..

2020/07/31

Livro Instruções para Manutenção dos Camiões Berliet Tramagal


Acaba o mês de Julho e com ele milhares de portugueses entram de férias, tendo tempo livre para fazer o que não conseguem noutra época.

Das várias possibilidades disponíveis, uma delas é fazer leituras de livros. E não estamos a falar de literatura, mas sim de livros técnicos, daqueles em que enfiar "uma porca num parafuso", quer dizer literalmente isso; enquanto que num poema pode referir-se ao acto de colocar o animal suíno, dentro de um parafuso (ou para mentes mais diletantes, pode representar um acto físico entre um homem e uma mulher).

Pois a nossa sugestão de leitura para estas férias vai para o livro "Instruções para Manutenção dos Camiões Berliet Tramagal - GBC 8 4x4 KT - GBC 8 4x4 BT e GLR 8 M3", numa edição sem data e sem editor!

O manual está dividido em várias partes: generalidades, motor, transmissão, direcção e travões, equipamentos especiais... Tendo o texto acompanhado de imagens, esquemas e fotografias. Estas estão paginadas de modo a que o texto esteja ao lado, e não na folha seguinte.

Com a leitura deste livro podemos conhecer melhor estes camiões usados para fins militares. Por exemplo, no camião militar GBC 8 4x4 KT 4 T , ficamos a saber que: G - refere-se a camião; B - refere-se à família dentro da série; C - refere-se ao tipo de camião; 8 - refere-se à cilindrada (+/- 8 litros); 4x4 - refere-se à tracção às 4 rodas; K - refere-se a policarbuirante e T - refere-se a tropicalizado.
Em relação ao camião militar GLR 8 M3, também é feita a apresentação do veículo e em relação às letras da sua denominação, elas referem-se a: G - camião; L - 4 rodas; R - família dentro da série; 8 - cilindrada (+/- 8 litros); m3 - cabine tipo semi-avançada, criada em 1963.

Em relação a este modelo, no manual constam informações sobre: Motor, transmissão, direcção e travões, circuitos electricos, óleos e lubrificantes.
O livro tem capa em cartolina, com impressão simples a uma cor, só com letras. A matriz do miolo foi realizada com recurso a uma máquina de escrever, para os textos.

Continue lendo...

2020/07/30

Motorizada Casal K 185 vermelha - Exposição Bicicleta Motorizada


Na exposição Bicicleta Motorizada, no Centro de Artes de Águeda, foi possível ver um abrangente leque de tipos de motorizadas fabricadas em Portugal.

Os modelos para fora de estrada não foram esquecidos, constando duas motorizadas Casal K 185, denominadas de "trial".

A que mostramos nas imagens estava pintada de vermelho, com pormenores a branco e a preto.

Como seria de esperar, tinha os pneus com piso cardado, próprio para terra, lama, areia e pedras.

Na lateral podemos ver o escape colocado em posição elevada, saindo por cima do motor Casal. O escape estava protegido com uma grelha pintada de preto, de modo a evitar queimadoras no caso de se tocar nele com a perna.

Continue lendo...

2020/07/29

Catálogo bicicletas Órbita - bicicleta referência 01.03.0214


Mais outra bicicleta de corrida que consta no "Catálogo de bicicletas Órbita com 3 bicicletas na capa".
É a Órbita com a referência 01.03.0214, pintada de branco e com selim e fitas na guiador de cor preta. Os pedais tinham estribos, para ajudar a fixar o calçado. No quadro estava aplicado um suporte para transporte de garrafa de água, tendo esta uma forma espalmada, para ser mais aerodinâmica.

Continue lendo...

2020/07/28

Camião Tramagal TT 13/160 6x6 Turbo ao pormenor - Museu Militar de Elvas (4/5)


Começamos com pormenores das letras colocadas na frente do camião Tramagal TT 13/160 6x6 Turbo, que está em exposição no Museu Militar de Elvas.

São as letras "Tramagal" que foram recortadas (aparentemente em plástico rígido) e as letras "Turbo" que foram escavadas e pintadas de vermelho.

Olhando para a frente do camião Tramagal, vemos o posicionamento e a dimensão de cada uma delas.

Ainda na frente, na parte de cima, é possível ver uma pega que serve para puxar a cabina do camião e deste modo permitir o acesso a zona do motor.

Neste camião militar foi colocado um contentor que serve de oficina de trabalho, havendo uma distância entre a cabina e esta parte.

Um dos componentes que fica localizado neste espaço é o pneu suplente, como podemos der na imagem anterior.

Na frete, por baixo da porta do condutor podemos ver um estribo, com a zona inferior texturada, que serve de degrau para permitir o acesso à zona de dentro da cabina.

Antes de terminarmos há ainda espaço para mostrarmos alguns pormenores localizados na frente, pintados de amarelo e de vermelho.

E alguns pontos que permitem a fixação de cordas ou de correntes.

Continue lendo...

2020/07/27

Imagem de SIS Sachs V5 Turismo em cartaz de 1967


Nesta fotografia vemos uma imagem de uma motorizada SIS Sachs V5 Turismo que foi publicada num cartaz com publicidade à gama da SIS Sachs em 1967.
Na época estes cartazes foram distribuídos por agentes e por oficinas, um pouco por todo o país, tendo uma dimensão considerável.
Com esta fotografia começa a divulgação dos vários modelos que nele constam. No final publicamos a totalidade do cartaz!

Continue lendo...

2020/07/26

Fábrica de Brinquedos Novorim - Catálogo antigo / Cadeira de boneca Ref. 155


É frequente as crianças imitarem a vida dos adultos durante as suas brincadeiras e ter uma cadeira de bonecas para passear bonecas, é uma delas.
A Novorim tinha este modelo disponível na sua gama de produtos, fazendo parte do catálogo da Fábrica de Brinquedos Novorim que temos mostrado faseadamente.

Esta cadeira de boneca com a referência 155 tinha estrutura metálica pintada e com partes cromadas.

Continue lendo...

2020/07/25

Folheto ciclomotor OSP Príncipe - Exposição Bicicleta Motorizada


Nas imagens vemos o folheto de apresentação do ciclomotor Príncipe, da Organização Sachs Portuguesa. Já aqui tínhamos apresentado um ciclomotor destes, fotografado na oficina de João e Nelson Ferreira,
É um modelo com formas muito próprias e que não se esquecem com facilidade - basta olharmos para a suspensão da frente, e percebem o que queremos dizer.

No folheto é referido que é do ano de 1958, bem como as suas características... Tinha auto-farolim no guarda-lamas da frente, forqueta "balancing", guarda-lamas semi-scooter e podia ser adquirido por 8.400$00 (sem relógio).
Este folheto foi fotografado na Exposição Bicicleta Motorizada, no Centro de Artes de Águeda.

Continue lendo...

2020/07/24

Bicicleta Sirla Bike de senhora (2/2)


Preto e cinzento combinam bem nesta bicicleta Sirla de senhora, com linhas modernas.

Os aros estão pintados de preto, tal como os raios e os cubos das rodas, dando um ar sólido às rodas, também com pneu de cor preta.

O selim é em material plástico, tendo a forma que muitas vezes é usada para os selins de senhora.

Na lateral do quadro vemos um autocolante da Shimano, pois esta bicicleta tem mudanças na roda de trás.

Tendo 6 velocidades, que ajudam a facilitar a progressão em diferentes percursos citadinos, bastando rodar o selector num dos punhos.

E terminamos com um pormenor do guarda-lamas em plástico cinzento, com estrias transparentes.

Continue lendo...

2020/07/23

Catálogo brinquedos Grupo Bébécar (1990) #7 MOMO


Nesta fotografia antiga do catálogo de brinquedos Grupo Bébecar do ano de 1990 podemos ver mais outro carrinho a pedais com linhas muito desportivas.
É o Bébécar "MOMO", com a referência A201, fabricado em plástico vermelho e assente sobre estrutura metálica. Era decorado com muitos autocolantes coloridos, onde sobressai o da MOMO. Note-se que na zona que corresponderia à porta lateral tem uma referência à Toimsport, provavelmente derivada da marca Toimsa.

Continue lendo...

2020/07/22

Motorizada Narvik 2000 - Exposição Bicicleta Motorizada


A utilização de números emblemáticos ou psicologicamente relevantes no nome de produtos industriais é usada de forma constante por muitos fabricantes, dos mais diversos produtos.
O número 2000 é um desses casos, pois há umas décadas era como que um marco temporal, havendo até um dito popular que diz "Ao ano 2000 chegarás, do ano 2000 não passarás...".

A verdade é que passámos o ano 2000 e agora é preciso pensar numa outra frase para nos atormentar o juízo. Entretanto aproveitamos para divulgar a motorizada Narvik 2000, comercializada pela Mieiro & Filhos, Lda, de Sangalhos.

Esta motorizada é de 1968 e está equipada com um motor de turbina. Esteve na Exposição Bicicleta Motorizada, no Centro de Artes de Águeda.

Continue lendo...

2020/07/21

Folheto antigo jipe Cournil - 18% Price Reduction


Será que podemos dizer que vendiam gato por lebre?
Como se trata de assuntos com ingleses, pronto, temos de dizer que a "imagem era meramente ilustrativa". O tom provocatório do que se escreve é a propósito deste folheto antigo, onde aparece um jipe Cournil, mas pelo que é dito no texto, parece que estão a falar do novo UMM e das melhorias conseguidas, com o fabrico realizado em Portugal.

Basta comparar o que é dito neste folheto, com o que é dito na carta de imprensa da marca TAG Vehicles, que mostrámos a propósito da comemoração dos 43 anos da UMM, para verem que deve ser da mesma viatura que se fala.
Muito provavelmente havia um importador dos jipes Cournil franceses para o Reino Unido, que depois passou a importar os jipes fabricados em Portugal e como havia muitos pontos em comum - note-se que a versão portuguesa resulta da compra de direitos de fabrico da versão francesa; aproveitou para introduzir o novo produto, fazendo gradualmente as alterações necessárias.

No final do folheto vemos onde era possível ver, testar e comprar estes jipes "imbatíveis".

Continue lendo...

2020/07/20

Moto Anfesa RV 250 de João Duarte (2/3)


As motos Anfesa têm um lugar especial na história das motos fabricadas em Portugal, não só por usarem motores com cilindradas pouco comuns (quando comparados com outros fabricantes), mas também por criarem veículos com linhas diferentes.

Com este grupo de fotografias divulgamos a segunda parte da reportagem relacionada com a Anfesa RV 250 de João Duarte.

O motor que equipa esta Anfesa foi fabricado pela Rotax e tem 250 cc, sendo possível ler na lateral a palavra "Magnesium", que se refere ao metal usado para o construir.

Uma das características das motos da Anfesa, era a cuidada escolha de componentes, como acontecia por exemplo nos aros da Akront, fabricados em Espanha.

E olhando para a roda de trás podemos ver o travão de disco de marca Brembo, capaz de fazer parar a potência debitada pelo motor, quando fosse necessário.

E para garantir uma paragem e uma aceleração eficaz, especialmente no fora de estrada, foi usado um pneu Michelin Cross Competition na roda traseira, com rasgos profundos, de modo a garantir mais tracção.

E terminamos esta apresentação com o toque português, mostrando o farolim da HP - Helder Pires!

Continue lendo...

2020/07/19

Catálogo A. J. Maias, L.da - Material bicicleta Ref. 002 e 003


As últimas publicações do catálogo antigo da A. J. Maias, L.da que temos estado a divulgar têm incidido mais sobre as bicicletas e hoje continuamos neste tipo de veículo.
Apresentamos a folha relativa ao suporte para receber a matrícula das bicicletas, que era apoiada sobre abraçadeira, para não furar o guarda-lamas, tendo a referência 002.

Logo ao lado podíamos ver estabilizadores para bicicleta de criança, reguláveis 12 a 16 e 18 a 24, com a referência 003.

Continue lendo...

2020/07/18

Cinzeiro Mabor General com pneus versão Luanda


Em 2006 divulgámos um cinzeiro da Mabor General dos que são feitos de cerâmica e estão dentro de um pneu em borracha.

Hoje mostramos uma versão mais antiga, onde vemos a referência a 4 cidades: Lisboa; Porto; Coimbra e Luanda (em Angola).

No verso do cinzeiro podemos ver o carimbo da Fábrica de Loiças de Sacavém, da GILMAN & CTA, bem como dois outros elementos.

O pneu da Mabor General usado para envolver a parte de cerâmica é o Dura-Jet.

A parte com cerâmica tem uma lasca, como é visível pelas fotos.

Continue lendo...