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2007/10/31

Sorefame UDD (via estreita)


Esta fortografia de época, foi retirada do livro dos 50 anos da Sorefame.
Estas Unidades Duplas Diesel/Eléctricas foram preparadas para trabalhar a diesel ou a electricidade, acabando por trabalhar só com diesel (caso as linhas fossem modernizadas e electrificadas, era só adaptar o material).
Segundo o que consta foram construídas 7 unidades durante a década de 90, tendo sido utilizadas nas linhas da Póvoa e de Guimarães. Foram ainda usadas noutras linhas de via estreita (na linha do Vouga)

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2007/10/30

Confersil 204


A Confersil tinha sede em Águeda.
Muitos dos modelos que vendia terminavam em "4", como é o caso desta Confersil 204.
Este exemplar tem um motor Casal.

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2007/10/29

Pluma 400 GT - Foto de época


Aqui fica uma caravana Pluma, modelo "Familiar" numa fotografia de época.
Tinha 3,95 metros de comprimento, 2,02 metros de largura, 2,45 metros de altura, 650 kg de peso e com espaço para 4/5 pessoas.
Esta caravana era o 2.º melhor modelo da Pluma, logo a seguir ao modelo "Residêncial".

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2007/10/28

Dinâmica V2 - Modelo Sport 1962 (Mourisotam)


A esta motorizada Dinâmica V2 - Mourisotam, podemos aplicar a expressão "Quem vê caras, não vê corações". Isto porque quando a apresentámos anteriormente, estava desmontada e muito suja.

Depois de uma limpeza ligeira e de colocar as peças que estavam desmontadas no sítio, a motorizada pode demonstrar a sua personalidade, como se pode ver pelas fotografias.

A maioria da pintura é visível, o que facilita o seu restauro. Como já dissemos no post anterior, o motor está desmontado, mas mesmo assim foi colocado no seu lugar para se perceber o conjunto.

O guarda-lamas da frente está partido a meio, de um dos lados.
O farol levou uma pancada, mas poderá ser reparado (o vidro está inteiro). O farolim traseiro está inteiro.
O escape está podre, mas completo, tal como o banco.
Faltam os dois amortecedores traseiros e mais alguns elementos pouco significativos.

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Leopardo dos B. V. Aguda


Já aqui apresentámos o camião Leopardo dos Bombeiros Voluntários de Aguda, ainda no activo, entretanto o tempo passou e o mesmo está estacionado na parte de fora do quartel. Graças a Nuno Gomes (muito obrigado!) ficamos a saber o que é feito deste camião.

Pode ser que da próxima vez em que for notícia neste blog, o mesmo já tenha sido recuperado e se encontre bem conservado.

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2007/10/27

Autocarro Guy ex-Auto Transportes do Fundão


aqui falámos dos autocarros da Auto Transportes do Fundão (ATF).

Hoje apresentamos um mini-autocarro Guy que já pertenceu à empresa referida e que hoje pertence ao C.A.A.C.A. - que o exibe em vários eventos.

Provavelmente este autocarro esteve numa pequena sucata onde está este outro. Se não é o mesmo, pelo menos era ex. ATF e era pequeno como este.

Enquanto esteve nessa sucata, teve uma placa/letreito (do proprietário da sucata?...) no tejadilho.

Tem capacidade para 31 passageiros e a bagagem podia ser transportada no tejadilho, à boa maneria antiga.

Na imagem anterior, vê-se o símbolo da Guy Motors England (na parte inferior já falta um elemento com a cabeça de um índio, como a que aparece aqui).

Na imagem seguinte pode-se ver a zona do interior do autocarro. Note-se que os vidros eram de correr (verticalmente) e os mesmos tinham cortinas que enrolavam (verticalmente).

Na zona da porta posterior existia um banco dobrável para o revisor.

Na parte da frente tem a "bandeira" (local com indicação do destino) proeminente.

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2007/10/26

Vinci GT no GP Histórico do Porto 2007 (parte 2)


Hoje apresentamos a 2.ª parte da reportagem fotográfica de Ruben Teixeira (muito obrigado) sobre o mais recente desportivo nacional - o Vinci GT.



As fotografias foram conseguidas durante o Grande Prémio Histórico do Porto, na edição de 2007.





Quando foi apresentado este protótipo, começou-se a falar noutras versões da Vinci. Agora só resta esperar e continuar a desejar o melhor para este projecto.



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2007/10/25

Site da Impac


Por sugestão de João Quaresma (muito obrigado!), apresentamos o site da Impac, empresa que existe há cerca de 40 anos e que se dedica, entre outras coisas, à construção de dumpers e de reboques.

Esta empresa sediada em Loures dedica também muita da sua produção à construção de maquinaria para obras públicas (em especial para construção de estradas, asfaltagem e conservação das mesmas).

Saber mais:
- Site oficial da Impac

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2007/10/24

Sorefame - UTE - São Paulo - Brasil


No livro dos 50 anos da Sorefame, esta é uma das imagens relativa ao material ferroviário produzido durante os anos 70 pela empresa referida.
Numa pesquisa na Internet não é à primeira que encontra mais informações sobre este modelo.
Depois de muito procurar, descobre-se que estas Unidades Triplas Eléctricas, são conhecidas no Brasil como ACEC 5500, ou TUE Sorefame 9500 ou ainda conhecidas por Electro Carro.
Entraram ao serviço em 1980, num total de 47 unidades, parte das quais ainda estão em serviço na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, depois de revitalisadas!

Já no site Memória do transporte público podemos ler que: "Os TUEs da Série 5500 foram fabricados no final da década de 70 pelo consórcio belga - português ACEC e Sorefame, sendo representados no Brasil, respectivamente, pela Villares e pela Mafersa. Foram fabricados 50 trens de 03 carros (Mc + R + R1), e fornecidos à FEPASA - Ferrovia Paulista S.A.
Porém, somente 10 desses trens permaneceram na FEPASA, sendo os 40 restantes repassados à RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.)" - Erick Cardoso

Saber mais:
- Trens série 5500 - Cptm.sp.gov.br
- Sorefame Série 160 - Railbuss.com
- Sorefame Série 5500 - Railbuss.com
- TUE Sorefame Série 9500 - Railbuss.com

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2007/10/23

Símbolos das motorizadas Dúnia

Hoje apresentamos duas versões dos símbolos das motorizadas Dúnia.
O primeiro é circular, em metal, com a imagem de uma senhora ao centro, sobre a qual está escrito "Dúnia". Por baixo da senhora lê-se "Portugal" e em cima deveria ler-se "Motorizadas".

A segunda versão é em plástico e diz somente "Dúnia", estando a palavra no centro de uma estrela ou cometa estelizado.


Saber mais:
- Dúnia - Portugal - Motonline.pt/forum

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2007/10/22

Cinzeiro Motalli


Depois do (suposto) cinzeiro do Metro de Lisboa (ainda não está confirmado se é da empresa em questão), mostramos hoje um cinzeiro dos ciclomotores e moto-bombas Motalli.
As letras aparecem a dourado sobre um fundo a branco (e não em azul como é frequente).

O cinzeiro é de grandes dimensões e no verso tem a inscrição "Coimbra S. P. Portugal"

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2007/10/21

UTIC AEC dos Transportes Colectivos do Barreiro


Um autocarro UTIC AEC (também apelidado de "marreca") conservado no parque dos Transportes Colectivos do Barreiro.
A fotografia não está boa, mas foi o que se conseguiu. Fica prometido uma fotografia decente para breve.

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Resultado do inquérito sobre publicidade


O inquérito sobre publicidade neste blog terminou há um mês. Quero agradecer aos participantes pela manifestação da sua opinião.
Os resultados foram os seguintes:
- Sim, boa ideia! Com 11 votos (61%)
- Não, está bem assim! Com 4 votos (22%)
- É indiferente! Com 3 votos (16%)

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2007/10/20

Jiptara na revista Automundo


Este artigo da autoria de Adriano Cerqueira, com fotografias de Photopress, foi publicado numa revista Automundo de 1975 e foi gentilmente enviado por Gustavo Pinto (muito obrigado!).

Nas três páginas é apresentado o Jiptara - projecto que já aqui mostrámos. Graças à divulgação feita por este blog, foi possível identificar buggies militares, para instrução de condução, que estavam em depósito numa sucata.
Há ainda referências ao Minitara.

Com esta reportagem, para além de fotografias da parte posterior, surgem algumas informações importantes:
- A carroçaria é da responsabilidade de Abílio Fernandes (fabricada em Mem Martins);
- A montagem do veículo era feita em Queluz, sendo Mário Pinhão Cardoso o responsável pelo acabamento;
- A capacidade de produção destes veículos era, aquando da reportagem, de 4 carros por semana.

Agradecemos que quem tiver mais informações sobre este veículo, sobre o paradeiro das pessoas envolvidas na sua construção ou sobre o paradeiro de exemplares contruídos, que nos envie um e-mail.

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2007/10/19

O GM Amigo

Esta semana já vamos com duas contribuições de Nuno Mendinhas (muito obrigado!).

Com esta contribuição, publicamos imagens da carrinha GM Amigo, coisa que estava em falta neste blog.

Estas carrinhas foram produzidas na fábrica GM (General Motors) situada na Azambuja no início da década de 70 (1973).

Pretendia-se que fosse um veículo acessível, de fácil manutenção, de baixo consumo e que fosse funcional, o que explica as formas exteriores a direito de construção muito simples.

Estava equipado com um motor Vauxhall a gasolina, com 1256 cc.

O interior era espartano e tinha exclusivamente o que era imprescindível.

Para terminar, gostava de saber se alguém tem imagens da versão van, com bancos trazeiros.

Saber mais:
- Fórum Autohoje

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