..

2024/01/31

Blindado Bravia Comando MK III (2/3)


Parece um focinho de cão, com umas pestanas grandes; mas é só um pormenor do blindado Bravia Comando MK III que esteve em exposição na 29.ª Automobilia de Aveiro, em 2023.

Nesta publicação vamos mostrar o interior desta viatura blindada concebida para transportar polícias, guardas e militares para zonas onde podiam ser atacados com armas de fogo.

Na parte central do habitáculo destaca-se a estrutura que permitia a rotação da torre no tejadilho. A parte inferior desta estrutura é feita em malha metálica, o que facilitava a passagem de luz num espaço que se caracterizava por ser escuro, ao mesmo tempo que dava aderência ao calçado de quem nela estivesse.

À volta deste elemento havia vários bancos simples, que podiam ser recolhidos, criando mais espaço útil em caso de necessidade.

Na frente o condutor e o passageiro tinham bancos normais, tornando assim as deslocações mais confortáveis.

As portas não tinham forras, pelo que era possível ver a fechadura, bem como a solda das duas secções de metal que a constituíam.

Na primeira fotografia vemos a designação Comando Mk III colocada sobre o capot, que foi acrescentada depois deste Bravia Comando MK III ter sido restaurado, para evitar ser confundido com o Shorland, que não era fabricado em Portugal. 

Continue lendo...

2024/01/29

Famel XF 17 avistada no Algarve


Foi durante o Passeio de Bicicletas Antigas de Budens que avistámos esta motorizada Famel XF 17 estacionada à porta de um estabelecimento comercial.

Esta personalizada ao gosto do proprietário, que deu destaque à cor amarela na motorizada.
No velocímetro da Veglia / MIL - Miranda e Irmão Limitada, vemos o ponteiro pintado de amarelo, combinando com a cor da motorizada.

Na lateral do selim ainda tinha um autocolante com um número, que seria o que foi atribuído um passeio de motorizadas antigas.

Tendo a Famel XF 17 as linhas desportivas que tem, com facilidade imaginamos turistas estrangeiros a olhar fixamente para esta motorizada e a pedir mais informações sobre ela.

Continue lendo...

2024/01/27

Catálogo Órbita - Bicicletas Portuguesas, Lda. 1973 / modelo Articulado 14


E com a Órbita os mais pequenos também tinham direito a andar de bicicleta.
Na imagem vemos a bicicleta Órbita M 14 Mini, articulada e com rodinhas para iniciação ao andar de bicicleta.
Este modelo estava equipado com pneus 14 x 1 3/8, em borracha branca; combinando com a cor de pintura do quadro, dos pedais e dos punhos.
Tinha travões nas duas rodas (podendo também ser vendida com travão de pedal), os guarda-lamas eram em alumínio, o selim era forrado com napa e trazia campainha. As rodinhas estabilizadoras eram um extra que se podia adquirir.
Esta imagem faz parte do catálogo da Órbita de 1973 que temos divulgado.

Continue lendo...

2024/01/25

Expo Clássicos 2024 - Estremoz


Está para breve mais uma edição do Expo Clássico 2024 - 6.º Salão de Veículos Clássicos e Antigos de Estremoz / Feira de Clássicos, Peças e Acessórios.
Este ano está agendado para os dias 3 e 4 de Fevereiro, no Parque de Feiras de Estremoz.

No evento está inserida a 4.ª Feira de Colecionismo - Colecionismo de Vários Temas; Venda de Peças e Acessórios.
O horário consta no cartaz (clicar na imagem, que ela fica maior).
Evento organizado pela AVCE.  

Continue lendo...

2024/01/23

Alfinete de lapela da Rodoviária Nacional


Na nossa coleção de artigos relacionados com autocarros antigos em Portugal temos várias peças relacionadas com a Rodoviária Nacional, na qual viajaram milhares de pessoas, desde crianças que saiam da escola (e usavam o passe escolar), a pessoas que tanto procuravam chegar a casa / emprego, ou ir passear um pouco.

Este alfinete de lapela antigo tem o emblema da empresa, onde constam as cores da bandeira portuguesa e as duas letras iniciais da marca: RN.
Como foi pintado com recurso a esmalte vítreo, as cores têm nuances e uma profundidade que o tornam muito especial.

No verso vemos que o metal é texturado.

Continue lendo...

2024/01/21

Folheto publicitário Famel XF 17 antigo


A motorizada Famel XF 17 mudou o panorama das motorizadas fabricadas em Portugal.
As suas linhas e as suas performances fizeram com que rapidamente fosse conhecida e desejada. Ainda assim a Famel não se poupou a esforços para a divulgar, pois um bom produto sem ter publicidade, pode-se revelar um mau produto em vendas.

Este folheto publicitário impresso num só lado é prova disso, tendo a imagem a cores de uma Famel Super Sport de cor dourada, vista de lado e alguns dizeres, como "A mais rápida motorizada que circula em Portugal" e "Campeã Nacional 1977".

E as palavras Famel XF17 estão impressas em cor vermelha, destacando-se facilmente.
Este folheto tem um carimbo do agente Augusto da Silva Gaspar, de Mem Martins.

Continue lendo...

2024/01/19

Pin com jipe UMM Alter dos bombeiros (França)


Eles não param de surgir, basta procurar (muito!) e eles aparecem.
Nas imagens vemos mais outro modelo de pin de mola com um jipe UMM Alter, em versão de bombeiros franceses. Na parte superior tem uma luz sinalizadora de emergência de cor azul.

O verso é texturado e tem uma referência ao fabricante francês e um número de telefone.

Continue lendo...

2024/01/17

Salão Motorclássico 2024


Depois de no ano passado o Salão Motorclássico ter transitado para a Cordoaria Nacional, este ano volta a realizar-se no mesmo local, nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro de 2024.
No programa do Motorclássico 2024 estão previstos alguns eventos, destacando-se as exposições dos 50 anos do Volkswagen Golf e dos 70 anos do Mercedes-Benz 300 SL.
O horário do evento é o seguinte:
6.ª-Feira - 23 de Fevereiro: 14 horas às 20 horas.
Sábado - 24 de Fevereiro: 10 horas às 20 horas
Domingo - 25 de Fevereiro 10 horas às 19 horas.
Mais informações no site oficial do Salão Motorclássico.

Continue lendo...

2024/01/15

Camião Gazela ao pormenor - B. V. de Cerva (6/7)


Uma Cerva é a fêmea de um veado, animal que gosta de pastar por serras. E Cerva também é o nome de uma localidade localizada numa zona de vale, entre montanhas, onde existe um camião de marca Gazela, que pertence aos Bombeiros Voluntários de Cerva.

Temos mostrados diferentes pormenores deste camião fabricado pela Bravia / VM (Veículos Motorizados) e hoje incidimos mais na parte inferior, que é pouco conhecida, por estar numa zona de acesso visual mais limitado.

Como dissemos numa publicação mais antiga, este camião Gazela 4x4 tem o veio de transmissão traseiro em falta, como se pode ver na segunda imagem. Isto não o impede de circular, pois o conjunto dianteiro está funcional. 

Uma das características dos camiões de bombeiros da Bravia / VM é terem fortes amortecedores com molas de lâminas, que permitem suportar o peso da água transportada e a circulação por terrenos acidentados e com obstáculos. 

Na parte inferior do camião Gazela também podemos ver a tubagem e sistema de bombeamento de águas, entre o tanque e as agulhetas de combate a incêndios.

Respeitando a tradição portuguesa do fabrico de veículos com chapa quinada, vemos na imagem anterior os diferentes planos do metal, bem como o sistema de reforço estrutural usado na parte inferior.

E terminamos a apresentação deste conjunto de fotografias com um pneu de fabrico português, da marca Camac, modelo CJ 110, com a medida 9.00 - 16, que é usado no eixo traseiro.

Continue lendo...

2024/01/13

Motorizada ML / EFS GT Super restaurada - Oficina Moto & Restauro


Depois da apresentação da motorizada EFS GT Super que aguardava por ser restaurada na Moto & Restauro, é hoje dia de divulgar as fotos do restauro concluído.
E mais uma vez temos uma motorizada como novo, parecendo que saiu da linha de montagem em Águeda.

Foi mantido o mesmo esquema cromático e refeitos todos os cromados, como facilmente se vê pelo tampão do depósito de combustível que observa na imagem anterior. Funciona como um espelho!

No depósito de combustível também foi colocado o autocolante com o emblema da EFS que tem as recomendações dadas pela marca, para que a motorizada fosse usada correctamente e, deste modo, prolongada a  sua vida útil.

E está pronta para circular pelas estradas nacionais e para reluzir quando o raios solares incidirem sobre ela.

Para mais informações sobre restauros, podem visitar a página da Moto & Restauro no Instagram e se precisarem de telefonar para a oficina, aqui fica o contacto Moto & Restauro - telemóvel 962448182 ou o 968423967 (Moche) ou pelo e-mail jadantunes@hotmail.com.

Continue lendo...

2024/01/11

Alfinete de lapela da Miralago


Este alfinete de lapela da Miralago está pintado de preto e é feito em metal dourado.
Entrou recentemente na nossa coleção destes pequenos artigos promocionais que se faziam antigamente.

Ao vermos o elemento gráfico com mais pormenor, percebemos que é um ciclista com uma grande cabeça de roda dentada.

No verso vemos que o alfinete foi preso com recurso a solda.

Continue lendo...

2024/01/09

Foto de Mini Moke vermelho novo


Quando olhamos para a parte de trás do Mini Moke que aparece nesta fotografia antiga, conseguimos vislumbrar um outro de cor azul. Como esta foto veio num lote, este será o Mini Moke novo de cor azul que já divulgámos (e que vinham também no mesmo conjunto).
Este exemplar tem uma capota em lona de cor branca e com zonas de plástico transparente, transformando este descapotável numa automóvel com capota.
Entretanto fica a pergunta, será Setúbal a cidade que se vê em último plano?

Continue lendo...

2024/01/07

Pin da Casal em azul e com mola


Depois de divulgar um pin com as letras da Casal recortadas, divulgamos outro em que o nome da marca aparece dentro do hexágono característico.
Este está pintado de azul escuro, lembrando a cor que foi muito usada em motorizadas como a Casal K 181 ou na Casal K 270.

Este pin da Casal está disponível para venda, ou troca.
Para pedir mais informações sobre ele, usar o contacto de e-mail existente na lateral direita do ecrã ou clicar >> AQUI <<

Continue lendo...

2024/01/05

Catálogo Órbita - Bicicletas Portuguesas, Lda. 1973 / modelo Sport 26


E aqui fica mais uma fotografia do catálogo da Órbita de 1973, onde consta esta bicicleta Órbita Sport 26.
Este modelo tinha os guarda-lamas e o guarda-corrente pintados de branco, combinando com os pedais com borrachas brancas.
Pela sua forma faz lembrar as tradicionais pasteleiras, mas esta tem travões por cabo e rodas com pneus 26 x 1 3/8.
O suporte de mercadorias que aparece na imagem era cromado.
Esta Órbita podia ser equipada com grupo eléctrico; bomba de ar; cubo de 3 velocidades na roda traseira; conjunto de ferramentas e descanso lateral. 

Continue lendo...

2024/01/03

Folheto motorizada Macal Dakar Junior


Quando se tem nas mãos um panfleto antigo como este, das motorizadas Macal Dakar Junior, ficamos com a sensação de que aquela conversa de "os fabricantes nacionais não se esforçaram por ter produtos de qualidade e por isso encerraram portas" está um pouco mal contada.

Nas imagens vemos fotografias deste modelo da Macal, pensado para andar fora de estrada, pelo que foi buscar o nome a uma cidade africana - Dakar, cujo nome está ligado a uma importante prova de todo-o-terreno.

No verso do folheto vemos as caraterísticas técnicas da Macal Dakar Junior, divididas em dois quadros: o motor e a parte do "quadro".
Esta motorizada podia ser equipada com motor Macal Minarelli RV4 ou RV6, com 49,6 cc.

O quadro era em mono-trave e duplo berço, tendo suspensão traseira com braço oscilante com mono amortecedor a gás.
A roda dianteira tinha travão de disco de 220 mm e o depósito de combustível tinha capacidade para 10 litros.

Continue lendo...

2024/01/01

Carrinho de bebé da Orim


Ano Novo, Publicação Nova!
É o que se poderia dizer se assim fosse, pois as publicações no Rodas de Viriato não param há 17 anos e esta é só mais uma!

O que há de especial nela, é falar de mais uma marca de Caldas de São Jorge, onde também foram fabricados brinquedos da Fabruima, da Fabrinca, da Bébécar, da Carbébé, da Sóbrinca...

É a marca Orim, que lida do fim para o início dá o nome Miro e que ainda não constava neste blogue.

O carro de bebé tem uma estrutura de metal, que suporta uma parte em madeira e em napa, com recurso a correias em couro. A rodas têm pneus de borracha maciça. Os guarda-lamas das rodas já tiveram cromado.

Como se vê nas imagens, o estado de conservação não é o melhor, mas ainda poderá (no limite) dar peças para um que esteja em melhor estado e que vá ser recuperado.

Quem tiver mais informações sobre a marca, por favor deixe comentário. Obrigado!

Continue lendo...