..

2010/03/31

Famel Foguete utilitária - Recuperada


Lembram-se da Famel Foguete utilitária à qual faltava um depósito novo?
Pois parece que a máquina está pronta a andar, como podemos ver pelas fotografias só lhe faltam os símbolos no depósito. As ruas de Castelo Branco que se preparem que esta Famel vai dar que falar.
Mais uma vez agradeço a Carlos M. C. Martins pela simpatia do envio da fotografia.

Continue lendo...

2010/03/30

Letreiro pneus Mabor em Portimão


Recebemos de Tiago Mendes estas fotografias (muito obrigado!) relativas a um outdoor dos pneus Mabor que está em Portimão, na Praça Manuel Teixeira Gomes.
Aparenta já ter uma idade considerável e se funcionar durante a noite, deve dar bem nas vistas.

Bem que merecia ser recuperado e ligado durante a noite, até podia ser que se tornasse num dos ícones da cidade, admirado pelos estrangeiros que visitam a cidade.

Continue lendo...

2010/03/29

Cinzeiro Casal na VII Automobilia Ibérica 2010 da Moita


Na VII Automobilia Ibérica 2010 da Moita esteve à venda este cinzeiro das motorizadas e motos Casal. Estava misturado no meio de outras peças e como era usado, nem todos se apercebiam do que ali estava, por isso fica a imagem.

Continue lendo...

2010/03/28

Eco Veículo no MotorClássico 2010


Nem só de veículos antigos viveu o MotorClássico 2010. Para além do protótipo daquele que seria o novo jipe UMM 4x4, também pudemos ver e conhecer o Eco Veículo.
É mais um veículo construído para participar em competições de economia de combustível, envolvendo envolvendo estabelecimentos de ensino, instituições e algumas empresas.

Este veículo detém o recorde ibérico de economia de combustível.
Quem sabe se este projecto não fará com que num futuro próximo se reúnam as condições necessárias para que um novo automóvel português comece a ser fabricado?...

Saber mais:
- Site oficial Eco Veículo.

Continue lendo...

2010/03/27

Quadriciclo Bébécar para recuperar


Este carrinho quadriciclo a pedais da Bébécar foi adquirido na VII Automobilia Ibérica 2010 da Moita por João Mugeiro, que gentilmente nos enviou estas fotografias. Depois de uma pesquisa na Internet na tentativa de encontrar informações sobre este veículo dos tempos de criança, veio parar ao blogue Rodas de Viriato.

O quadriciclo está em relativamente bom estado, mas sem os faróis da frente e sem o banco. De resto só com muito pó, sem ferrugem e com a maior parte dos autocolantes intactos.

Caso algum dos nossos leitores tenha peças ou informações que possam ajudar na recuperação deste exemplar, agradecemos que deixem comentário.

Continue lendo...

2010/03/26

Bicicleta pasteleira Silver Cycles + Miss + Sangal - VII Automobilia Ibérica Moita


Na VII Automobilia Ibérica 2010 da Moita esteve à venda esta bicicleta pasteleira da marca Silver Cycles (pintado no quadro) e com chapa da marca Miss na testa do quadro.

Por cima da chapa Miss, estava gravada a marca Sangal no metal do quadro.

Para além de ter travões de alavanca, tira a corrente toda protegida, o que para além de evitar sujidades, também dá carisma à bicicleta.

Continue lendo...

2010/03/25

Siera Macal com motor Flandria


O nosso leitor Rogério Ribeiro enviou-nos fotografias da sua motorizada Siera Macal com motor Flandria de 1963 (muito obrigado!).
As fotos foram tiradas depois de ter sido restaurada e pintada, tentando manter as cores originais.

Mas o restauro da motorizada ainda não está completo, falta o aro que segura o vidro do farol, o emblema que se põe em cima do guarda-lamas da frente, refazer os cromados e encontrar um segundo cano de escape, pois esta motorizada tinha inicialmente dois escapes.

A tarefa não tem sido fácil, mesmo depois de uma ida a Aveiro à Exposição de Automóveis Antigos, e de ter conseguido descobrir quem foi o importador (uma vez que o motor vinha da Bélgica) e posteriormente descobrir a pessoa que comprou a sucata da fábrica (quando fechou) e onde esta era montada.
E até descobriu um senhor no Porto, dono de uma loja, que era o representante da marca no Norte de Portugal e que chegou a fazer corridas com uma motorizada igual.

Por este motivo, aqui fica um apelo para que quem possa ajudar na conclusão do restauro deixe comentário neste artigo.

Continue lendo...

Machados - 7.ª Concentração de Ciclomotores Clássicos


É já no próximo fim-de-semana que será realizada a 7.ª Concentração de Ciclomotores Clássicos de Machados, em S. Brás de Alportel.
Os interessados deverão usar os contactos telefónicos e de e-mail indicados no cartaz do evento (clicando na imagem ela fica maior) ou visitar o site do Grupo Desportivo e Cultural de Machados.

Continue lendo...

2010/03/24

ALBA TN-10-82 no MotorClássico 2010


O automóvel ALBA com matrícula TN-10-82 também esteve exposto na MotorClássico 2010, na parte relativa ao Museu do Caramulo (onde já o tínhamos visitado).

O modo como este ALBA estava exposto neste evento, permitiu tirar mais algumas fotografias à parte de trás, coisa que não foi possível (a um comum e normal visitante) na exposição dos automóveis portugueses.

Nesta vista lateral podemos ver a distribuição das rodas no veículo. As rodas da frente quase que ultrapassam a parte da frente do carro.

A carroçaria está construída de forma a que o condutor tenha mais espaço, veja-se o contorno da chapa na parte do banco.

A parte de trás que quase lembra a parte do abdómen de uma abelha.

A terminar a nota de que a colocação de veículos nacionais no MotorClássico parecia seguir a lógica dos hipermercados: à entrada o que não interessa e lá ao fundo o que é mesmo necessário. Só depois de passar por muitos carros desportivos de marcas estrangeiras, e mais outros tantos visitantes e visitantas, e mais uns tantos stands de peças e de artigos de coleccionismo, é que conseguíamos ver algo que procurávamos...

Continue lendo...

2010/03/23

Vilar Cucciolo Ducati - VII Automobilia Ibérica 2010 - Moita


Outro veículo que se destacava na VII Automobilia Ibérica 2010 da Moita era este ciclomotor da Vilar com motor Ducati / Cucciolo.
Para além de ter punhos em madeira (penso que não estou enganado...) tinha o depósito de combustível por trás do selim.

Tinha ainda uma bolsa para ferramenta em cabedal presa ao quadro, por baixo do varão central.

Continue lendo...

I Passeio de Motorizadas em Colos


No próximo dia 18 de Abril de 2010 terá lugar o I Passeio de Motorizadas de Colos (Odemira), aqui fica o cartaz e a informação retirada do blogue Vila de Colos:
Com início pelas 8:30 junto ao salão de Festas da Junta de freguesia de Colos, pretende-se percorrer alguns caminhos da freguesia de Colos e freguesias vizinhas com o intuito de mostrar aos participantes o interior do Concelho de Odemira e proporcionar a todos um são convívio junto das antigas motorizadas que foram em tempos o principal meio de transporte por estas terras e montes.
Irá oferecer-se um pequeno-almoço de entrada e uma T-Shirt alusiva ao evento, no fim teremos o tradicional almoço de convívio entre todos.

Continue lendo...

2010/03/22

Carro fúnebre Mercedes 220 S com carroçaria Laborim


Na MotorClássico 2010 também pudemos ver um carro fúnebre com uma carroçaria Laborim, de Vila Nova de Gaia.

Aparenta ser um veículo da década de 60 e estava cheio de elementos gráficos da época, especialmente ao nível dos tipos de letra usados.

Lateralmente tinha a indicação "Agência Silveiros Barcelos". Ainda que desperte opiniões contraditórias em quem o vê, é um exemplar da indústria nacional de carroçarias, ainda por cima de Vila Nova de Gaia (localidade que ainda hoje continua a ter empresas deste ramo).

Continue lendo...

2010/03/21

VII Automobilia Ibérica 2010 na Moita (1)


Acabou hoje a VII Automobilia Ibérica 2010 na vila da Moita, que coincidiu com a edição MotorClássico na F.I.L. em Lisboa. Como em tudo, há desvantagens e vantagens neste tipo de situações. Uma das vantagens foi que os expositores/vendedores tiveram de fazer opções e apostar onde achavam que era mais adequado. Assim foi para a MotorClássico, quem tinha espírito de MotorClássico e para a Automobilia Ibérica, quem tinha espírito de Automobilia Ibérica. Não sei se foi por este motivo, mas notei que pelo menos conversa saudável era coisa que não faltava na Moita.

Em relação ao material de fabrico nacional exposto, pareceu-me que se seguiu a linha dos últimos anos: mais quantidade, mas nem sempre mais qualidade (com honrosas excepções de alguns vendedores que nem é preciso enunciar). Continua a existir (pontualmente) uma cultura de vender material cujo estado roça o estatuto de "lixo". Se fosse proveniente de raridades como ciclomotores SO4 ou VN, ainda se aceitava a situação...

Duas das motorizadas nacionais que abrem esta série de artigos sobre a automobilia são uma Perfecta e uma SIS Sachs Cruzador Andorinha que estavam para venda, destacando-se pela sua antiguidade.

Já no exterior marcavam presença duas viaturas que também estiveram presentes no ano anterior: uma ambulância UMM Cournil e o autocarro Guy ex-Auto Transportes do Fundão, que é pertença do CAACA.

Continue lendo...

2010/03/20

UMM A4 na Motorclássico 2010


O evento Motorclássico 2010 contou com a presença do protótipo do UMM A4. Este seria a evolução do modelo Alter II que a marca tinha para o início da década de 90, mais concretamente em 1991.

Foram realizados vários estudos, inicialmente com base em carroçarias do UMM Alter II, tendo-se partido depois para uma nova carroçaria com painéis estampados, em vez de painéis quinados.

Este UMM foi o único protótipo registado pela UMM, mas não chegou a entrar em produção. Note-se que o design do UMM Alter I era da autoria de Carlos Galamba, que defendia que o jipe nacional deveria continuar puro e duro, enquanto que a marca queria mais para o seu novo projecto. É nesta altura que entra em cena um estrangeiro (quem me relembra o nome?...) que apresenta a versão que aparece nas imagens.

É um veículo com um porte considerável e que aparentemente tinha condições para garantir a continuação da construção de jipes nacionais. Mas tal não aconteceu.

Agora é um peça precoce de museu, ainda que seja utilizado na via pública. Por este motivo é que estava em exposição no espaço que o Museu do Caramulo tinha na Motorclássico.

Continue lendo...

2010/03/19

Concentração em Fátima 2010 - Amigos das 50


Já está disponível toda a informação para o passeio a Fátima a realizar a 19 e 20 de Junho de 2010 organizado pelo Clube dos amigos das 50tas - ver site Amigos das 50.
Grupos de entusiastas de duas rodas que queiram ir de diferentes pontos do país, deverão contactar Paulo Ralha 917 544 901 ou Agostinho Cardoso 918 328 787 ou usar o e-mail geral@amigosdas50.com de modo a garantir a inscrição.

Continue lendo...

2010/03/18

Macal M 83 com motor AM5-R


Publicamos uma série de fotografias de uma motorizada Macal M83, com motor AM5-R, de 1996, que nos foram enviadas por Ricardo Moreira do blogue Famel (muito obrigado pela colaboração!).

Esta Macal M83 pertence a António Teixeira, de Vale Domingos, Águeda.

Pertenceu ao pai do actual proprietário, que a restaurou tal e qual como era em nova.

Pela data do veículo e pelo tipo de motor, atrevo-me a dizer que não é uma Macal vulgar.

Continue lendo...

2010/03/17

GM Amigo vermelho


Por incrível que pareça, ainda se vêem carrinhas GM Amigo a circular nas nossas ruas.

Ver umas linhas diferentes na monotonia automóvel dos nossos dias, sabe sempre bem.

E também sabe bem ver um carro de vidros abertos, uma atitude descontraída que também já vai sendo rara.

A felicidade que é ter televisão em HD, mostra-nos fragmentos de um mundo que sempre existiu e sempre há-de existir, mas que nos é apresentado como sendo a regra, a regra de que há alguém que é mau e que vai fazer mal.

Fechamos os vidros, fechamos as portas, subimos os muros, instalamos alarmes...

Continue lendo...