E com este grupo de fotografia do blindado Bravia Comando MK III que esteve em exposição na 29.ª Automobilia de Aveiro, terminamos as comemorações do 17.º aniversário Rodas de Viriato.
Ao longo da caminhada de divulgação dos veículos fabricados em Portugal, que temos feito no mundo digital, este veículo foi um dos que esteve ao abandono e entretanto já tem assegurado o futuro num espaço museológico.
Este é um de dois protótipos que a Bravia fabricou para ver se conseguia que fosse adquirido pelas forças policiais portuguesas, o que acabou por não acontecer, tendo sido adquiridos os Shorland MK III. Este último tinha a frente de um jipe Land Rover, com arestas e vértices arredondados, enquanto que a restante viatura era em arestas vivas.
Esta situação não acontecia no Bravia Comando MKIII, que estava cheio de superfícies com chapa a direito e arestas em linha reta, dando-lhe um aspecto coeso e harmonioso.
Esta viatura foi desenhada por Aníbal Luís, que também esteve envolvido na projecção de dumpers da VM - Veículos Motorizados. S.A.R.L.., um dos quais tinha o balde de carga rotativo, o que permitia o despejo de materiais para o lado.
Na parte superior era possível ver uma torre que fazia parte dos catálogos da Bravia para o blindado referido.
Sendo uma viatura de manutenção da ordem pública, tinha protecções para os vidros da frente, que em caso de necessidade, eram tapados por duas chapas de metal com aberturas cobertas por vidros sobrepostos, como acontecia no blindado Chaimite (situação facilmente observável na 5.ª fotografia desta publicação).
Sendo uma viatura de manutenção da ordem pública, tinha protecções para os vidros da frente, que em caso de necessidade, eram tapados por duas chapas de metal com aberturas cobertas por vidros sobrepostos, como acontecia no blindado Chaimite (situação facilmente observável na 5.ª fotografia desta publicação).