..

2025/10/25

Protótipo jipe Portaro GVM ao pormenor (1/6)


[19.º aniversário Rodas de Viriato]
Numa data especial não podíamos deixar de apresentar algo de importante, como o protótipo do jipe Portaro GVM que esteve em exposição no Salão Motorclássico 2025, em Lisboa.

Este esteve em exposição no evento a propósito da comemoração dos 50 anos da marca Portaro, tendo também sido possível ver, ouvir e dialogar com Hipólito Pires (na 1.ª foto, junto do protótipo), que foi responsável pela marca e por muitos outros projectos que marcaram a indústria nacional de automóveis. 

E assim tivemos a oportunidade de fotografar detalhadamente este exemplar do jipe Portaro GVM (o único sobrevivente), para aqui o podermos apresentar todos os pormenores (se fosse nos anos 80, certamente que seríamos acusados de fazer espionagem industrial!).

Nas imagens anteriores podemos ver a parte do interior do habitáculo, havendo na frente dois bancos (um para o condutor + dois para os passageiros).

Podia ainda transportar passageiros na parte de trás, em dois bancos corridos, colocados lateralmente, por cima da cava das rodas de traseiras.

Pela oxidação do metal (como podemos ver na imagem anterior) e pelo desgaste no plástico transparente da capota em lona, este protótipo terá estado estacionado durante muito tempo no mesmo sítio e perto de uma zona pouco protegida dos elementos naturais.

Este modelo dos jipes Portaro foi inteiramente desenvolvido em Portugal e por técnicos portugueses, que trabalhavam na fábrica dos Portaro, ficando pronto do ano de 1983.

Na frente já tinha molas helicoidais na suspensão, como se pode ver numa das imagens anteriores. 

Terminamos esta apresentação com duas fotografias onde se vê o tampão do depósito de combustível, bem como o próprio depósito, colocado na parte traseira do jipe.

Continue lendo...

2025/10/23

Canivete bicicletas Dinâmica - 19.º aniversário Rodas de Viriato


[19.º aniversário Rodas de Viriato]
A dinâmica refere-se ao movimento dos corpos, mas também ao processo de interacções para se realizar um percurso e chegar-se a um objectivo. Digamos que é um bom nome para uma marca de veículos.

Ao longo da existência do Rodas de Viriato conhecemos a Dinâmica quando descobrimos uma motorizada Dinâmica V2, fabricada pela Mourisotam. E não tardou muito a que encontrássemos outras motorizadas Dinâmica e percebêssemos melhor o que foi esta marca.

Mas este canivete antigo faz publicidade às bicicletas Dinâmica, referindo a marca A. Cunha Martins, de Viseu.
É um testemunho vivo do que esta marca fez para ser conhecida, a par das bicicletas que comercializou / fabricou (?).

É o adereço certo para levar para encontros de bicicletas antigas, como o Passeio de Bicicletas Antigas de Budens onde poderá ser usado para cortar pão, queijo, chouriço, presunto... ou o que for preciso!

Continue lendo...

2025/10/21

Camisa original SIS Sachs - 19.º aniversário Rodas de Viriato


[19.º aniversário Rodas de Viriato]
Sejamos francos e realistas; esta coisa de coleccionar autocolantes, calendários, cinzeirospins, lápis, canivetesemblemas, alfinetes, canetas, folhetos, porta-chavescatálogos, galhardeteschapas, fotos antigas, medalhast-shirts... é coisa de crianças!

Um verdadeiro colecionador deve medir-se pelo valor do que (aparentemente) gasta, e daquilo que os (seus) pares estão dispostos a pagar pelo que tem.
É um pouco como ter uma piroca com 47 centímetros; uma cena mesmo valente, grande e comprida, que deixe qualquer um deslumbrado com o que vê (e sim, usei o masculino, pois há muito gajo que se admira com as pirocas dos outros, mesmo dizendo que não liga a isso - afinal todos temos chavões pensativos). Algo tão massivo (tinha de usar esta palavra da moda!), que faça um imbecil dizer "Cá p*** de estouro meu!".

Não interessa o que faz (ou não faz) com a protuberância em carne; interessa é o poder de deslumbrar, a quantidade. A coisa até pode curvar e virar para fora, fazer espiral, ziguezaguear, ondular ou cair ao ser usada, mas como é em privado, isso não interessa. Quem nada sabe e não tem experiência, vai achar que valeria a pena amputar uma perna, para depois a desossar e fazer um implante com forma de porra no baixo ventre.

Dizemos isto a propósito dos 19 anos do Rodas de Viriato e desta camisa original, antiga, de fábrica, autêntica, com qualidade e um acabamento impecável, etiquetada com a marca Sertis e identificada com o tamanho "39". O tecido é em cor azul escura, tem botões num azul-arroxeado e a impressão na parte de trás é num material aveludado. E deste modo lançamos mais uma publicação cheia de devaneios, pois é preciso contrariar o pensamento único, linear, previsível, retrógrado, saudosista, reacionário e outras incapacidades características de quem só tem uma mão ou braço de raciocínio.

E para isto ficar no ponto, tenho de ver se encontro o envelope com folha de ouro que andará algures numa gaveta, para retirar de lá um pedaço, com o tamanho de um floco de caspa do cabelo do Luís Montenegro, que depois vou por num dos bolsos, de modo a poder dizer que esta camisa tem ouro. Assim a linguagem é clara e qualquer otário que não sabe do que fala, automaticamente ficará calado, pois a camisa terá mesmo ouro.

Agora terei de guardar esta camisa da SIS Sachs junto do casaco da SIS Sachs e das t-shirts da SIS Sachs para criança, pois como andamos na época dos museu digitais e das exposições imersivas, não é preciso ter o objecto físico, nem pagar ao coleccionador para os ceder, basta pagar ao designer, que tudo se faz.
Entretanto fiquem atentos, pois as próximas publicações serão ainda mais especiais!

Continue lendo...

2025/10/19

Folheto bicicleta Vilar Corrida CR / 18


Correr, corrida... Duas palavras que parecem ser intemporais nos tempos que correm!
Esta bicicleta Vilar é o modelo Corrida CR/18", e como o nome indica, tem rodas com tamanho 18 x 1 1/4.
Esta Vilar era descrita como tendo quadro construído em tubo de aço da melhor qualidade. A forqueta era reforçada, com coroa cromada.
Os pneus eram bicolores e a bicicleta estava equipada com  mudanças com 3 velocidades.

Os travões eram de corrida, em alumínio. O guiador tinha a tradicional forma e estava coberto a plástico com tacos de borracha.
O selim era em matéria plástica e a bicicleta vinha equipada com bomba de ar e com campainha.

Continue lendo...

2025/10/17

V Passeio de Pasteleiras e Bicicletas Antigas - Maçãs de Dona Maria


No Outono também se realizam passeios de bicicletas pasteleiras e antigas, mostrando que humidade e chuva não são impedimentos para se pedalar com estilo, lembrando tempos que já lá vão.
Dizemos isto a propósito do V Passeio de Pasteleiras e Bicicletas Antigas, em Maçãs de Dona Maria, em Alvaiázere.
Está agendado para dia 2 de Novembro de 2025, pelas 9 horas.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2025/10/15

Motorizada SIS Sachs V5 Racing - 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025


Há aquela piada de alguém com problemas nas células da glia, ligado a um clube que diz que o seu coração só tem um cor: azul e branco.

Piadas à parte, o esquema cromático desta motorizada SIS Sachs V5 Racing é marcante e dá nas vistas, despertando interesse em quem gosta deste modelo.

Para além do azul e do branco, também há pormenores com a cor preta, que nos leva para o xadrez das provas de competição e da bandeira que é vista pelo vencedor.

Estava restaurada e foi vista na 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025, onde podia ser adquirida.

Continue lendo...

2025/10/13

Folheto motorizada Macal Trail II


Há termos que podemos associar a uma determinada época, como é o caso do "Trail", que começou pelos anos 70 e depois ganhou força durante os anos 80 do século passado.
A Macal tinha noção do valor desta moda / tendência e aproveitou para usar a terminologia como nome do modelo.

Assim o cliente ficava a saber concretamente que tipo de motorizada estava a comprar e capitalizava-se o valor do termo.
Nas imagens vemos o folheto da Macal Trail II, que tinha amortecedor a gás na suspensão traseira; travão de disco na roda dianteira e pesava 88 quilogramas. 

Na parte de trás podemos ver que a Macal Trail II podia ser equipada com vários modelos de motores Macal Minarelli: O K6-75; o MR6 75/80 EUR; os P4R/P6R e os RV4/RV6, podendo ter (de acordo com o motor usado), 75 cc; 80 cc ou 50 cc.

Continue lendo...

2025/10/11

Cadeiras 410, 413 e 414 - Catálogo Sóbrinca - Capa com estrelas


Muitos passaram e passearam nelas e nem sabem. 
São as cadeiras de passeio da Sóbrinca, aqui em fotografias retiradas do Catálogo Sóbrinca - Capa com estrelas.

São três modelos diferentes numa das páginas da publicação referida.
A que aparece em primeiro lugar, é a cadeira Sóbrinca com a referência 413; com metal cromado e zincado; com encosto regulável; com suspensão e forrada a pergamoide. As rodas tinham 180 mm de diâmetro.

Já a cadeira Sóbrinca com a referência 410 era pintada e cromada e destinava-se a ser usada por gémeos, viajando um ao lado do outro.

Por fim a cadeira Sóbrinca com a referência 414 tinha características semelhantes ao modelo 413, mas com um encosto mais baixo e com guarda-lamas nas rodas.

Continue lendo...

2025/10/09

Bicicleta Vilar Janota - 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025


Janota é um termo curioso que serve para denominar quem tem um estilo de vestir vincado e pensado, dando nas vistas.

A Vilar Janota corresponde integralmente a esta definição, tal como acontece com a Vilar Catita (também tem uma denominação bem curiosa e apropriada) outro modelo comercializado pela Vilar.

Como se pode ver na imagem anterior, o quadro tem duas partes, havendo uma dobradiça na zona dos pedais, o que permite que possa ser arrumada de modo a ocupar pouco espaço.

O selim e o guiador são os característicos da época, com formas exageradas, mesmo fazendo parte de uma bicicleta com roda 12, onde tudo é mais pequeno.

Na testa do quadro podíamos ver um autocolante da Vilar impresso sobre autocolante com efeito cromado.
Esta bicicleta foi vista na 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025

Continue lendo...

2025/10/07

Porta-chaves UMM - Europauto


Paralelamente à colecção de pins dos jipes UMM, a colecção de porta-chaves com esta marca também não para de crescer.

Este é da Europauto, que comercializava jipes UMM e automóveis Peugeot, estando presente em Vila Nova de Gaia, em Gondomar e em Valongo.
Na cidade do Porto também tinha um espaço para venda de viaturas usadas.

O porta-chaves é em metal com relevo.

Continue lendo...

2025/10/05

Catálogo EFS 1978 - EFS Sport / 2004


E aqui fica outra página do catálogo EFS (de 1978?...) que temos mostrado de forma faseada.
Nas imagens vemos a motorizada EFS Sport, que nas tampas da mala das ferramentas tem um emblema que diz "EFS 2004".

No verso da folha temos as características técnicas, repartidas por 3 partes: o motor (Zundapp 284. 12 LI de 5 velocidades), a montagem e a instalação eléctrica.
A terminar o texto, pode-se ler uma nota onde é referido que a motorizada podia ser fornecida com motor de 4 velocidades.

Continue lendo...

2025/10/03

Vídeo institucional da UMM - União Metalo-Mecânica

A ignorância é fonte de muita miséria, daquela que não se revolve com uma sopa e um pão. Mas se para a miséria financeira podemos usar a teoria do "Não dês um peixe a um homem com fome, ensina-o a pescar", para miséria de pensamento, é preciso um trabalho mais profundo.
Informar e deixar pensar por si, são alguns dos ingredientes / equipamentos para se ver e se perceber o que nos rodeia.
Quem quiser conhecer a UMM - União Metalo-Mecânica e os seus jipes, pode encontrar muitas informações no vídeo que aqui divulgamos. É um vídeo institucional que mostra as várias facetas desta empresa e das suas produções.
Nele tanto vemos aspectos da fábrica e da maquinaria / tecnologia usada, como as diferentes versões dos jipes UMM fabricados para os mais diferentes fins, tanto para o mercado civil, como para o mercado militar. Pelo meio também se podem ver imagens de jipes UMM 4x4 usados em diferentes provas de competição, onde mostraram a sua fiabilidade e robustez, enquanto ganhavam lugares no pódio.
O vídeo está divulgado na página de StreetGT no Youtube.com.

Continue lendo...

2025/10/01

Cartão de visita da Macal Husqvarna


Há uns tempos divulgámos um cartão de visita da Macal - M. Caetano Henriques & C.ª L.da e hoje mostramos outro cartão da Macal, mas de uma época posterior.

Nele podemos ver o emblema e a marca Macal Husqvarna - Motorizadas e Moto-serras, Lda.

Na parte de trás temos uma informação valiosa, aparentemente é a sequência de visitas de um agente da marca. O percurso começava na Marinha Grande e acabava em Berdelhos de Baixo (?).

Continue lendo...