..

2024/06/29

Camisola da revista Aventura 4x4 Moto


Um dia em que o espólio que temos juntado ao longo dos 17 anos do Rodas de Viriato passe para um museu, este necessitará de técnicos de diferentes áreas, pois tanto há artigos em metal, como em plástico, passando pelo papel e acabando nos tecidos.

Nas imagens vemos uma camisola antiga com publicidade à revista Aventura 4x4 Moto, que teve como diretor José Megre, que foi o grande impulsionador do desporto fora de estrada com viaturas motorizadas em Portugal.

Esta camisola tem o tamanho XL e está impressa a cores nos dois lados, tendo o emblema da revista Aventura 4x4 Moto em maior dimensão na parte de trás.

Ainda tem o saco de plástico original e nunca foi usada.

Continue lendo...

2024/06/27

Porta-chaves Carlos Ribeiro - Agente Oficial SIS


Mais outro porta-chaves da colecção, desta vez ligado às motorizadas.
É do Agente Oficial da SIS, Carlos Ribeiro, que se situava na Rua Narciso Santos, em Marinhais.

Esta empresa dedicava-se à venda de acessórios e tinha oficina.
Num dos lados tem uma motorizada simplificada feita em relevo e é feito em metal.

Continue lendo...

2024/06/25

Famel Foguetão com motor JLO - XVIII Automobilia Ibérica da Moita / 2024


Outra das atrações da XVIII Automobilia Ibérica da Moita / 2024 no que respeita à parte de vendas, era esta motorizada Famel Foguetão equipada com motor JLO.

Ainda tinha a pintura original, bem como a chapa de metal no guarda-lamas da roda da frente, onde se podia ler que este era o modelo F, da motorizada Famel Foguetão.

Na traseira podia-se ver que o suporte de mercadorias tinha uma adaptação para poder puxar um atrelado de pequenas dimensões, como muitas vezes acontecia em zonas mais rurais.

Apesar de não ser um acessório de fábrica, bem que merecia ser mantido num futuro restauro, e complementado com, por exemplo, um atrelado da Empal para motorizada.

Continue lendo...

2024/06/23

Tricarro Famel avistado em estação de serviço


Nos dias que correm continuamos a ver veículos de duas e três rodas fabricados em Portugal a circular no dia-a-dia, sem que tenham sido restaurados ou sem estarem a participar em encontros de motorizadas ou motos antigas.
Este tricarro da Famel é um exemplo do que referimos. Foi visto numa estação de serviço, onde já nem há as bombas de gasolina de mistura, para motores a dois tempos, como se via antigamente.

Continue lendo...

2024/06/21

Camião Gazela ao pormenor - B. V. de Cerva (7/7)


E com este grupo de fotografias terminamos a apresentação detalhada do camião Gazela 4x4 que pertence aos Bombeiros Voluntários de Cerva.

Sendo um camião de fabrico português, tem componentes fabricados em Portugal, como os vidros que foram produzidos pela Covina.

As portas tinham forras simples, mas de funcionalidade adequada. A forma saliente em cima estava relacionada com a fechadura, que era destrancada puxando-se um cabo (do que dizem, houve automóveis Ferrari que usavam a mesma solução).

Na parte de trás podemos ver o carretel com a mangueira para combate a incêndios. Este este elemento e o tanque de transporte de água há um banco corrido que permitia levar bombeiros.

Os espelhos retrovisores localizados na parte exterior do camião Gazela têm um ar robusto, prontos para aguentar o impacto com ramos de árvores durante as deslocações pelo mato ou pela floresta.

Como os faróis e os piscas são elementos feitos em vidro / plástico, estavam protegidos com uma pequena grelha metálica, pintada de branco. O para-choques estava revestido com chapa metálica com textura de folha de oliveira, para permitir aderência em caso de ser necessário  

A terminar mostramos uma foto da parte inferior do camião Gazela, vendido pela Bravia, onde se vê a localização do número de chassis (assinalado com a oval verde) deste camião.
Para quem quiser ver as outras fotografias deste exemplar da indústria portuguesa de veículos pesados, pode consultar os seguintes links: 

Continue lendo...

2024/06/19

Fotografia com casal em MINI MOKE azul


No lote de fotografias que temos divulgado com automóveis MINI MOKE, há esta fotografia com um exemplar azul a ser conduzido por um casal.
O MINI MOKE tem na matrícula a palavra MOKE, pelo que se adivinha que tenha sido captada numa visita "oficial" de alguém ligado a estes automóveis, durante um pequeno passeio de teste ao veículo. O mesmo casal aparece noutras fotografias - no que aparenta ser uma concentração de automóveis MINI MOKE, no Reino Unido (fazendo fé pelas matrículas).
Alguém consegue identificar o condutor e o passageiro?

Continue lendo...

2024/06/17

Motorizada SIS Sachs V5 Sport (8.° Passeio de Bicicletas Antigas de Budens)


O Passeio de Bicicletas Antigas de Budens não se fica só pelo passeio propriamente dito. É ainda uma boa desculpa para reunir os habitantes de Budens e das redondezas; seja no almoço de convívio, seja nos locais por onde vai passando e parando. 

Na edição de 2023 houve uma paragem em Barão de São Miguel, onde se fez um pequeno lanche na Sociedade Recreativa de Barão de S. Miguel.

Nesse momento foram vários os entusiastas de motorizadas antigas que se deslocaram até ao local, usando as suas motorizadas de fabrico nacional, como a SIS Sachs V5 Sport que vemos nas imagens.

Este exemplar estava restaurado e tinha pneus com faixa lateral branca.

Continue lendo...

2024/06/15

Instalação fabril da Lusito - Sociedade Ciclista Lusitana


Bem perto das antigas instalações da UCAL - União Ciclista de Águeda, Lda., na Estrada Nacional N.º 1, ficam as instalações da Lusito / Sociedade Ciclista Lusitana, que continua ligada ao fabrico de peças para bicicletas e para motorizadas.
É daquelas marcas cujos produtos já passaram literalmente pelas mãos de milhares de pessoas, pois muitas motorizadas e bicicletas fabricadas em Portugal usaram punhos da Lusito.

Ao passar pelo local não pudemos deixar de tirar umas fotografias para aqui divulgarmos, especialmente quando se trata de uma empresa fundada em 1951 e que continua a inovar e a laborar.
Para saber mais sobre a Lusito:

Continue lendo...

2024/06/13

Emblema em metal Capri 50 para motorizada


Bem do centro da cidade do Porto saíram as motorizadas e scooters Capri, da empresa Sucena & Faria (localizada na Rua da Picaria) e esta chapa é uma recordação do que referimos.

É um emblema em metal, para depósito de motorizada Capri 50, que terá sido fabricada por um dos grandes "montadores" de motorizadas em Portugal.
As letras S&F referem-se a Sucena & Faria.

Esta chapa está disponível para venda, para mais informações usar o contacto de e-mail existente na parte direita do ecrã, ou clicar >> AQUI !

Continue lendo...

2024/06/11

Motorizada Zela - XVIII Automobilia Ibérica da Moita / 2024


As motorizadas com a marca Zela não são fáceis de ver, mas na entrada da XVIII Automobilia Ibérica da Moita / 2024 estava em exposição a que vemos nas fotografias, e que estava equipada com dois escapes - um de cada lado da motorizada.

O emblema da Zela em metal que estava colocado no depósito de combustível era em relevo e tinha partes pintadas. Nele consta a informação de que a motorizada tinha motor Zundapp.

Na forqueta da motorizada viam-se autocolantes da EFS, que terá sido o fabricante desta motorizada cheia de estilo, pintada de preto e branco, com pormenores a dourado.

Na traseira podíamos ver um dos pormenores especiais: um farolim cromado, com três peças em plástico vermelho.

Continue lendo...

2024/06/09

Bicicleta UCAL Corrida 28 - Catálogo UCAL modelos POP


Depois da apresentação da bicicleta de corrida da UCAL com roda 24, apresentamos outra bicicleta de corrida, mas com roda 28 x 1 5/8 ou 27 x 1 1/4 que consta no catálogo bicicletas UCAL modelos POP.
No catálogo antigo referido consta também a informação de que tinha 10 velocidades.
Pela fotografia vemos que vinha equipada com bomba de ar, que era colocada por baixo do tubo horizontal do quadro e com pneus bicolores.

Continue lendo...

2024/06/07

Emblemas em metal Rosengar para motorizada


Mas outro par de emblemas em chapa para motorizadas que divulgamos...
Estes são da marca de motorizadas Rosengar, tendo por baixo da marca a referência a MR. Será que as letras de MR, são de Moto Rosengar?...

Como se pode ver pelas imagens, os emblemas Rosengar são usados e o metal tem relevo, com alguns vestígios da tinta / cores originais.
Neles podemos ver um animal mitológico, aparentemente um dragão com asas e com 4 patas.

Dos lados e na parte superior existem estrelas com quatro pontas.
Estas chapas estão disponíveis para venda, para mais informações usar o contacto de e-mail existente na parte direita do ecrã, ou clicar >> AQUI !

Continue lendo...

2024/06/05

Reportagem 8.° Passeio de Bicicletas Antigas de Budens (2023)


Estamos quase na data do 9.° Passeio de Bicicletas Antigas de Budens, pelo que aproveitamos para mostrar como foi a edição de 2023. Quem ainda está indeciso, encontra aqui bons motivos para se inscrever (até ao dia 12 de Junho de 2024).

O 8.° Passeio de Bicicletas Antigas de Budens começou no Centro Escolar de Budens, tendo atravessado o centro da aldeia que lhe dá nome, onde o chão é em empedrado e as casas mantêm uma traça antiga, rumo à Sociedade Recreativa de Budens. 

Depois seguiu-se até à aldeia de Vale de Boi, onde houve tempo para uma paragem e para um pouco de música com concertina.

Entretanto os participantes tiveram de pedalar uns quilómetros para irem até Barão de S. Miguel, podendo contemplar a paisagem característica do Algarve de outros tempos.

Após uma paragem junto à igreja de Barão de S. Miguel, para que os participantes pudessem recuperar as forças, seguiu-se para o salão de festas desta localidade.

Aqui podia-se recuperar energia com uma série de petiscos e doces tradicionais, ou não fosse este um passeio de bicicletas antigas!

Depois de uns bons momentos de convívio, de alguma conversa e de mais um pouco de música ao vivo, foi necessário regressar a Budens - com calma, pois o estômago ia cheio!

E o regresso teve partes do percurso feitos por outros caminhos, o que permitiu admirar a riqueza paisagística e cultura da zona, como é o caso da Capela de Santo António, que vemos ao fundo, na imagem anterior.

E antes de irmos para o almoço e da despedida, ainda houve tempo para a tradicional foto de grupo, para mais tarde podermos recordar.
E entretanto na nossa cabeça já estamos em contagem decrescente para irmos ao 9.° Passeio de Bicicletas Antigas de Budens.

Continue lendo...

2024/06/03

Motorizada Casal Trial restaurada pela AGMotoRestauro


Hoje divulgamos mais outra motorizada antiga restaurada pela AGMotoRestauro, desta vez é uma Casal K 185 Trial, com o esquema de cores em vermelho, branco e preto.

Para se perceber o trabalho realizado, é preciso mostrar algumas imagens do estado em que se encontrava a motorizada.

Com muita facilidade se percebe que o restauro tinha mesmo de ser total, como muitos dizem, de "A a Z".

E assim foi, desde o motor, aos diferentes elementos mecânicos e à pintura, tudo foi refeito.

E neste caso, sendo um modelo com características muito próprias e vistosas, a fasquia acabava por ficar alta, tal como o escape - colocado em posição mais alta, quando comprado com outras motorizadas da época.

E mais uma vez socorremo-nos das imagens para mostrar como fico o trabalho depois de terminado por de André Godinho, da AGMotoRestauro.

Quem quiser acompanhar os trabalhos da AGMotoRestauro, pode fazê-lo na Página Oficial do Facebook.

Continue lendo...