..

2011/07/31

Pin UMM Troféu Tudor


Nestas lides do coleccionismo relacionado com veículos nacionais, há peças que têm a capacidade de agregar uma série de coisas especiais e este pin parece ser um desses casos...
É um pin que faz publicidade ao campeonato UMM Troféu que existiu no nosso país, quando a UMM estava em força, tal como o todo-o-terreno nacional, que vivia momentos que não se voltarão a repetir tão brevemente.
Outro facto especial, é que a Tudor era uma das empresas que patrocinava jipes que competiam na prova referida, pelo que a marca consta por baixo do UMM. Atrevo-me a dizer que era um pin oferecido pela Tudor, pois é a marca que mais se destaca.

A terminar, resta dizer que este pin foi fabricado pela Publipin.

Continue lendo...

2011/07/30

Autocarro Marcopolo Viaggio G II com chassis Volvo


Mais um autocarro Marcopolo Viaggio G II, mas desta vez com um chassis Volvo B12.

O exemplar das imagens pertence à Câmara Municipal de Beja, tendo o n.º 1 da frota de autocarros da autarquia em questão.

Continue lendo...

2011/07/29

Anfesa RV 50 M117 no Catálogo Motojornal 1991


Mais uma imagem do Catálogo Moto Jornal de 1991, mas desta vez com uma Anfesa RV 50 M117.
Esta moto estava equipada com motor Casal M 117, pelo que a designação do modelo do motor foi usada na designação do modelo da moto. O que é estranho é que o 50 da designação, neste caso não corresponde à cilindrada, pois era um motor com 80 cc.
Tinha 6 velocidades e pesava 80 kg.
Foto retirada do Catálogo 91 do Moto Jornal.

Continue lendo...

2011/07/28

11.º Encontro de Motas Antigas - Pinhal Novo


Já está agendada mais uma edição do Encontro de Motas Antigas de Pinhal Novo, que terá a sua 11.ª edição este ano, no dia 18 de Setembro.
Para qualquer assunto, deverão contactar o Moto Clube de Pinhal Novo.

Continue lendo...

2011/07/27

SIS Morini Europa - Panfleto


Este panfleto é das motorizadas Morini Europa Aut. e 2 V.
O modelo é o mesmo, com diferença de que um tinha caixa de velocidades automática e o outro modelo tinha caixa com 2 velocidades.

Este modelo não era fabricado em Portugal, mas usava o nome da SIS, como se pode ver por cima do farol. Eram vendidos pela Morini - Motores e Veículos, S. A. de Anadia.
Agradeço a Márcio Martins pelo envio deste panfleto.

Continue lendo...

2011/07/26

Debulhadora fixa Tramagal na Automobilia de Aveiro


Mais uma máquina da Tramagal que esteve para venda na Automobilia de Aveiro de 2011. Aparentemente trata-se de uma debulhadora fixa.
Dois dos rodados têm pneus de borracha, enquanto que os outros são de ferro.

Mais uma vez o meu obrigado a Miguel Logo do blogue Os Clássicos do Lobo, pelo envio das imagens!

Continue lendo...

2011/07/25

SIS Sachs Minor GT - Oficina João ferreira


Esta motorizada SIS Sachs Minor GT foi recuperada na oficina de João Ferreira.

Estava equipada com várias peças de fabricantes nacionais, como no caso dos cubos que eram da Vilar.

O vidro do farol é da MIL.

Já o farolim é da A. Maia de Sangalhos.

Para qualquer assunto relacionado com esta motorizada (ou para comprar), podem telefonar para os seguintes números:
- 965205686 - João Ferreira
- 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com

Continue lendo...

2011/07/24

Brinquedo Fabruima "Simca" de 1960 (parte 2/2)


Lembram-se do Brinquedo Fabruima "Simca" de 1960 do qual já aqui mostrámos algumas imagens?
Pois hoje apresentamos as restantes fotografias, começando com uma vista da traseira, onde se pode ver a matrícula BA-19-60.

O brinquedo era a pedais e tinha um sistema eléctrico que funcionava com uma pilha. Essa pinha era colocada do lado esquerdo do condutor, num local próprio. Neste exemplar, há marcas de uma das pilhas se ter degradado e, consequentemente, corroer o metal.

A carroçaria é em madeira pintada, com frisos em metal. O banco era em napa com uma das cores da pintura.

A terminar, uma fotografia da campainha eléctrica que equipava o carro e que estava colocada na parte de dentro do mesmo.

Continue lendo...

2011/07/23

Passeio de Bicicletas Antigas - Lardosa - 2011


Mais um evento que já circula na Internet, é o Passeio de Bicicletas Antigas, que terá lugar dia 1 de Outubro de 2011, em Lardosa (perto de castelo Branco).
O evento está inserido na feira do Feijão Frade, que terá lugar nos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro.
A concentração está prevista para as 8 horas da manhã, com saída para passeio às 9 horas.
Está ainda prevista passagem pela barragem da Santa Águeda (Marateca).
A inscrição custa 15 euros, limitada a 200 bicicletas pasteleiras.
Os ciclistas deverão usar de boina, sendo que o/a melhor caracterizado/a receberá um prémio.

Mais informações:
- Blogue Pintoinfante.blogspot.com

Continue lendo...

2011/07/22

Bicicleta Quiper - 2.º Passeio Pasteleiras Pinhal Novo


mais uma das bicicletas que estave no 2.º Passeio das Pasteleiras de Pinhal Novo.
É uma bicicleta de marca Quiper, com sede na Rua da Sota em Coimbra, onde também eram vendidas as motorizadas e bicicletas Fakir.

Continue lendo...

2011/07/21

Revista Motos Clássicas e Vintage n.º 14


Já recebemos o nº 14 da revista Motos Clássicas e Vintage, relativo ao mês de Agosto, mês de excelência para se lerem revistas na praia.
O destaque vai para o ensaio a uma Famel XF 17 Super (é a que aparece no canto inferior direito da revista). Intitulado "À beira da lenda", nele é contada a história deste modelo com linhas desportivas, bem como as impressões de quem a conduz, comparando-a a outros modelos. Termina com a ficha técnica das caraterísticas do modelo.

Mas o conteúdo não fica por aqui, destacamos:
- Artigo sobre a Harley-Davidson FL 1200 Electra Glide de 1975;
- Reportagens sobre o 10.º Encontro Nacional de Sobral do Paredão, sobre a 10.ª Concentração de Motos Antigas de Rebordosa e sobre o Passeio Vespas na Praia;
- Artigo sobre os 50 anos no mundial de velocidade (1.ª parte);
- Entrevista a Piero laverda;
- Artigo sobre o piloto Bill Ivy;
- Reportagem sobre o Troféu Nacional de Clássicas Fuchs Silkolene em Braga.
E a terminar, as "Fichas de Clássicas", onde constam 9 veículos nacionais (Casal Carina; Casal K 181, Casal K 270, Casal K 276, Vilar Cucciolo, Famel XF 17, Macal M 70 Sport, SIS Sachs Minor, SIS Sachs V5), com algumas características e cotação de mercado.

(revista gentilmente oferecida pela editora)

Continue lendo...

2011/07/20

3.º Exposição e Convívio de Amigos dos Velhos Ciclomotores


No próximo dia 7 de Agosto, decorrerá a 3.º Exposição e Convívio de Amigos dos Velhos Ciclomotores, em Peral.
As inscrições e a concentração começam às 9 horas, seguindo-se passeio, almoço, jogos e baile.
O evento é promovido pelo Grupo Cultura e Desportivo de Peral.

Continue lendo...

2011/07/19

Alfinete de lapela dos 50 anos da EFS


Há um dia avançamos com a ideia de comemorar os 100 da EFS e logo a seguir recebemos um e-mail de Carlos Caria com 2 alfinetes de lapela da sua colecção.
Na missiva que acompanhava as fotografias, podia-se ler que era uma "pequena e modesta contribuição para as comemorações dos 100 anos da EFS". Mas a missiva é que era modesta, pois um dos alfinetes de lapela que aparece nas imagens é relativo à comemoração dos 50 anos da EFS, em 1961! Esta data, juntamente com a de 1911, estão de cada lado, por baixo das folhas de louro do símbolo da marca.

Por baixo das letras EFS, pode-se ler "220 m", referência esta a um dos modelos mais populares da marca.
Pelo exposto, percebe-se porque é que o emblema tem partes a dourado, que mais do que uma escolha cromática, também poderá ser uma alusão às "bodas de ouro" da marca.

O outro alfinete de lapela tem as letras EFS e a palavra Portugal por baixo, tudo dentro de uma forma triangular (igual ao que já aqui mostrámos).
E assim se conhece mais um pouco desta marca, graças à colaboração de Carlos Caria!

Continue lendo...

2011/07/18

Sonap - O óleo que vence o tempo (Publicidade)


Esta publicidade ao óleo da Sonap foi publicada na revista Mundo Motorizado, de 20 de Janeiro de 1959, ano II, nº 31.
Segundo a publicidade o óleo Sonap Multigrade vencia o tempo, pois permitia o melhor arranque em qualquer estação do ano, tanto em scooters, como em automóveis, como em camiões e como em autocarros.
Agradeço a Carlos Martins (Old Moped) pelo envio da imagem (obrigado!).

Continue lendo...

2011/07/17

100 anos da EFS - Que fazer?



[O antes]
Começo por dizer que a minha relação com a EFS é daquelas coisas que se aproximam do "engole o que cuspiste". Isto porque quando me interessei pelos veículos de produção nacional, sempre que via uma motorizada EFS (especialmente o modelo GT Super) pensava: "Que coisa tão mal amanhada!..." ou algo parecido (eventualmente mais obsceno)...
Depois comecei a conhecer melhor a marca e os seus (milhentos) veículos de 2 rodas, com e sem motor. Pelo meio conheci a EFS Mini Puch e mais tarde outro modelo com motor Puch, o M 125, que basicamente é um modelo GT Super em XL. O feio virava bonito e o vírus começava a propagar-se!
Entretanto puxa-se uma cereja e vêm mais duas ou três... Ora uma catálogo, ora uma fotografia na Internet, ora uma bicicleta, ora a história da marca ... E... Espera lá! A EFS foi fundada em 1911! Estamos em 2011, são 100 anos! É preciso fazer alguma coisa!

[Que fazer?]
Não gosto muito de chamar a mim o que deve ser feito por outros, especialmente quando há entidades competentes para o fazer. Mas o problema, é que muitas vezes quem está nas ditas entidades, tanto pode estar lá, como estar num lagar de azeite. É igual, o que importa é o ordenado no final do mês. Enquanto que quando se gosta de uma coisa, o ordenado não importa.
Por outro lado, neste caso qual ou quem seria a entidade competente?
Os mais atentos terão parado para pensar nesta questão durante uns 15 segundos, não encontrando ninguém. Os menos atentos em dois segundos lembraram-se logo de um museu ou de uma feira que o poderiam fazer, mas... O museu ou os museus, estão mais ocupados com carros e motos a sério, exibidos em eventos com nomes pomposos em inglês e a feira ou as feiras também estão ocupados a vender lotes de espaço no pavilhão... Se sobrar algum espaço, de preferência num canto onde ninguém passa, até se podem mostrar umas 5 ou 6 motorizadas, que alguém empresta para o evento e sempre é mais uma coisa para o programa...

[Os 100 anos da EFS e o RDV]
Sendo o Rodas de Viriato um espaço onde se divulgam informações sobre veículos de fabrico nacional e, consequentemente, um espaço de encontro daqueles que se interessam pelos mesmos, porque não criar condições para a comemoração do centenário da EFS?
E digo criar condições e não digo organizar uma concentração / encontro / exposição como muitos estarão habituados, porque:
- Pretendemos que cada proprietário (ou condutor) seja tão livre quanto o seu veículo lhe permite. Pelo que não haverá uma inscrição paga, um percurso realizado num só sentido, um programa que só enriquece quem organiza o evento e os proprietários dos estabelecimentos onde se para, seja para almoçar, degustar ou ver qualquer coisa.
- Pretendemos que da eventual comemoração do centenário da EFS resulte qualquer coisa de concreto, que seja uma mais valia em relação ao que existia e que seja feito com os recursos existentes e disponíveis, sem artificialidades.
- Pretendemos que seja o primeiro de muitos eventos sobre esta marca e que possa ser replicado para outras marcas. Para tal, deverá ser tão simples, que seja capaz de existir por si só. Digo isto porque o viver não pode estar dependente de uma calendário ou de uma cartaz que alguém faz. E digo isto porque o meu trabalho e participação serão fortemente condicionados pelos afazeres do dia-a-dia, o que quer dizer que estarei sempre deste lado do teclado, em vez de ao lado cada um de vós que lê estas linhas.


[Proposta]
As ideias são muitas, mas como disse, sejamos razoáveis (o que não quer dizer que tenhamos de ser parcos...):
- Combinar um dia em que cada proprietário ou condutor de veículo EFS faça o caminho entre o local da fábrica n.º 1 (Borralha) e a fábrica n.º 2 (Avelãs de Caminho). É longe? E que nunca fui lá!... Isto sem que haja uma hora ou sentido pré-definido. Cada um vai como e quando quiser.
- Editar um postal e um selo relativos à EFS. Uma mistura entre arte e coleccionismo, para relembrar os 100 anos da fundação da marca.
- Organizar pequenos eventos dedicados a modelos específicos. Por exemplo usar as EFS M 125 com motor Puch para passar em locais vedados à esmagadora maioria dos veículos de 2 rodas de fabrico nacional, por exemplo atravessar a ponte 25 de Abril num determinado dia, mostrando que 33 anos depois ainda estão prontas para o ritmo do dia-a-dia. Pessoal das EFS Mini Puch, querem melhor desculpa para se juntarem?... O que vamos fazer de útil?...
- Gostava ainda de editar uma publicação, provavelmente usando a fotocopiadora e um agrafador, sobre a marca EFS. Não será um livro, pois isso são coisas para gente de barba rija, mas uma publicação que sirva de base à divulgação da marca e acima de tudo, que possa ser criticado, corrigido e ampliado.

[Procuram-se]
Sim, 100 anos desde a fundação da marca até hoje (seja lá em que dia for, até porque não temos qualquer prova de que tenha sido em 1911, até pode ter sido um simples golpe de marketing...) merecem pelo menos 100 ideias diferentes e válidas.
Por isso:
1 - Digam se acham bem avançar com a comemoração do centenário da criação da EFS, usando a votação existente na lateral do blogue;
2 - Deixem comentários com críticas, sugestões, ideias, datas... ou já que mais não seja um "não tenho ideias, mas quero dar o corpo ao manifesto, por isso contem comigo!" ou então "deixem-se de coisas, isso devia estar tudo na sucata para fazer janelas novas para futuros centros comerciais".

Dentro de 2 semanas (mais coisa menos ela), darei conta dos desenvolvimentos...

Entretanto divulguem a ideia!

Continue lendo...

2011/07/16

Bicicleta Alfa - 2.º Passeio das Pasteleiras de Pinhal Novo


Mais uma bicicleta pasteleira que esteve no 2.º Passeio das Pasteleiras de Pinhal Novo.
Esta é uma bicicleta Alfa, com quadro Sangal.

Tinha grupo eléctrico e estava recuperada, como se pode ver pelas imagens.

Continue lendo...

2011/07/15

Motoesa Mini Puch EFS


Esta é uma mini motorizada Motoesa Mini Puch EFS, que pelo depósito aparenta ser do último modelo (?) das mini motorizadas da Motoesa.
No depósito tem a marca Motoesa e numa das tampas laterais tem a marca EFS. Não se trata de uma alteração ou invenção, pois a Motoesa foi a marca que comprou a EFS depois desta falir e continuou a usar o prestígio que esta marca tinha.
Não deixa de ser curiso que os motores Puch equiparam o maior e menor veículo da EFS (o maior, será a EFS M 125 e o menor, a EFS Mini Puch).

O modelo que mostramos tem registo de 1990 e ainda circula ser mostrar problemas resultantes do tamanho.
O depósito é em chapa e as tampas laterais (com entradas de ar) são em plástico.
Agradeço a Nelson Ferreira pelo envio das fotografias (obrigado).

Continue lendo...

2011/07/14

1.ª Passeio Motorizadas Clássicas - Foros de Vale Figueira


Mais um evento que divulgamos depois de nos chegar vai e-mail.
É o 1.ª Passeio de Motorizadas Clássicas de Foros de Vale Figueira, que terá lugar no dia 7 de Agosto de 2011.
Para mais informações usar o e-mail constante no cartaz ou consultar o blogue:
- Clube dos clássicos 50cc - O Espaço das Motorizadas.

Continue lendo...

2011/07/13

UMM Alter ainda em circulação


É sempre bom ver uma máquina nacional cuidada e a circular.
É o que acontece com este UMM Alter que foi fotografado na zona de Carregal do Sal e que aqui mostramos graças à colaboração de Mário Domingues (Obrigado!).

Continue lendo...

2011/07/12

Fotos do I Passeio de Motorizadas da Malveira


Já se realizou o I Passeio de Motorizadas da Malveira e pelas fotos parece que teve boa adesão em termos de participação, segundo Paulo Almeida (a quem agradecemos as fotos e as informações) o evento contou com 72 Motorizadas.

Como anunciado, havia vários prémios. Aqui fica a lista de prémios + motorizada + proprietário/condutor + origem:
1.ª Motorizada melhor restaurada - Casal Perfecta de 1972 - Júlio Margalho - Foros de Vale Figueira;
2.ª Motorizada melhor restaurada - Zundapp Santa Maria de 1960 - Hermenegildo Alexandre - Igreja Nova;
3.ª Motorizada melhor restaurada - SIS Sachs V5 TOP Racing de 1983 - Tiago Poneira;

O Participante + Idoso - Honda CD50 de 1975 - António Simões - Milharado;
O Participante + Jovem / A motorizada mais Antiga - ITOM Astor Sport de 1954 - Diogo Silva - Lousa.

As marcas nacionais estiveram presentes, tanto em motorizadas, como em scooters e em tricarros.

Continue lendo...

2011/07/11

Raiada no Caramulo 2011 - Concentração e desfile de bicicletas antigas


Recebemos um e-mail com a programação das iniciativas integradas na 6ª edição do Caramulo Motorfestival, entre elas destaca-se a Raiada no Caramulo. No dia 3 de Setembro de 2011 (sábado), vão juntar-se algumas dezenas de bicicletas antigas em concentração, e numa descida da Rampa.
É a primeira vez que o Motorfestival vai ter uma concentração de bicicletas antigas, organizada pelo Museu do Caramulo em parceria com a Men in Bike.

Continue lendo...

2011/07/10

Vídeo sobre o Alba - Globo (Brasil)


Para começar bem a semana, nada como um vídeo do Alba exibido no programa Auto Esporte, da TV Globo (Brasil), onde o automóvel é apresentado de forma descontraída, leve e divertida, mas sem perder rigor ou cansar o espectador.
Nele podemos ver António Pereira falando do seu envolvimento com o Alba e mostrando as fotos do motor Alba que foi construído de raiz para equipar este automóvel. Mas o vídeo não se fica por aqui, são ainda apresentados vários pormenores, tanto do veículo, como do seu funcionamento. E melhor, em vez de ser conduzido por um homem, é conduzido e apresentado por uma senhora!
Tudo perfeito, com um único reparo: o Alba não foi o único carro desportivo produzido em Portugal nos anos 50.
Agradeço a Diogo Leonel Pereira Magalhães, que com 20 anos e emigrado no Brasil, não deixa de acompanhar o Rodas de Viriato do outro lado do oceano e contribuir com sugestões como esta, que com facilidade podiam passar despercebidas ou cair no esquecimento (muito obrigado!).

Continue lendo...

2011/07/09

UMM Alter no Rally Paris-Dakar 1987


Recebemos esta imagem de um jipe UMM Alter que participou no rally Paris Dakar de 1987 com o número 263, integrado na Team SG Gigante.
A imagem foi retirada do livro "Le Dakar 1987" e foi gentilmente enviada por Pedro Silva (muito obrigado!).
Alguém tem informações que possam ajudar a conhecer melhor esta participação da UMM no Paris Dakar de 1987? Se sim, por favor deixar comentário.

Continue lendo...

2011/07/08

Revista Só Clássicas n.º 33


Este é o 1.º número da revista Só Clássicas, mas é o n.º 33 da publicação que começou como sendo Da Moto Clássica, passando depois para Moto Clássica. Esta situação decorre da mudança de proprietários, bem como de estratégias de mercado.
Mas olhando para o conteúdo deste 1.º número, ainda com informação dos preparativos para o evento "Todos a Fátima" (onde foi batido o recorde mundial de maior concentração de motorizadas), podemos encontrar um artigo sobre a Automobilia de Aveiro, onde esteve em exposição uma moto FNB (Vilar equipada com motor Villiers 125 cc) e várias motorizadas e motos nacionais, das quais destacamos uma Diana Santa Maria.
A ficha da motorizada nacional do mês vai para a Casal K 187 SS.
Para o final da revista há um artigo sobre a Automobilia de Braga, onde as clássicas nacionais marcaram presença, desde os ciclomotores Vilar Cucciolo, às motorizadas SIS Sachs.
Já nas bancas.

Continue lendo...

2011/07/07

Chapa para bicicleta Mistral Sport


A palavra mistral é o nome que se dá ao vento que vem dos lados do Mediterrâneo.
Sendo uma palavra que está associada a velocidade (vento = ar em movimento), é um bom nome para uma marca de veículos que se querem rápidos e esvoaçantes.
Esta poderá ter sido a forma de alguém pensar, ao escolher um nome para as bicicletas que vendia na sua loja ou oficina...
Não temos informações concretas, mas tudo indica que seja mais uma marca de um garagista nacional.

Para qualquer assunto relacionado com esta chapa, ou para a adquirir, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com

Continue lendo...

2011/07/06

Moto Anfesa RX 175 no catálogo Moto Jornal - 1991


Mais uma moto de fabrico nacional.
É uma Anfesa com motor Hodaka de 175 cc.
Este modelo vinha equipado com um carburador Mikuri 30 e com caixa de 5 velocidades. Tinha travões de disco nas duas rodas e suspensão traseira com sistema mono-amortecedor de acção progressiva.
Foto retirada do Catálogo 91 do Moto Jornal.

Continue lendo...

2011/07/05

Bicicleta Três Castelos - 2.º Passeio das Pasteleiras de Pinhal Novo


Mais uma das bicicletas pasteleiras que participaram no passeio em Pinhal Novo.
Está é uma bicicleta Três Castelos, Model Sport equipada com grupo eléctrico e suporte de mercadorias (com garrafão antigo em vime).

Quem seria o vendedor desta marca?

Continue lendo...

2011/07/04

EFS M 125 de cor cinzenta?


Sei que publicar uma imagem tão pequena poderá parecer uma brincadeira, mas não é.
Parece que esta EFS M 125 com motor Puch de 125 c.c. é de origem de cor cinzenta, o que é mais uma cor a juntar à paleta disponível, nestas motos que também saíram pintadas de laranja e de preto.
E à falta de uma fotografia melhor, publicamos esta onde se vê que as malas laterais são cinzentas...
Alguém confirma o facto?

Continue lendo...

2011/07/03

V Encontro das Ferrugentas - Ferrel (Peniche)


Mais um encontro / concentração de motorizadas, que terá lugar no próximo dia 10 de Julho (Domingo).
É organizado pela ARCD de Ferrel, que desta forma realiza o seu quinto passeio pelo concelho de Peniche.
Tal como em todos os passeios anteriores a diversão e animação estão garantidas.
Traz a tua mota clássica, com ou sem ferrugem, e traz também um amigo teu, vem passar um dia diferente, com almoço convívio após o passeio.

Inscrição 10€ que inclui almoço convívio e brinde comemorativo do passeio.

As inscrições estão abertas até 9 de Julho de 2011.

Mais informações (usar contactos do cartaz ou):
- Site oficial da ARCD de Ferrel

Continue lendo...