina do condutor, bem como da oficina que tem na zona de carga. 

A cabina está sem a capota, que seria em lona e que resguardava as quatro pessoas que podiam viajar no seu interior.

A zona central e elevada, em resultado da distribuição mecânica que oculta, criando uma barreira física entre o lado direito e o esquerdo.

Em relação à caixa que transporta na traseira, é uma oficina que deste modo podia ser deslocada e usada para fazer reparações em diferentes cenários, nomeadamente de guerra.

Consta que esta oficina não é original, tendo sido adaptada neste camião Tramagal TT 13/160 6x6.

Concluímos o grupo de fotografias com um pormenor da chapa que tem o número de série do chassis deste camião, do qual foram fabricados poucos exemplares. 

E como referimos no início deste texto, assim terminamos a comemoração do 14.º aniversário do blogue Rodas de Viriato, sempre com actualizações diárias durante 14 anos. 
Um novo ciclo se avizinha e com ele novidades ao ritmo que a dança impuser!

Do querer ficar na memória,
Fico com a memória,
Que na memória não fica,
O que queria para memória.

Continue lendo...

2020/10/27

Carta da A. S. de Carvalho para João Garrido de 1901


Mais uma publicação relativa ao 14.º aniversário do Rodas de Viriato e que nos leva para o início do século passado, ajudando a compreender a história da bicicleta em Portugal, que ainda está por escrever.

É uma carta da empresa A. S. Carvalho, de Coimbra, que foi fundada em 1891, dirigida a João Garrido, do Porto.

Esta empresa dedicava-se à venda de velocípedes e acessórios para eles, pianos, máquinas de costura, artigos elécticos, óculos e lunetas, situando-se na Rua do Visconde da Luz, n.º 25 e 27 (havendo sobreposição de informação feita posteriormente, referindo a Rua da Sophia, n.º 15, 1.º andar, continuando com o título de Casino Velocipédico).

Em relação a bicicletas, a A. S. Carvalho vendia as marcas Clément; Raleigh; Phebus; Metropole e Cravford, tendo oficina ligada ao estabelecimento. Era possível alugar bicicletas, bem como ter aulas para aprender a andar de bicicleta.

Esta folha funcionava como publicidade, mas também como carta da empresa, dando para perceber que nela se fala da venda de uma bicicleta (do que se percebe, foi a um "cliente muito digno"!).

Como o espaço para a escrita não foi suficiente, foi usado o espaço da margem lateral, bem como algum espaço por cima do texto publicitário impresso.

A carta é datada de 23 de Junho (?) de 1901, tendo um carimbo de 24 de Julho de 1901, colocado por João Garrido.

Continue lendo...

2020/10/26

Moto Casal RZ 125 - Exposição Bicicleta Motorizada (1/4)


No 14.º aniversário do Rodas de Viriato não podem faltar publicações ainda mais especiais relacionadas com os veículos de fabrico nacional, onde mostramos modelos desconhecidos da maioria dos entusiastas de clássicos.

Nas imagens podemos ver fotos do protótipo de uma moto Casal com motor de 125cc, desenvolvido nos anos 90, antes de a Metalurgia Casal encerrar portas.

É uma Casal RZ 125, que seria como que a versão musculada da motorizada Casal RZ 50 que a empresa produzia.

Com esta Casal, a gama de motos com motor de 125 cc ficava alargada e também contemplava os interesses de clientes que procuravam um modelo de linhas mais urbanas; ficando a meio caminho da outra proposta também desenvolvida pela marca, da Casal RS 125, inspirada nas motos de corrida em pista. 

A Casal RZ 125 que vemos nas fotos foi restaurada e esteve na Exposição Bicicleta Motorizada, no Centro de Artes de Águeda, ao lado de um Casal K 260, que foi a primeira moto 125 da marca.

Brevemente divulgaremos mais fotos e pormenores relacionados com esta moto.

Continue lendo...

2020/10/25

Livro de Instruções moto Macal Minarelli Dakar 125 YLC


No 14.º aniversário do Rodas de Viriato, os leitores é que recebem presentes, como é o caso do dia de hoje, onde graças à colaboração do nosso leitor Daniel Eugénio (muito obrigado!) divulgamos o livro de instruções da moto Macal Minarelli Dakar 125 YLC.
O livro é muito completo, tendo textos, imagens e esquemas que ajudam quem precisar de fazer a manutenção desta Macal 125 cc, ou até de quem precisar de fazer reparações simples.
Para terem acesso grátis ao manual, basta clicarem no link que se segue e guardar o ficheiro no computador. Aqui fica o link:

Continue lendo...

2020/10/24

Karting Fabruima roda 180


E continuamos a assinalar o 14.º aniversário do Rodas de Viriato, mostrando as sinergias que se conseguem a partir da partilha de informações. 
Em 2008 divulgamos uma página de um catálogo da Fabruima, onde era apresentado o karting Fabruima.

Passados estes anos todos recebemos fotografias de um exemplar igual ao que aparece no catálogo, em muito bom estado de conservação (obrigado a Bernardo Marfim dos Santos pela colaboração!). De acordo com a informação recebida, está na família há mais de 40 anos.

Continue lendo...

2020/10/23

Folheto motores Sachs - J. Simões Costa - 14.º aniversário Rodas de Viriato


Continuando a assinalar o 14.º aniversário do Rodas de Viriato divulgamos mais um documento antigo que nos remete para os anos 50, em que a empresa J. Simões Costa publicitava o motor Sachs de turbina que comercializava, bem como as motorizadas que montavam no nosso país: as Sachs Dover e as Cruzador.

É referido que 3 destas motorizadas fizeram parte da Volta a Portugal em Bicicleta e que os motores Sachs com turbina eram a novidade. 
Como forma de promoção, é dito que não valia a pena ao comprador procurar motores melhores, porque não encontraria sequer tão bons!

Este folheto tem um carimbo do agente Francisco Mestre Dias, de Castro Verde, tendo sido impressos na Cisial, em Anadia, num total de 10.000 exemplares, no mês de Agosto de 1955.

Continue lendo...

2020/10/22

Motorizada Famel com motor Mota - 14.º aniversário Rodas de Viriato


Assinalando o 14.º aniversário do Rodas de Viriato mais um grupo de fotografias que nos foram enviadas pelo nosso leitor João Rocha (muito obrigado pela colaboração!), de uma motorizada Famel com motor Mota.

É um exemplar que nos leva para os primeiros tempos da Famel, tendo vários pormenores curiosos, como o velocímetro embutido no farol. Neste, o ponteiro no mostrador começa no lado direito, rodando no sentido do ponteiro dos relógios. O hodómetro está colocado no todo deste componente.

É um exemplar que é uma boa base para um restauro, tendo ao longo da sua vida sido alvo de uma pintura, que cobriu os cromados e a pintura de fábrica.

Junto do motor Mota com 50 cc vê-se o guarda-corrente que protegia o vestuário do óleo da corrente, estando contornado de cor branca. 

Na traseira também podemos ver o escape com terminação aerodinâmica, tipo barbatana de peixe. 

Este ciclomotor Famel com motor Mota tem duas malas aplicadas no suporte de mercadorias, como costumamos ver em ciclomotores Alma e Vilar.

Quem tiver informações sobre este modelo, ou peças para o seu restauro, por favor deixe comentário.

Continue lendo...

2020/10/21

14.º aniversário Rodas de Viriato!


É o entrar na adolescência, com 14 anos de Rodas de Viriato, publicando todos os dias (num total de 5290 publicações) e a pensar como serão os próximos anos!
Os próximos dias serão de festa! E os que se seguem... logo se verá!

Continue lendo...

2020/10/20

Motorizada Perfecta com motor Sachs - 27.ª Automobilia de Aveiro / 2019


A quantidade de viaturas antigas de fabrico nacional que podem ser observadas nas automobilias de Aveiro, são tantas, que há sempre mais alguma para ver, ou então fica a dúvida se já as vimos todas.

Nas imagens podemos ver uma motorizada Perfecta que esteve à venda na 27.ª Automobilia de Aveiro / 2019.

É uma montagem fabricada pela Vilar, tendo um motor Sachs de turbina, situação que até tem destaque no emblema colocado por cima do guarda-lamas da roda da frente, onde se vê o emblema da Fichtel & Sachs.

No mesmo emblema também vemos que foi uma motorizada vendida pela Bicimotor do Porto.

Continue lendo...

2020/10/19

Classic Auto 2020 - 15.º Salão do Automóvel Clássico, Motos Antigas e Peças - Caldas da Rainha


Na contagem decrescente para o final do ano de 2020, não restam muitos eventos relacionados com veículos antigos e clássicos, mas já no próximo mês será possível ir ao Classic Auto 2020 - 15.º Salão do Automóvel Clássico, Motos Antigas e Peças, em Caldas da Rainha.
Sendo um evento que se realiza num sítio geograficamente fora das grandes cidades, é sempre motivo para o visitar e encontrar algumas peças especiais, à venda e em exposição

Continue lendo...

2020/10/18

Catálogo bicicletas Órbita - bicicleta referência 01.04.0314


Podíamos dizer que são variações sobre o mesmo, mas não falamos de carros de topo alemães, pelo que não pode ser. 
Na imagem vemos uma variante das bicicletas dobráveis fabricadas pela Órbita, com selim simples e sistema eléctrico, com farol sobre o guarda-lamas da roda da frente.
É mais uma das imagens do "Catálogo de bicicletas Órbita com 3 bicicletas na capa" que temos divulgado de forma faseada.

Continue lendo...

2020/10/17

Bicicleta antiga Alpa Super Sport - Oficina Moto & Restauro (2/2)


Depois da primeira parte da apresentação da bicicleta Alpa que vimos na oficina Moto & Restauro, aqui fica o segundo grupo de fotografias desta bicicleta que é um aglomerado do melhor que a indústria nacional de bicicletas produziu.
No quadro vemos a marcação feita no metal pela fábrica Vilar, havendo aparentemente também a gravação de um ano, talvez 1959?...
No cubo da roda traseira, da marca Sturmey Archer, de 3 velocidades, está gravado o ano 1962, havendo uma diferença de anos entre estes componentes.
São várias as peças contrastadas com marcas fabricadas em Portugal, tendo o guiador de marca Macal...

Os aros estavam marcados com uma chapa que dizia de "The Inox Estabil".
E os travões eram de alavanca, tendo a ferradura da frente com a marcação Indústrias Macal.

O farol era de marca Miller.
Para contactarem a Moto & Restauro podem usar o Facebook ou se precisarem de alguma informação podem usar outros contactos da Moto & Restauro - telemóvel 962448182, telefone 275 751 241 ou pelo e-mail jadantunes@hotmail.com

Continue lendo...