2024/02/29
Chapas da Perfecta Super - F.N.B.M.
São dois pedaços relativos ao fabrico de motorizadas no Norte de Portugal. São duas chapas para depósito de motorizada Perfecta Super, da FNBM. (Fábrica Nacional de Bicicletas e Motorizadas), de Vilarinho e Moura.
São feitas em chapa metálica, que foi recortada, como se se tratasse de uma asa de uma ave e nunca foram usadas.
Estas chapas estão disponíveis para venda, para mais informações usar o contacto de e-mail existente na parte direita do ecrã, ou clicar AQUI !
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2024/02/27
Revista SóClassicas n.º 101 - Fevereiro de 2024
Já está em distribuição mais uma edição da revista SóClássicas, a número 101 de Fevereiro de 2024.
Nesta edição, e no que respeita às motorizadas nacionais, temos referência à Pachancho - numa notícia sobre a página "Motos com História" e à Casal - numa notícia sobre o fabrico de uma réplica de uma Casal de competição de velocidade.
Há ainda uma reportagem sobre a Feira dos Carochas, onde estiveram várias motorizadas nacionais à venda e outra reportagem dedicada à Feira de Mannheim (onde apareceu uma Solo Bossini à venda).
O artigo central desta revista é sobre uma motorizada Sputnik que foi restaurada por um entusiasta das motorizadas antigas.
Outra das reportagens é sobre a Feira de Imola e outra sobre a Autoclásica, na Argentina.
E a terminar temos 4 páginas de classificados, com muitas motorizadas de fabrico português.
Agradecemos ao editor pela oferta da revista!
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2024/02/25
Guarda-chuva da Ciclo Fapril
Um dos calcanhares de Aquiles de muitas colecções de veículos antigos, é que só se limitam aos veículos, sendo esquecidos todos os artigos com eles relacionados.
Este guarda-chuva da marca Ciclo Fapril é daqueles elementos que pode criar pontos de interesse e ritmos diferentes numa exposição relacionada com a história das bicicletas fabricadas em Portugal (ou da própria marca Ciclo-Fapril, quando um dia se chegar a esse ponto).
A parte da pega não é original, mas foi uma reparação feita na época em que ele era usado, tendo esta alteração feito com que chegasse aos dias de hoje.
Foi fabricado na China e vendido por uma empresa portuguesa.
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2024/02/23
XVIII Automobilia Ibérica da Moita / 2024
É já no próximo mês que se realiza a XVIII Automobilia Ibérica da Moita / 2024, Feira de Peças e Acessórios para Automóveis Clássicos e de Época; mais concretamente nos dias 16 e 17 de março de 2024.
É um evento que se destaca na margem Sul do Rio Tejo por ser onde é possível encontrar muitos veículos de fabrico nacional (especialmente de duas rodas com motor) e peças para eles.
Para quem nunca foi à Automobilia Ibérica da Moita aqui ficam algumas das reportagens / publicações feitas pelo Rodas de Viriato sobre este evento:
- XVII Automobilia Ibérica da Moita - 2023
- XVI Automobilia Ibérica da Moita - 2019
- XV Automobilia Ibérica da Moita - 2018
- XIV Automobilia Ibérica da Moita - 2017
- XIII Automobilia Ibérica da Moita - 2016
- XII Automobilia Ibérica da Moita - 2015
- XI Automobilia Ibérica da Moita - 2014
- X Automobilia Ibérica da Moita - 2013
- IX Automobilia Ibérica da Moita - 2012
- VIII Automobilia Ibérica da Moita - 2011
- VII Automobilia Ibérica da Moita - 2010
- VI Automobilia Ibérica da Moita - 2009
- V Automobilia Ibérica da Moita - 2008
- IV Automobilia Ibérica da Moita - 2007
- XVII Automobilia Ibérica da Moita - 2023
- XVI Automobilia Ibérica da Moita - 2019
- XV Automobilia Ibérica da Moita - 2018
- XIV Automobilia Ibérica da Moita - 2017
- XIII Automobilia Ibérica da Moita - 2016
- XII Automobilia Ibérica da Moita - 2015
- XI Automobilia Ibérica da Moita - 2014
- X Automobilia Ibérica da Moita - 2013
- IX Automobilia Ibérica da Moita - 2012
- VIII Automobilia Ibérica da Moita - 2011
- VII Automobilia Ibérica da Moita - 2010
- VI Automobilia Ibérica da Moita - 2009
- V Automobilia Ibérica da Moita - 2008
- IV Automobilia Ibérica da Moita - 2007
Realiza-se no Pavilhão de Exposições da Moita, sendo a entrada continua gratuita.
O horário é o seguinte:
- Sábado das 10 às 19 horas.
- Domingo das 10 às 18 horas.
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2024/02/21
Motorizada Macal 50 EC - Moto & Restauro (2/2)
Motorizadas especiais merecem ser observadas com calma e de forma detalhada, pois não sabemos quando é que voltamos a ver outra assim!
Neste grupo de fotografias vemos uma Macal 50 EC que está na Moto e Restauro para voltar a ser como quando deixou a fábrica da Macal em Águeda. E é uma das motorizadas que merece uma atenção (mais) especial.
A denominação do modelo "50 EC" deve ter origem no termos "Enduro Competição", pois a Macal tinha experiência de competição em provas de motocross e fora de estrada, permitindo assim que clientes normais pudessem ter acesso a uma motorizada mais específica e competitiva.
Entretanto os anos passaram e este modelo não se vê com muita frequência, sendo objecto de admiração pelos entusiastas da marca e por quem gosta deste tipo de motorizadas.
Na suspensão da frente vemos a marca Betor, dos amortecedores a gás.
Para contactarem a Moto & Restauro podem usar o Instagram ou se precisarem de alguma informação podem usar os outros contactos da Moto & Restauro - telemóvel 962448182, telefone 275 751 241 ou pelo e-mail jadantunes@hotmail.com.
Para contactarem a Moto & Restauro podem usar o Instagram ou se precisarem de alguma informação podem usar os outros contactos da Moto & Restauro - telemóvel 962448182, telefone 275 751 241 ou pelo e-mail jadantunes@hotmail.com.
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2024/02/19
Chapa da Ciclo Areeiro - MC para guarda-lamas
A aerodinâmica sempre esteve na cabeça de quem concebe veículos que atingem alguma velocidade
Nas imagens vemos uma chapa que era colocada numa crista por cima do guarda-lamas de motorizadas, tendo uma forma que lembra um cometa.
Assim parecia que a motorizada estava pronta para rasgar o ar durante as deslocações.
Assim parecia que a motorizada estava pronta para rasgar o ar durante as deslocações.
Esta é uma chapa da Ciclo Areeiro, tendo no início o emblema da Metalurgia Casal.
É uma chapa proveniente da antiga Ciclo Areeiro em Lisboa, estando nova e nunca tendo sido utilizada.
É uma chapa proveniente da antiga Ciclo Areeiro em Lisboa, estando nova e nunca tendo sido utilizada.
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2024/02/17
Motor Casal M 147 e M 149 - Catálogo de Peças Sobressalentes
É um trabalho hercúleo, mas dá gosto fazê-lo!
É mais outro catálogo de peças que disponibilizamos, para facilitar a vida de quem tem um motor Casal M 147 ou um motor Casal M 149, que eram usados na Casal Boss.
Como é norma nestes catálogos de peças da Casal, logo no início temos o índice, com as diferentes partes contempladas na publicação.
Depois temos as várias partes do motor ilustradas com os desenhos explodidos das peças - devidamente numeradas, e a relação das mesmas associada à sua designação, na página do lado.
E nele constam as partes nucleares do motor, como aqueles componentes que permitem que ele trabalhe: filtro do ar; carburador e até o escape.
E mais uma vez dizemos: quem gosta de executar os trabalhos e saber ao pormenor o que se passa na sua motorizada, tem aqui uma oportunidade de o fazer.
Para mais informações usar o e-mail que existe na lateral direita do blogue, ou clicar AQUI !
Como é norma nestes catálogos de peças da Casal, logo no início temos o índice, com as diferentes partes contempladas na publicação.
Depois temos as várias partes do motor ilustradas com os desenhos explodidos das peças - devidamente numeradas, e a relação das mesmas associada à sua designação, na página do lado.
E nele constam as partes nucleares do motor, como aqueles componentes que permitem que ele trabalhe: filtro do ar; carburador e até o escape.
E mais uma vez dizemos: quem gosta de executar os trabalhos e saber ao pormenor o que se passa na sua motorizada, tem aqui uma oportunidade de o fazer.
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2024/02/15
Bicicleta Sóbrinca "nova" com roda 16 (parte 1/2)
Quem corre por gosto não se cansa e sempre alcança!
Dizemos isto por termos conseguido encontrar esta bicicleta Sóbrinca antiga, mas que nunca foi usada, por ter estado estes anos todos guardada numa loja (que em tempos vendeu artigos para criança).
É uma bicicleta Sóbrinca, de Luxo, com rodas 16 x 1 3/8, fabricada em Caldas de São Jorge (o mesmo modelo da bicicleta Sóbrinca com roda 12 que aqui divulgámos há uns anos).
Como se nunca ter sido usada já é muito bom, melhor ainda é quando uma bicicleta destas ainda conserva a etiqueta do preço antigo - 17.600$00 (quase 90 euros nos dias de hoje...) como se pode ver na imagem anterior.
Como será de esperar, conserva todos os autocolantes, ainda com as cores vibrantes que eram usadas na época.
É uma bicicleta Sóbrinca, de Luxo, com rodas 16 x 1 3/8, fabricada em Caldas de São Jorge (o mesmo modelo da bicicleta Sóbrinca com roda 12 que aqui divulgámos há uns anos).
Como se nunca ter sido usada já é muito bom, melhor ainda é quando uma bicicleta destas ainda conserva a etiqueta do preço antigo - 17.600$00 (quase 90 euros nos dias de hoje...) como se pode ver na imagem anterior.
Como será de esperar, conserva todos os autocolantes, ainda com as cores vibrantes que eram usadas na época.
E os pneus são de marca Zandi e são os que foram montados na bicicleta antes de ter saído da fábrica da Sóbrinca.
Na parte traseira, onde acaba o selim, esta bicicleta tem uma bolsa em napa, que tem um fecho com uma argola que se roda para fechar. Lá dentro podiam ser transportadas algumas ferramentas básicas e também algum material para remendar furos nas câmaras de ar!
Esta bicicleta está disponível para venda, para mais informações usar o contacto de e-mail existente na parte direita do ecrã, ou clicar AQUI !
Na parte traseira, onde acaba o selim, esta bicicleta tem uma bolsa em napa, que tem um fecho com uma argola que se roda para fechar. Lá dentro podiam ser transportadas algumas ferramentas básicas e também algum material para remendar furos nas câmaras de ar!
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2024/02/13
Motorizada Mopede - 29.ª Automobilia de Aveiro / 2023
Na parte exterior dos pavilhões onde se realizou a 29.ª Automobilia de Aveiro / 2023 era possível ver esta motorizada Mopede - Casal, Irmãos & C.ª L.da, de Aveiro à venda.
No depósito de combustível ainda tinha os emblemas metálicos da marca, onde se reparava numa curiosidade: estavam recortados no local onde devia constar a palavra "Zundapp". Na parte inferior do emblema podemos ler "Com motor" e depois temos um espaço vazio no metal.
Como esta motorizada Mopede está equipada com um motor Casal de turbina, houve a necessidade de alterar os emblemas metálicos, para que não originasse confusões no momento da venda. Eram outros tempos e assim se resolvia um problema...
O velocímetro estava aplicado no farol e era da marca Huret.
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2024/02/11
Folheto motorizada Macal 50 TR
Folhetos há muitos e nos arquivos do Rodas de Viriato não param de entrar, para depois serem divulgados. Nas imagens temos o da motorizada Macal 50 TR.
O exemplar do folheto tem jantes especiais, com aros de 17 polegadas. De acordo com as características técnicas referidas, a Macal TR 50 pesava 82 quilogramas e o depósito de combustível tinha capacidade para 10 litros.
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2024/02/09
Motorizada SIS Sachs V5 Sport restaurada pela AGMotoRestauro
O mundo das motorizadas fabricadas em Portugal continua a fervilhar e há modelos que continuam a ser procurados e restaurados por quem gosta do que é nacional.
Os diferentes modelos das SIS Sachs V5 Sport são um dos que marcaram gerações, o que faz com que sejam restaurados depois de décadas de uso no dia-a-dia.
Nas imagens vemos uma motorizada SIS Sachs V5 Sport que foi restaurada por André Godinho da AGMotoRestauro.
Nas imagens vemos uma motorizada SIS Sachs V5 Sport que foi restaurada por André Godinho da AGMotoRestauro.
A mota era do sogro do actual proprietário, que lhe fez algumas alterações para que esta fosse mais confortável.
O antigo dono nunca pensou que a motorizada pudesse voltar a ser como quando saiu de fabrica. Para isso foi pintada e restaurada, como se pode ver nas fotografias que se seguem.
Depois de pronta, todos ficaram encantados com o resultado final e o primeiro proprietário até chorou de alegria quando viu.
Quem quiser acompanhar os trabalhos da AGMotoRestauro, pode fazê-lo na Página Oficial do Facebook.
O antigo dono nunca pensou que a motorizada pudesse voltar a ser como quando saiu de fabrica. Para isso foi pintada e restaurada, como se pode ver nas fotografias que se seguem.
Depois de pronta, todos ficaram encantados com o resultado final e o primeiro proprietário até chorou de alegria quando viu.
Quem quiser acompanhar os trabalhos da AGMotoRestauro, pode fazê-lo na Página Oficial do Facebook.
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2024/02/07
Miniatura da Famel XF 17
As edições comerciais de miniaturas de veículos fabricados em Portugal não são um mercado muito apetecível, pois exigem um investimento que depois poderá não ser recuperado.
Ainda assim elas vão aparecendo. Os jipes UMM são os mais representados, seguindo-se os jipes Portaro.
Entretanto os amantes de veículos de duas rodas com motor foram surpreendidos com a edição de uma miniatura da Famel XF 17. Assim é possível ter a miniatura de uma motorizada emblemática em Portugal exposta numa estante.
O fabricante da miniatura Famel XF17 é a Maisto, que as produziu para a actual Famel, na escala 1:18.
A miniatura da Famel XF-17 está disponível em duas cores: laranja e preto, vindo numa caixa feita de cartão e de plástico, que permite ver a miniatura sem a retirar da embalagem.
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2024/02/05
Jipe Land Rover União versão Pick-Up (3/3)
Os faróis colocados junto da grelha na frente deste jipe União Land Rover mostram a sua antiguidade, pois nas versões fabricadas posteriormente, os faróis passaram para a zona dos guarda-lamas, onde já se encontravam as luzes sinalizadoras.
E com este grupo de fotografias terminamos a apresentação deste exemplar que terá sido montado em Angola, quando este território estava sobre domínio português.
Como a carroçaria era feita em alumínio, e este não pode ser pintado com tintas usadas nos automóveis com carroçaria feita em metal ferroso, nota-se uma textura própria na superfície da tinta que cobre a viatura.
Sendo de uma época em que os mecanismos mecânicos garantiam o funcionamento de todo o conjunto, a zona do habitáculo podia ser ventilada naturalmente com o recurso a entradas de ar na frente e com a abertura de um vidro situado na parte de trás da cabina.
Na frente este jipe União não tem a tradicional chapa "Land Rover - União", pelo que fica a dúvida sobre esta situação.
E concluímos com o detalhe de porta da caixa de carga na zona traseira, que funcionava como uma ponte levadiça.
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