..

2023/10/30

Blindado Bravia Comando MK III (1/3) - 17.º aniversário Rodas de Viriato


E com este grupo de fotografia do blindado Bravia Comando MK III que esteve em exposição na 29.ª Automobilia de Aveiro, terminamos as comemorações do 17.º aniversário Rodas de Viriato.

Ao longo da caminhada de divulgação dos veículos fabricados em Portugal, que temos feito no mundo digital, este veículo foi um dos que esteve ao abandono e entretanto já tem assegurado o futuro num espaço museológico.

Este é um de dois protótipos que a Bravia fabricou para ver se conseguia que fosse adquirido pelas forças policiais portuguesas, o que acabou por não acontecer, tendo sido adquiridos os Shorland MK III. Este último tinha a frente de um jipe Land Rover, com arestas e vértices arredondados, enquanto que a restante viatura era em arestas vivas.

Esta situação não acontecia no Bravia Comando MKIII, que estava cheio de superfícies com chapa a direito e arestas em linha reta, dando-lhe um aspecto coeso e harmonioso.

Esta viatura foi desenhada por Aníbal Luís, que também esteve envolvido na projecção de dumpers da VM - Veículos Motorizados. S.A.R.L.., um dos quais tinha o balde de carga rotativo, o que permitia o despejo de materiais para o lado. 

Tal como acontecia nos blindados Chaimite, aqui as chapas em metal também foram soldadas.
Na parte superior era possível ver uma torre que fazia parte dos catálogos da Bravia para o blindado referido.

Sendo uma viatura de manutenção da ordem pública, tinha protecções para os vidros da frente, que em caso de necessidade, eram tapados por duas chapas de metal com aberturas cobertas por vidros sobrepostos, como acontecia no blindado Chaimite (situação facilmente observável na 5.ª fotografia desta publicação).

Continue lendo...

2023/10/28

Bicicleta UCAL / Choupal com 5 velocidades (1/3) - 17.º aniversário Rodas de Viriato


Continuando a assinalar o 17.º aniversário Rodas de Viriato, divulgando mais uma bicicleta antiga muito especial, tal como aconteceu recentemente com a UCAL / Berline tipo BMX

É uma bicicleta UCAL / Choupal, tratando-se do modelo Cross Deluxo, com 5 mudanças na roda traseira.

Sim, este modelo tem 5 velocidades e não 4, como acontecia em algumas das bicicletas Órbita Crosse ou com as Vilar Catita com 3 velocidades.

No caso desta bicicleta antiga UCAL, o selector das mudanças é da marca Gian Robert e o desviador é da marca Ferfil.

O selector Gian Robert está colocado no quadro, entre a coluna da direção e a zona do selim, deslocando-se para a frente e para trás.

Com este sistema de mudanças não era necessário dar ao pedais em sentido contrário, quando se engrenavam as mudanças, como acontecia com as que estavam equipadas com cubos da marca Sturmey Archer.

Esta bicicleta UCAL / Choupal estava equipada com uma campainha eléctrica, como podemos ver na imagem anterior, que funcionava com uma pilha.

Este exemplar está em estado original, sendo possível ver a pintura cor de laranja com que saiu da fábrica da UCAL - União Ciclista de Águeda, L.da, bem como os restantes acessórios e componentes.

Continue lendo...

2023/10/26

Carta da FAMEL de oferta de emprego - 17.º aniversário Rodas de Viriato


Curiosidades são sempre bem-vindas e no 17.º aniversário Rodas de Viriato não é diferente.
Divulgamos o que para muitos é um papel que nem no papelão deveria estar, por pensarem que seria lixo... Mas como pensamos de forma diferente, valorizando o nosso passado, este é um papel que já está guardado no arquivo.

Trata-se de uma carta expedida pela Famel - Fábrica de Produtos Metálicos, L.da. e dirigida a uma pessoa que anteriormente tinha mostrado a sua disponibilidade para trabalhar na fábrica de motorizadas Famel.

É datada de 14 de Janeiro de 1988 e nela é referido que caso o destinatário ainda pretendesse o emprego solicitado, que se deveria dirigir à Secção de Pessoal da Famel, no mais curto espaço de tempo.

A carta tem um carimbo e a assinatura do gerente.
Está impressa sobre papel "Linho Bond", que tinha a marca de água que se pode ver na fotografia anterior.

Continue lendo...

2023/10/24

Bata da Macal Husquevarna - 17.º aniversário Rodas de Viriato


Continuando com uma série de publicações ainda mais especiais, a propósito do 17.º aniversário Rodas de Viriato, pelo que hoje divulgamos fotografias de uma bata antiga de um operário da Macal Husquevarna

É feita em tecido de algodão, tingido de azul escuro e aperta na parte da frente com recurso a 4 botões.
O tecido tem uma espessura adequada ao tipo de trabalho que era realizado pelo funcionário desta marca de motorizadas de Águeda.

Tem 3 bolsos, dois deles na zona da cintura e um na zona do peito.
Este tem impressa a marca e o emblema da Macal Husquevarna com tinta amarela, muito provavelmente com recurso a serigrafia.

O mesmo acontece nas costas, na zona dos pulmões.
Aqui é possível verem-se duas zonas de acumulação de tinta na zona da costura vertical, devido à diferença de alturas do tecido.

Na parte de dentro podemos ver duas etiquetas, uma delas de dimensão muito pequena com o número 10 e outra com a referência ao fabricante, as confecções Pinto e Gorete, Lda; que surgiu em 1988, pelo que este vestuário de trabalho será posterior a esse ano.

A bata da Macal que aparece nas fotografias foi usada por um funcionário que trabalhou na parte do fabrico de peças (designada na gíria dos funcionários por "ferruge") ou da linha de montagem.

Continue lendo...

2023/10/22

Manual da Vilar 125 cc - Modelo de 1952 - 17.º aniversário Rodas de Viriato


Assinalando o 17.º aniversário do Rodas de Viriato, divulgamos uma publicação ainda mais especial que funciona como um presente para os nossos leitores.
Esta acaba por sintetizar o esforço que têm sido feito nos últimos tempos: a procura, aquisição e disponibilização de material especial, por exemplo catálogos e manuais (a par da inversão da filosofia da livre disponibilização de material, que acabava por ter um efeito perverso, comprometendo o futuro e sobrecarregando a equipa técnica). 

Assim, é com muito orgulho que apresentamos um manual de instruções e de uso da moto Vilar 125 cc, modelo de 1952, inteiramente original e em excepcional estado de conservação. Até o lacinho em cordão de fio de cor bordô tem o nó original!

É uma publicação feita pela Fábrica Nacional de Bicicletas e Motociclos de Vilarinho & Moura, L.da, do Porto.
Logo no início da publicação é referido que no modelo de 1952 da moto Vilar foram introduzidas melhorias e feitas algumas considerações sobre o uso da moto / informações com ela relacionadas.

Depois são apresentadas de forma detalhada as catacterísticas técnicas do motociclo Vilar, do tipo utilitário 125 cc, nomeadamente sobre o motor Villiers 125 cc.; da caixa de velocidades; da ignição; da bateria; da vela e do claxon...

E também do carburador; dos colectores de escape; do quadro; da forqueta; das rodas; dos travões; da iluminação; do depósito de gasolina; da transmissão; dos guarda-lamas; do selim; do acabamento; das ferramentas; do descanso; do peso (85 kg!) e da velocidade, atingindo um máximo de 80 / 90 kms/h.

Paralelamente às informações escritas são apresentadas fotografias, tanto da totalidade da moto Vilar 125 cc, como de pormenores. 
Depois segue-se uma parte sobre o modo de funcionamento da moto e sobre cuidados a ter para evitar problemas ou avarias.

Perto do fim há uma série de indicações úteis relacionadas com a vela, com o carburador, com os travões e com os platinados. E termina com dados sobre a garantia do moto Vilar 125 cc e com a referência aos preços do motociclo.

Esta publicação foi impressa na tipografia António Pereira & Santos, Lda, do Porto.

Continue lendo...

2023/10/21

17.º aniversário Rodas de Viriato


É com imenso pesar e profunda consternação que informamos que o Rodas de Viriato cumpriu mais um aniversário (17 mais concretamente!) e continuou a sua trajectória de divulgação do passado, do presente e do futuro dos veículos fabricados em Portugal.
Nos próximos dias haverá publicações ainda mais especiais, para quem interessar.

Continue lendo...

2023/10/19

Reportagem da 29.ª Automobilia de Aveiro / 2023 (2/2)


E é com uma fotografia de dois jipes de fabrico português - um UMM Alter e um jipe Portaro, que iniciamos a apresentação da segunda parte da reportagem da 29.ª Automobilia de Aveiro / 2023.
Estes estavam integrados numa exposição de viaturas todo-o-terreno antigas / clássicas, de diferentes marcas.

Em termos de comércio, e como já mostrado na publicação anterior, não faltavam escolhas, especialmente no que diz respeito às motorizadas fabricadas em Portugal.
As Famel XF17 continuam a estar entre as mais cobiças, pelo que não faltavam exemplares à venda. 

No que diz respeito às duas rodas sem motor, também havia várias bicicletas disponíveis.
Na imagem anterior vemos uma Vilar Catita que estava para venda, ao lado de um kart a pedais e de vários triciclos, também a pedais.

Se havia veículos que se encontravam facilmente, como o tricarro da imagem anterior, outros tinham se ser procurados com mais calma e atenção, como acontecia por exemplo na parte exterior dos pavilhões, onde estavam muitas bicicletas disponíveis para venda.

Mas a Automobilia de Aveiro é conhecida por ser mais do um espaço de venda, havendo muitas exposições, bem como iniciativas a decorrer durante o evento.

As viagens em autocarro antigo pela cidade de Aveiro continuam a ser uma delas, contado com a colaboração do Clube Viação Clássica. Um dos autocarros que este clube tinha em exposição era o UTIC Volvo B10M, que vemos na imagem anterior.

Outra das exposições patente era sobre os 75 anos dos veículos todo-o-terreno Land Rover, estando na lateral exterior dos pavilhões uma mostra com diferentes modelos, um dos quais era um jipe União, produzido em Angola.

Quem também fazia anos era a Harley Davidson, mais concretamente 120 anos, pelo que havia exposição de várias motos antigas desta marca, algumas das quais com atrelagem lateral.

Já as motos da BMW faziam 100 anos, o que também foi assinalado com uma exposição de diferentes modelos, como se pode ver na imagem anterior.

As forças de segurança nacionais têm estado presentes nas edições da Automobilia de Aveiro e este ano não foi excepção. 

Pelo meio das diferentes exposições também era possível ver motos militares, o que juntava diferentes mundos no só veículo. Quem não gosta de ver motos com side-car e imaginar onde é que elas cumpriram missões militares?.

Entretanto iremos divulgar veículos que estiveram no evento e que merecem um artigo.
E já estamos a contar os dias que faltam para a 30.ª Automobilia de Aveiro 2024.

Continue lendo...

2023/10/17

Braçadeira do Moto Clube de Lisboa - Concorrente


Certamente que quando esta braçadeira (?) de pano foi usada ainda não se tinha realizado o filme "Easy Rider" e pertencer a um moto clube não era para qualquer um. Entretanto passaram várias décadas e os valores e princípios mudaram muito.

É mais uma peça de valor histórico que entrou nos baús do Rodas de Viriato, tendo sido usada por um concorrente do Circuito de Mirandela.
Não está datado, mas deverá ser dos anos 50.

É em pano com impressão a várias cores, tendo como elemento central o emblema do MCL, com as cores da bandeira portuguesa - à esquerda, e com as cores do município de Lisboa - à direita.

Na parte interior tem escrito com esferográfica:
"Mal cheguei foi o terror das bonecas que eram tão belas malucas", estando assinado e tendo a referência a um 7.º lugar.

Continue lendo...