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2009/02/28

Folheto Heuliez VLH 4x4 (UMM)


Já aqui tínhamos falado dos jipes Heuliez, que tinham como base um UMM Alter com pequenas transformações. Hoje apresentamos o folheto publicitário bilingue (francês e inglês) onde a Heuliez Automobiles apresentava uma versão militar.

Esta versão, por ser militar, não tem os plásticos laterais colocados na parte inferior do veículo, como é comum nos Alter civis (uma vez que estão condenados a sair do sítio mais tarde ou mais cedo). Estava equipada com motor Peugeot Diesel XD 3P, com 5 velocidades e pneus Michelin 700 x 16.

A terminar deixamos o pormenor dos desenhos técnicos da parte da frente, da parte lateral e da parte traseira do jipe. Notem que há uma incoerência entre a vista da frente e a vista lateral, relativamente à parte que se situa por baixo do mata-vacas (na vista lateral o desenho está errado).

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2009/02/27

Publicidade Portaro nos anos 70


Esta publicidade ao Portaro é da meados/finais da década de 70 do século passado.
É muito simples, sem recurso a cores ou a fotografias. Simplesmente o desenho técnico da vista lateral do Portaro, o símbolo da marca e a referência à GV (Garagem Vitória) e à Sociedade Electro-Mecânica de Automóveis.

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2009/02/26

Triciclo Javali


Nestas andanças de veículos nacionais podemos ter surpresas a qualquer momento.

Quando vi este tricarro, não pude deixar de olhar para ele e tentar reconhecer de que marca seria...

Na lateral havia uma placa de marca "Javali", o que lhe conferia autenticidade e abria o leque de marcas de triciclos motorizados nacionais.

Mas pelo que pude apurar, é obra de um proprietário que quis personalizar o seu tricarro.
Bem que podia ter sido mais uma marca relacionada com a nossa indústria!

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2009/02/25

Bravia Comando MK III na Topos e Clássicos


Nos últimos tempos têm surgido em revistas de distribuição nacional, artigos de divulgação relacionados com a empresa Bravia, que fabricou os blindados Chaimite e Comando MK III, bem como os camiões Leopardo.
Desta vez é na revista Topos e Clássicos, número 94, de Fevereiro de 2009, que podemos encontrar um artigo de 6 páginas relacionado com a viatura em questão. No artigo há ainda informações sobre as actividades e produtos da Bravia e do contexto histórico em que a mesma existiu.

O artigo é da autoria de Pedro Monteiro, do blogue Photography & Reports (a quem agradecemos as imagens publicadas com este texto.

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2009/02/24

Transmotor, S.A. - 25 anos (autocolante)


Este autocolante faz publicidade aos 25 anos da Transmotor, S.A. empresa fundada em 1964 e que passou a fazer parte do grupo Salvador Caetano.
Também este autocolante foi gentilmente oferecido por Pedro Miguel (muito obrigado!).

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2009/02/23

Motonotícia Casal n.º 23 - Abril 1972


Com informações sobre a Casal 125 cc. - a "K 260" e sobre o automóvel Casal.

(mais texto brevemente)

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2009/02/22

Arranque instantâneo - Tudor


Mais uma publicidade às baterias e pilhas secas Tudor que, segundo a publicidade, permitiam arranque instantâneo e torrentes de luz.
Datada dos anos 70.

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2009/02/21

Folheto SIS Sachs Motozax


Este panfleto da SIS Sachs faz publicidade ao modelo V5 Motozax.
Esta motorizada estava equipada com um motor Sachs a dois tempos e com 5 velocidades.
Pesava 84 kg.

Obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso ao panfleto.

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2009/02/20

Irmãos Mota - Atomic chassis Nissan


Um autocarro com carroçaria Irmãos Mota, modelo Atomic, com chassis Nissan.

O corredor central do autocarro, onde se podem ver os bancos forrados a napa.

Um aspecto da frente do autocarro, onde se pode ver o grande vidro dianteiro.

O lugar do condutor.

Uma vista lateral do autocarro, onde se podem ver o esquema da pintura deste autocarro que aparentemente pertence à empresa Paulo de Oliveira, fabricante de tecidos.

As ópticas, o modelo do autocarro e o símbolo dos Irmãos Mota, colocado na porta de acesso ao lugar do condutor.

O símbolo referido anteriormente (com nítidas influências do final da década de 70).

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2009/02/19

Centro Velocipédico de Sangalhos


O Centro Velocipédico de Sangalhos situa-se na Rua da Sota em Coimbra. Ainda tem as portas abertas e no cartão da empresa aparece um emblema das bicicletas Invar - "Cycles - Birminghan".
Esta empresa foi fundada em 1932 e colocou emblemas nas motorizadas que vendia, como aconteceu com as motorizadas Fakir.

Chegou a ter um armazém em frente às instalações que aparecem na imagem durante o período em que existia uma industria nacional de duas rodas.

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2009/02/18

Masac 409/70 - Catálogo motorizadas Masac


É com esta motorizada Masac, modelo 409/70, terminamos a apresentação do catálogo da Masac.
Este modelo 409/70, podia ser equipado com motor Casal M 151, com o motor Casal M 152 ou com o motor Casal M 154 de 5 velocidades. A transmissão era directa, por corrente, Pinhão de 15 dentes. A embraiagem era de discos múltiplos em banho de óleo. O carburador era Bing. Consumia 2,8 litros em 100 km e tinha uma velocidade máxima de 80 km/h.

O quadro era em tubo de aço reforçado, equipado com pára-pernas à frente e atrás. Os cubos eram Casal, de alto poder de travagem com cremalheira independente 120 m/m 36 dentes e travão de pé.
As rodas eram do tipo 2,75-17 (21x2,75), com aros em aço. O farol era de 140 m/m pintado ou cromado, com pilotos, chave de ignição e conta quilómetros.
Tinha 2 descansos, um central e outro lateral.
Pesava 75 kg.

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2009/02/17

UTIC AEC e Mack


Ainda há poesia no ar por esse país fora. O passar dos tempos, o evoluir das mentalidades e a vontade de transformar o ferro velho em novo nem sempre conseguem apagar o que existiu.
Na imagem um autocarro UTIC AEC e um camião Mack (daqueles que têm o bulldog saído do capot) da ATF - Auto Transportes do Fundão.

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2009/02/16

Citroen FAF militar - RMN


Na sequência da publicação de outras fotos sobre os veículos militares Citroen FAF, aqui ficam mais algumas de outro exemplar.


Este aparentemente pertenceu ao RIF - RMN. Alguém pode confirmar esta situação?


A capota em lona já não existe, pelo que o interior já demonstra bem o passar dos anos.


Podia levar 5 pessoas, pois tinha bancos na parte de trás, mas o acesso era feito pelas portas da frente.

Agradeço a Artur S. Codem pelo envio das fotos (muito obrigado!).

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2009/02/15

Autocolante publicitário UCAL


Este autocolante que faz publicidade às bicicletas UCAL, foi gentilmente oferecido por Pedro Miguel - leitor deste blogue e entusiasta das "rodas nacionais".
Neste autocolante, apela-se ao uso da bicicleta como meio de conseguir mais saúde. Será que o slogan usado é o correcto? "Pedalar da saúde", ou será que queriam dizer "Pedalar dá saúde"?

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2009/02/14

Vidros Covina - Publicidade da época


Já temos algumas referências neste blogue à Covina, empresa que fabricava vidros para automóveis.
Na imagem apresentada temos um recorte de meados dos anos 70, onde se pode ler: "Os vidros Covina são aplicados em todos os veículos montados em portugal".
Segundo este documento, a Covina foi fundada em 1941 em Santa Íria da Azóia e no final acabou por ser integrada no grupo Saint-Gobain.

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2009/02/13

Catálogo Ciclo-Fapril


Aqui fica a capa, contra-capa e uma página de um catálogo da Ciclo-Fapril, Comércio e Indústria de Bicicletas, Lda. É datado de 1986.

Na contra-capa estão os contactos da empresa, situada em Vale de Grou - Aguada de Cima - 3751 Águeda.

A terminar, o aspecto da encadernação do catálogo e o modo de apresentação do material vendido, neste caso escapes.

Obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso ao catálogo.

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2009/02/12

Masac Tricarro DF50 cm2 - Catálogo


Mais uma parte do catálogo da Masac, desta vez com um tricarro.
Este modelo podia ser fornecido com marcha atrás, travões hidráulicos e veios de transmissão (AI-3).

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2009/02/11

Miniaturas de UMM - Del Prado


Com estas fotografias fazemos uma actualização à miniatura UMM da Del Prado.
Este exemplar tem a caixa plástica transparente em estado impecável (a outra estava amachucada - coisas de coleccionador!...).

Pode-se ainda ver a ficha técnica incluída no fascículo que acompanhava a miniatura do UMM dos bombeiros (em alemão).

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